quarta-feira, 23 de julho de 2014

Quisera ser perfeito, by Alexandre C. Aguiar

A perfeição é uma das principais coisas almejadas pela espécie humana. É o esmero, o requinte, o encanto, a beleza, todos plenos e desejados. Porém, por mais que busquemos isso ao longo dos séculos, jamais alguém, em qualquer lugar, conseguiu. Já foram criados sistemas políticos, religiões e concepções filosóficas para se atingir a perfeição e nem chegamos perto. E as tentativas são frustradas exatamente porque nos falta racionalidade. Nem a Ciência consegue isso, uma vez que atinge objetivos com constantes revisões. Por isso, apenas numa atividade, numa execução de nossa condição, se busca incansavelmente a perfeição com padrões e medidas calibradas, que é o esporte. 
O esporte é a disposição que o homem tem de atingir suas limitações. E por isso a perfeição é sempre requerida, porque o limite de nossas possibilidades, embora nunca tenha sido atingido, está no limiar da perfeição.
E dos esportes mais bem trabalhados para desenvolver este desafio, o futebol é o que melhor se aproxima do auge, do cimo, do topo de nossas capacidades. Ele alia técnica, tática, potencialidades, estratégias, interesses, requisitos, planejamentos, vaidades, lucros e dividendos. Numa partida de futebol não se joga apenas para tentar marcar gols numa meta adversária, mas se requer ultrapassar um limite existencial. Ganhar de um adversário é como um ritual pagão de absorver seu espírito. Seremos melhores naquele instante da vitória, nos tornamos superiores e reféns, por alguns momentos, de nossa própria arrogância. Nada mais humano do que isso.
O jogo entre Avaí e Palmeiras pela Copa do Brasil, nesta noite de quarta-feira, levará a isso, ao confronto entre dois grupos de humanos em busca de uma perfeição, a qual sobrepujará o adversário, e que é ao mesmo tempo longínqua e distante. Assim, não estarão em campo semideuses, arcanjos loiros, heróis de uma epopeia perdida no rumo da História. Apenas pessoas buscando ultrapassar limites e trabalhar com desafios.
Que alguns presunçosos pensem nisso e não imaginem que seus jogadores sejam a manifestação da perfeição caída na Terra. Como eu havia mencionado acima, ela é inatingível. Portanto, contenham-se.
Alexandre Carlos Aguiar é associado do Avaí FC, proprietário do blog Força Azurra e um dos colaboradores do portal Todo Esporte SC. Foto acima: Hermínio Nunes

1 Comentário:

Anônimo disse...

Não há perfeitos, nem entre atletas, nem quem os critica...convenhamos, ha muitos dedos apontados com a arrogância da cobrança e dos insultos de quem não tem um espelho na frente para enxergar quão limitado é.

Paulo Roberto

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo