quarta-feira, 23 de abril de 2014

O MÉTODO E OS SONHOS, by Roberto Costa

Procuro na Wikipedia o sentido da palavra método e obtenho, concisa e literalmente: "Caminho para chegar a um fim." 

O método na prática do futebol se consubstancia no sistema de jogo empregado pelo treinador, é o seu caminho para chegar com sucesso ao gol adversário e com isso obter os gols e consequentemente as vitórias. Sua estratégia é o método no qual confia.

Mas o método aplicado ao futebol, ou seja, a estratégia do treinador, do cabeça pensante, nem sempre poderá ser bem sucedida se os atletas disponíveis não tiverem as qualificações capazes de fazê-lo funcionar a contento. Nesse caso o treinador solicita reforços, peças aptas a se encaixarem no planejamento. Se não as recebe por qualquer razão, deve saber variar de método, buscando aquele que entenda de melhor resultado segundo as qualidades do grupo que tem em mãos. Seguindo o mesmo método, teimando nele com as peças inadequadas, é evidente que não há de chegar ao fim almejado.

O técnico Silas foi maleável, como sabemos, percebeu em tempo que seu método era inadequado e buscou saída. Adotou o sistema 3/5/2 obtendo de imediato resultados surpreendentes, culminando numa campanha exitosa, conquistando a melhor colocação dos catarinenses na série A.

Entendo que o treinador Pingo, que foi exitoso no estadual, revertendo uma tendência perigosa de queda, já teve nesses dois jogos de um campeonato mais forte, condição de rever seu método, e concluir que não tendo laterais marcadores de ofício, deve mudar, quem sabe mesmo encarar o 3/5/2, haja vista que seus laterais, fracos na marcação, poderão atuar como alas, com os cabeças de área cobrindo suas investidas. Espero que Pingo, que sonha grandes sonhos, não se revele um desses teimosos, duros de cintura na hora de rever seus métodos, que haja de imediato, porque as nuvens ameaçadoras já são visíveis no horizonte.

* Roberto Costa é associado do Avaí FC

9 Comentários:

Unknown disse...

Grande Roberto Costa, agora sim, um post sobre o Avaí.

- Tiveram um choque de realidade, mas analisando os fatos, não podem exigir muito do Avaí.

- Até hoje o Avaí só conseguiu um acesso à Séria A e foi depois que mudaram o regulamento para subir quatro times.

- Fizeram uma troféu para comemorar o vice campeonato (uma piada né?) e ficaram em terceiro,

- 2009 foi o único ano que o Avaí jogou algo parecido com futebol e de lá pra cá, a decadência é evidente, então, não podemos exigir muito.

- Os Avaianos acreditam que tem um meio campo fantástico e essa ilusão é ótima para que os rivais deitem e rolem.

- O Pingo até ontem era o cara! Agora contestado. O Diego era um ídolo! Agora mão de alface, que joga adiantado. CS88 era ídolo! Agora amarelão.

Tá com saudade do Silas é!!!! Este também já esnobou o Avaí, largou a bucha e se mandou.

Forte abraço, serão 11 dias sem perder, o que é um tabu para o Avaí né.

Forte Abraço.

Anônimo disse...

Quando não se tem dois zagueiros eficientes jogando juntos, e se toma muitos gols, acho que fica claro jogar com três ou puxar o Eduardo Costa,
mais nem o Emerson que agora esta no Joinville entendeu. Outra coisa,
cola uma bola na perna do Bocão, o cara não sabe jogar para o time, mais
uma, se errarem no centroavante o Avaí não vai chegar, agora deu
de jogador experimental !! EDU

Anônimo disse...

EDUARDO RAMOS, Juca Chaves acabou com o cartaz da hiena, dizendo que ela come merda, faz sexo só uma vez por ano e ainda ri. Foi uma forma de se referir a pessoas que pouco se enxergam, que pouco enxergam a própria realidade.
Por falar em meio campo fantástico, onde anda o Marcos Ancião? Jogou contra o Fluminense? E aquele artilheiro? Jogou domingo passado? Se esconderam todos? Só vi mesmo o Nirlei. Gol de craque, o dele.
Refrescando a tua memória, esse nosso time que criticas, fraco, realmente, aplicou mais um CRÉU em vocês, no salão. Então esperas o que do teu time?
Como dizes, nós já tivemos nosso choque de realidade, não estamos equivocados.
Mais umas rodadas e vocês terão o de vocês. Vão precisar de muito PSICOEUTRÓPIO pra se aliviarem.
Acorda, rapaz. - Roberto Costa

Anônimo disse...

EDUARDO RAMOS, os do Meu Cantinho estão dizendo neste momento que Rafael Costa está exigindo pagamentos atrasados, é mais um junto com o Saci, o Aluísio, o Fernandes... Vai rindo, vai rindo... - Jonas do Centro.

Anônimo disse...

POUCA INTIMIDADE COM TÍTULOS

Não sei se pra rir, ou pra chorar.
PAULO BRANCHI, agora há pouco nos minutos finais do programa da mesa, explicou a humilhação de domingo frente ao Fluminense. Segundo esse torcedor, o tombense preferiu ficar comemorando a semana inteira a conquista do título, ao invés de se preparar devidamente para o jogo importante.

Agora entendi, foi por isso que só deram um chute a gol no jogo todo, aos 46 do segundo tempo. Pô, pessoal, mais profissionalismo, né? rsrsrsrsrs- Roberto Costa

Unknown disse...

Jonas do Centro!!!

É que isto tem haver com a lanterna precoce do Avaí!!!

Imagina quantos devem estar solicitando ao Avaí também!! kkkk

Abraços

João Otávio Cardoso Amante disse...

Roberto Costa....como tens IBOPE com esse cara...vem dar palpite no nosso Time...e não vê a vergonha que fizeram no Maracanã...que um jogar deles deu entrevista e disse que eles ficaram meio nervosos por estarem jogando a Série A...contra o Fluminense e no Maracanã...
Só faltou eles no final da partida pedirem autógrafos e bater fotos....(((SE NÃO FIZERAM ISSO NÉ)))...hehehehehehe

Sergio Nativo disse...

Eduardo Ramos apos logos anos de jejum nada como ganhar um campeonato seja invadindo o campo antes do apitou final ou com gol de mão. So para lembrar como tudo muda de uma hora para outra.
http://wp.clicrbs.com.br/paulobranchi/2013/06/18/o-tiro-no-pe-continua-sangrando/?topo=52,2,18,,358,67#comments

Anônimo disse...

JOÃO OTÁVIO, Eduardo Ramos passa uma impressão de alguém doido pra mudar de camisa, e só não faz por medo do que os outros vão dizer, então vive frequentando o Blog. - Roberto Costa











Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo