quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Bom dia, Azurras

ESSE AVAÍ...
Pode parecer estranho, mas o Avaí está jogando esse Campeonato Brasileiro da Série B contra tudo e contra todos, inclusive contra a desconfiança de sua própria torcida. Sim, afinal de contas, nas redes sociais, nas rodas de amigos, nos bares, no entorno da Ressacada, há uma lista infinda de problemas pelos quais passamos, de reforços que precisamos, e ainda assim o Leão consegue estar entre os quatro primeiros classificados...

Ainda em fase de formação e agora considerando a perda de um de seus principais jogadores, o Avaí foi pára São Paulo e mostrou o que a torcida gosta de ver: garra, raça, ao ponto de não se deixar abater pelo gol de empate da Portuguesa. Sim, para quem não assistiu ao jogo, o Leão foi o senhor das ações e abriu o placar no reduto adversário. Depois do empate, a vantagem num golaço de Révson e a busca por mais um gol, que chegou nos pés de Roberto.

Além disso, vale salientar, se não terá mais Cléber Santana e nem jogou com ele na terça-feira, o Avaí de Geninho também não contou com um titular absoluto até então, Eduardo Costa. Diga-se de passagem, para voltar ao time, EC5 terá uma nova realidade dentro do elenco: Júlio Cesar, Révson, e por mais incrível que possa parecer, também Eduardo Neto, estão fazendo por merecer um lugar no time, que tem como estrela absoluta o segundo volante Diego Felipe.

Evidentemente, como salientei anteriormente, e como foi muito esclarecedora a colocação de meu amigo Bighal, SEM QUALQUER ILUSÃO (clique e confira), ainda temos muito o que melhorar. Nossa defesa vive nos dando sustos, nossos alas não podem ser titulares e temos um vácuo que precisa ser preenchico no ataque. Contra o América-MG, Roberto não fez nada, entrou Willen em seu lugar e marcou. Contra a Portuguesa, inverteram os papeis...

De qualquer forma, ainda sem nos empolgarmos com a ótima colocação, é preciso ter em mente que o campeonato é longo e alguns começaram a perder fôlego. Para que o Avaí siga entre os primeiros, há que se fazer alguns ajustes.

Capricha, Leão!
Foto: Facebook de José Luiz Alves Ribeiro


OS NÚMEROS DE GENINHO  E DO LEÃO
Com a vitória na última terça-feira em São Paulo, 3 a 1 na Portuguesa, o técnico Geninho chega a impressionante marca de 76,19% de aproveitamento nos jogos do Campeonato Brasileiro da Série B. São cinco vitórias, um empate e uma derrota.

No geral, com 30 pontos ganhos em 17 jogos, com nove vitórias, três empates e cinco derrotas, o Avaí tem 58,82% de aproveitamento. Vale lembrar, o líder e o vice-líder, Ceará e Vasco, respectivamente, com um ponto a mais que o Leão, estão com 60,78% de aproveitamento, diferença muito pequena para os muitos jogos que virão pela frente...

Os números de Geninho servem para estabilizar a equipe e fazer uma projeção mais otimista, ainda que seja mais prudente manter a cautela...


MATEMÁTICA EQUILIBRADA
Em 17 partidas disputadas, o Avaí jogou  apenas oito delas em casa, com 4 vitórias, um empate e 3 derrotas, o que representa 54,16% de aproveitamento. Fora da Ressacada, o Leão entrou em campo em nove oportunidades, com 5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, gerando um aproveitamento de 62,96%...

Para encerrar o turno, teremos mais um jogo em casa e outro fora. No returno, serão 9 jogos fora e 10 na Ressacada. Se, e estamos nas suposições, mantivermos os atuais percentuais de aproveitamento, o Avaí faria algo por volta de 17 pontos em casa, mais 18 longe da Ressacada, e somados aos atuais 30 pontos ganhos, chegaria a 65 pontos.

Classificaria? Brigaria pelo titulo? O Leão está no páreo!


CONTRATAÇÕES PONTUAIS
Quando ficamos sem a Série B no período da Copa do Mundo, lembro de uma entrevista coletiva concedida pelo coordenador de futebol do clube, Chico Lins, informando que o Avaí estava procurando dois laterais, um zagueiro, um segundo volante e um atacante.

Creio que para a lateral esquerda, ainda vamos com Marrone improvisado, visto que o clube aposta numa recuperação rápida de Eltinho e Carleto, que chegou, agradou, mas contundiu. Na direita, temos apenas Bocão, e como escrevi ontem, acredito que ele vai acabar dançando, ou através de uma nova contratação, ou mesmo com outra improvisação.

Na zaga, quer façam biquinho ou não, mas o zagueiro João Filipe ficou e deve ser titular ao lado de Pablo. Tudo é uma questão de tempo e até acredito que ele esteja integrado ao jogadores que serão relacionados para a partida de sábado contra o Santa Cruz.

No entanto, não há dúvidas, a grande aquisição nesse período foi a chegada de Diego Felipe, que veio para suprir a vaga deixada por Tinga, mas está superando o antecessor com sobras. Infelizmente, para a partida de sábado perdemos o homem dos gols de cabeça e que deu um novo ritmo ao meio de campo do Avaí, em função da suspensão pelo terceiro cartão amarelo.


DE OLHOS ABERTOS
É mais que evidente que o Avaí não está nadando em dinheiro. Se tivesse, muita coisa teria mudado dentro do clube e até mesmo no elenco avaiano. Ainda assim, é bom aqueles integrantes que arrotam pessimismo nos microfones em seus debates diários, tomarem as devidas precauções...

O Leão sabe perfeitamente que precisa melhorar, se reforçar, e qualquer boa oportunidade poderá trazer os jogadores que estamos precisando. Já comentei aqui uma vez e não me custa repetir: o período para contratação para esta Série B encerra em 26 de setembro, ou seja, ainda temos mais de um mês para fazer tais contratações, ou ajustes...

Por enquanto, como disse Geninho, vamos com esse time, é o que temos. Mas muita gente pode queimar a língua...


SECADORES DE PLANTÃO
Há uma torcida velada no ar, principalmente por conhecidas bocas alugadas, para que as coisas no Sul da Ilha, principalmente no que concerne ao patrocínio do clube, não vingue, não dê certo. Como salientou meu amigo Adriano José Assis, do Assis Azul, no texto "Avaí 'inticando' com os pessimistas!!!" (clique e confira), "é o jornalismo de desgraça que 'amamenta' a audiência!"...

O mais curioso nisso tudo, é que eles sabem perfeitamente que o Avaí tem um contrato assinado e que o clube já fez sua cobrança, estabelecendo um prazo para que a instituição parceira cumpra com sua parte, assim como sabem que tal prazo termina no próximo dia 30 de agosto.

No entanto, para fomentar a "desgraça", aquele repórter muito "diplomático" não se cansa de repetir as mesmas perguntas a cada vez que encontra o vice-presidente do clube, Francisco José Battistotti. Cedo ou tarde, o italiano vai dar um corretivo no pivete...


SOB O COMANDO DE M10
Ninguém em sã consciência vai discutir a qualidade técnica do capitão Marcos, o M10. Não há dúvida também, que ele hoje é o principal jogador dentro do elenco avaiano, basta conferir as entrevistas dos nossos adversários antes de qualquer partida.

No entanto, o ídolo avaiano tem que colocar todo os eu potencial em prol do time. Com a saída da outra estrela, a incumbência de comandar o meio de campo ficará sob sua responsabilidade. Talento para isso nós sabemos que ele tem. Quiçá consiga, nesses 21 jogos que restam para o final dessa equilibradíssima Série B repetir aquele comando avassalador de 2008.


PRESENTE DE ANIVERSÁRIO
A terça-feira foi de festa para a torcida avaiana, mas especialmente pra três deles, que estavam soprando velinhas "nesta data querida..."

Foi o caso do gente boa Marcelo Kindermann, que comemorou a data festiva curtindo a vitória do Leão, assim como foi o caso de outro figuraço, Rodrigo Ferreira da Silva. Além dos dois, uma avaiana que está longe, acompanhando o marido que hoje defende o Atlético Mineiro, a querida Renata Freitas, esposa do nosso ex-zagueiro artilheiro Emerson e mãe do Tiago.

Da mesma forma, a quarta-feira amanheceu  muito azul para outros dois avaianos aniversariantes, o Ennio Alves e o Rahif de Medeiros.

Comemorar aniversário com o vitória do Leão e o time no G4 é muito melhor! Nosso fraternal abraço nos cinco!



Saudações AvAiAnAs!

8 Comentários:

Anônimo disse...

Andre, ajude-nos a tentar entender uma coisa:
- Um grupo de avaianos com caixa resolver bancar parte dos salários de CS88 certo? Certo. Eles pararam de pagar porque?
- alguns deles roeram a corda e deixaram outros sozinhos com a conta?
- pararam de pagar por baixa produtividade do atleta? Se sim, havia um acordo com o clube de que não pagariam caso o rendimento fosse baixo, ou simplesmente tomaram a decisão a revelia do clube?
- simplesmente não vão mais bancar outro atleta, ou vão buscar outro atleta no mercado para continuar ajudando o clube (afinal precisamos de um meia, já que M10 não vai segurar sozinho 21 rodadas)?

Te coloco estas inquietações porque me soa estranho que alguém queira "ajudar" e depois desista no meio do caminho, deixando o clube na mão e na situação de ter largar o jogador sem qualquer fator de recompensa pela perda (afinal os 50 do AVAI estavam caindo na conta).

Ou este grupo (assim como qualquer outro) queria mesmo era investir no jogador para que ele se destacasse e depois repassasse a outro clube para retornar o investimento? Mas para isto não precisa se dizer um avaiano ajudando, basta ser um empresario aplicando dinheiro em busca de retorno.

Beto

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Acho curiosas as ilações que se fazem, sem provas ou argumentos concretos, cujo único intuito é achar coisas para desmerecer o Avaí Futebol Clube. Dentro do Avaí, ao que parece, temos pilantras, ladrões e mafiosos a todo momento.

Rosalbo Júnior disse...

Na minha escalação a zaga do Avai continua com o Antonio Carlos. Temos que prestigiar nossa base. É novo, vem dando conta do recado. Ah, mas é sem experiência.... oras, por isso há os mais velhos. Deixa o João Filipe no banco pra fazer pressão, vai ser melhor assim. Como diria um colunista do jornal A Noticia: é a vista do meu ponto.

André Tarnowsky Filho disse...

Beto,

Vamos tentar responder, até porque não tenho todas as informações, nem sou porta-voz dos empresários ou da diretoria do Avaí.

- Um grupo de avaianos, na verdade, o grupo WOA, bancava os salários de CS88. Segundo recebi informação, em função de não terem visto reciprocidade do atleta, que alegaram não estar jogando o que sabe ou não estava querendo jogar;

- Não existe "alguns deles". Era o grupo WOA;

- Foi a alegação que ouvi. Se existia esse acordo, não sei, e nem sei se foi a revelia do clube. Verdade seja dita, muitos dirigentes estavam insatisfeitos com o comportamento de CS como um todo, se é que me entendes;

- A WOA permanece no uniforme do time e acredito que continuem apoiando a diretoria. Outras contratações virão, e provavelmente devem bancar alguma coisa que fuja do orçamento do clube.

Concordo contigo que soe estranho que alguém se coloque à disposição para ajudar e desista no meio do caminho. Por isso coloquei acima: muitos dirigentes estavam insatisfeitos com o comportamento de CS como um todo e principalmente na cobrança pelos seus vencimento.

Espero que tenha conseguido te responder, ainda que tenha feito todas as observações iniciais...

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Aguiar,

Muito do que fazem, é em função desses bocas moles que habitam o Sul da Ilha e ficam fomentando essa imprensa venal com informações quentinhas, se é que me entendes...

Depois para cobrar postura dessa corja fica difícil!

André Tarnowsky Filho disse...

Rosalbo Júnior,

Concordo contigo, mas faço uma pequena observação: o Antonio Carlos não é da base avaiana, mas oriundo da base do Corinthians.

De qualquer forma, temos que prestigiar nossa base, sim, e atualmente, estão à disposição de Geninho:

- goleiros: Vitor e Aleks;
- zagueiro: Philipe Maia;
- volante: Marrone;
- meia: Marcos;
- atacantes: Willen e Anderson Lopes.

Abraço!

Anônimo disse...

Valeu André, é mais para entender mesmo, como torcedor e sócio sempre acompanhando o AVAI, Nada vinculado aos comentários daqueles que não leem o que se escreve. Para alguns vermelhos, perguntar é ofender, e discordar é ser do contra...kkk... vamos lá...a democracia exige que respeitemos ate os idiotas.

Obrigado e Abraço

Beto

André Tarnowsky Filho disse...

Beto,

Na verdade, até o "tal grupo" prefere ficar no anonimato, por isso acabam surgindo várias ilações os mais variados assuntos...

Abraço!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo