terça-feira, 22 de julho de 2014

Resgatando o COLETIVO! by Adriano J. Assis

Após o término da Copa do Mundo, com o retorno das competições futebolísticas locais, podemos conviver com uma lição dada no mundial realizado em nosso país, não é nada novo, já é conhecido, mas precisamos tomar uma paulada no meio da "ideia", pra lembrar que o o futebol é COLETIVO! 
Não há espaço no futebol contemporâneo para uma equipe que dependa de um ou dois atletas diferenciados, pode dar certo em uma ou outra partida, mas no futebol o time é uma engrenagem onde todos os setores devem funcionar ordenadamente! 

Faço essa breve reflexão para reportar o pensamento para o Avaí que estamos vendo! Claro que são somente duas partidas, que adversidades em decorrência de nossas limitações certamente virão, mas estamos vendo nesse retorno ao campeonato, um time muito mais COLETIVO e solidário! Não quero com o assunto ofuscar ou desmerecer preferências, por esse, ou aquele jogador, mas podemos perceber uma uniformização no Avaí, nossa zaga melhorou , a proteção aos laterais e zagueiros também, nossos volantes estão melhor posicionados, nossa criação está mais diversificada e o ataque que ainda é um limitador vê o surgimento de Anderson Lopes como uma boa opção! Ainda nessa esteira, podemos presenciar uma novidade na cobrança de faltas, estamos variando o cobrador  e com  jogadas ensaiadas (ex: com um atleta na base da barreira), local por onde a bola passou e foi para o fundo da rede adversária, esse exemplo é o gol do Carleto contra a Ponte Preta. 

A "variação do cardápio" buscando o COLETIVO, com certeza é coisa de nosso treinador, embora Cleber Santana tenha perdido a penalidade, mas coube a ele ir cobrar, Marquinhos cobrando escanteios, Carleto batendo algumas faltas, e Pablo sendo forte na bola aérea ofensiva! Isso tudo mostra um crescimento no nosso repertório COLETIVO e solidário, o resultado é duas importantes vitórias na série B.

Independente dos resultados futuros, é louvável essa mudança de postura do time do Avaí! 
Que o jogo solidário, competitivo e COLETIVO, possam ser vistos contra o Palmeiras e contra  o Joinville, e que os ventos continuem soprando a nosso favor!

Abraço!

* Adriano José Assis é associado do Avaí FC e proprietário do blog Assis Azul

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo