sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Bom dia, Azurras

UM TÉCNICO
Não sou o primeiro a dizer isso nem serei o último, mas o técnico Geninho, de inquestionável competência e currículo, demonstra muita clareza em suas entrevistas. Não atropela o português, nem faz aqueles apelos fora de contexto. A realidade do clube o o material que dispõe para trabalhar é seu lema.

Claro que Geninho não é infalível. Basta lembrar o que aconteceu na partida contra o Luverdense, quando ele deixou Diego Felipe no banco de reservas. Mas quem conhece os bastidores da Ressacada? Quem comanda a equipe? Quem sabe do tamanho da "unha" de cada atleta?

Verdade seja dita, para quem já passou por 48 clubes em 38 anos de carreira, o Avaí entra para a estatística de Eugênio Machado Souto, paulista de Ribeirão Preto, mas é inegável que seus números são invejáveis, ainda que tenha tido que enfrentar uma conhecida fogueira de vaidades...
Foto: Jamira Furlani


JOÃO FILIPE É REFORÇO
Antes do treinamento de ontem à tarde, finalmente, o zagueiro João Filipe foi apresentado como zagueiro do Avaí, encerrando definitivamente aquela onda de que iria para o Fluminense, sondagem que efetivamente aconteceu.

Não estive na Ressacada, nem ouvi a entrevista coletiva do jogador, apenas li o que está escrito no site do clube, que diga-se de passagem aprendeu a escrever corretamente o nome do zagueiro. Pelo que pude perceber, João Filipe vem para "ajudar", e por seu currículo, imagino que possa ser de extrema importância.

Deixando a hipocrisia de lado, em todos os cantos se reclama da zaga avaiana, apesar de estarmos na terceira colocação e termos a segunda defesa menos vazada da competição, com 15 gols em 17 jogos, perdendo apenas para a defesa do Vasco da Gama, que sofreu 11 gols.


OTIMISMO NO FIM DO TURNO
Confesso que nem eu esperava tanto, mas depois de perder para o Luverdense em casa e empatar com o limitado Oeste no interior paulista, a torcida estava muito desconfiada com o que o time poderia render. No entanto, em função do equilíbrio da competição e de duas vitórias consecutivas, América-MG na Ressacada e Portuguesa na Pauliceia Desvairada, e a consequente entrada com estilo no G4, há um otimismo nos olhos da torcida avaiana. Porém, é bom que não se confunda esse olhar vibrante com o "já ganhou", que nem é coisa de avaiano...

Na terceira colocação da Série B, o Avaí tem tudo para mirar o futuro com otimismo. Para o final do turno, são apenas dois jogos, Santa Cruz amanhã na nossa bela Ressacada e Vasco da Gama em São Januário. O Leão tem tudo para chegar entre os primeiros, e ainda mais na frente, ou na pior das hipóteses, terminará o turno "colado" no G4.


ESTAMOS MELHORES
Nos dois jogos que falta para terminar o turno, o Avaí pode melhorar sua posição na tabela de classificação, além de somar mais pontos aos atuais 30 pontos ganhos. Se fizermos um paralelo com a Série B do ano passado, quando empatou em 0 a 0 com o Boa em Varginha, o Leão estava com os mesmos 30 pontos, mas na sétima colocação...

Curioso perceber que nem Avaí, com 30,  nem os líderes Ceará e Vasco da Gama, com 31, conseguirão atingir o patamar do Palmeiras ano passado, que fechou o turno com 42 pontos ganhos. O time cearense e o carioca chegarão, no máximo, a 37, e nisso há um confronto direto entre Vasco da Gama e Avaí, que ainda pode chegar a "saudáveis" 36 pontos ganhos...

Não estou fechando os olhos para nossas limitações, mas também não vejo ninguém "tão melhor" que o Avaí, ao ponto de dizer que não temos chances. O Leão está no páreo!


FORA OUTRA VEZ
Essa semana havia comentado que o volante Eduardo Costa seria avaliado na segunda-feira para saber se seria reintegrado aos treinamentos com o restante da equipe dirigida por Geninho e estar à disposição do técnico avaiano, mas não deu: EC5 está definitivamente afastado do jogo de amanhã contra o Santa Cruz.

Será a sexta partida que EC5 fica de fora. Seu último jogo foi a derrota para o Luverdense, 2 a 1 na Ressacada, em primeiro de agosto. Depois disso, o Leão perdeu em São Paulo para o Palmeiras, 1 a 0 pela Copa do Brasil, empatou com o Oeste, 0 a 0 em Itápolis, derrotou o América-MG, 2 a 0 na Ressacada, bem como a Portuguesa, 3 a 1 em São Paulo.

Que EC5 se recupere rápido, assim  como desejamos o mesmo para Carleto e Eltinho!


VAMOS JOGAR JUNTOS
Gostei e reproduzi no Blog do Tarnowsky, os textos "Avaí 'inticando' com os pessimistas!!!" (clique e confira), do Adriano José Assis, do Assis Azul, bem como com o "Com a carga toda" (clique e confira), do Alexandre Carlos Aguiar, do Força Azurra, onde ambos detonam esse marasmo existente nas redes sociais com críticas pela crítica sobre o nosso Leão.

Sejamos francos, até porque não somos cegos, como salientou o Bighal, no ótimo "Sem qualquer ilusão", (clique e confira), com todas as nossas limitações, há que se entender que o Avaí está na terceira colocação de uma Série B extremamente equilibrada, sendo invejado por diversas torcida.

Dessa forma, não há outra alternativa ao torcedor avaiano: se queremos que o time alcance a elite, que conquiste o acesso, é preciso jogar junto!

E citando outro avaiano sempre presente neste blog, o Beto, BORA PRA RESSACADA!


SEM CONVOCAÇÃO
Na última segunda-feira, comentei que no dia primeiro de setembro, aniversário do Avaí, haverá uma sessão solene do Conselho Deliberativo do clube, quando será entregue a Medalha Saul Oliveira. No entanto, mesmo fazendo parte da programação de aniversário, o clube não divulgou o nome da pessoa agraciada com tal honraria, que deverá passar pelo crivo do CD.

Mencionei ainda que de segunda passada, dia 18, até o dia 29 de agosto, os ilustres conselheiros avaianos deverão se reunir. No entanto, está fechando a semana e até agora não saiu a convocação que deveria ser feita pelo presidente do CD, Alessandro Balbi Abreu.

Verdade seja dita, o nome do agraciado é o que menos importa. O que conselheiros e a torcida avaiana querem saber é como ficará o destino do clube, até agora sujeito à avaliação de conhecidas bocas alugadas...


DORMINDO NO G4
A 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B começa nesta sexta-feira com a realização de três jogos e será completada amanhã com mais sete partidas. Para hoje teremos os seguintes jogos: Oeste x Boa, América-MG x Ponte Preta e Icasa x Vasco da Gama.

Para nós, avaianos, indubitavelmente o jogo mais importante é o que será realizado em Belo Horizonte, onde o Coelho enfrenta a Macaca, e com qualquer resultado, o Leão perderá sua terceira colocação, mas não sairá do G4...

Sim, se houver empate na partida, o América-MG também empata com o Avaí em pontos, mas supera o Leão no saldo de gols, 6 a 5. Caso o time mineiro vença, naturalmente acontecerá a troca de posições pelo pontos, e se a Ponte vencer, assume a terceira posição, com o Leão dormindo no quarto... Lugar!

Os outros jogos não alteram a posição do Avaí...


SUCESSO GARANTIDO
Já podemos dizer que a 8ª Feijoada do Avaí é um sucesso. Hoje estarão sendo vendida as últimas 150 camisetas, e muito provavelmente nenhuma unidade estará à venda no dia do evento. Parabéns aos envolvidos, em especial ao Márcio Moacir Borges, presidente da ASSTA (Associação Social e Cultura dos Torcedores do Avaí), responsável pela realização do evento, que está prezando pela qualidade da alimentação e conforto do participantes.

Amanhã, antes de Avaí x Santa Cruz, 1.300 avaianos estarão participando dessa festa que é um evento obrigatório no calendário do clube.

Nos encontramos lá!


VIÚVAS
Em 15 jogos disputados pelo Corinthians, que tem um jogo a menos na Série A em função de uma partida adiada contra o Botafogo, o "cara" jogou em 14, foi titular em 4, inclusiva na derrota na inauguração do Itaquerão, e entrou no decorrer da partida em outros 9, não participando apenas na vitória corintiana sobre o Santos, 1 a 0 na Vila famosa...

Ontem entrou contra o Goiás e fez o que não foi capaz de fazer nas rodadas anteriores: 3 gols!

Vai ter gente xingando a diretoria avaiana...



Saudações AvAiAnAs!

6 Comentários:

Anônimo disse...

alo torcedores de ocasião

Bora pra feijoada!

Beto

Anônimo disse...

André, não estou com vontade de xingar a diretoria Avaiana. Mais, mandar a merda, aqueles torcedores do parapeito, que ficavam ofendendo o Luciano. Sozinho, na área da minha cadeira, ficava defendendo o rapaz porque, via nele, um excelente jogador. Porém, tem a turma que escuta o MAL, que dizia: " esse cara não tem condições de jogar no Avai". Xingavam o Timão, que é time pequeno ele pode.
Sardá

Rosalbo Júnior disse...

lendo teus comentários hoje, imaginei 5 times catarinenses na série A de 2015. Imaginasse?
Pelo que estamos vendo até o momento não é impossível.... 1/4 da série A toda catarinense.... que espetáculo.
Será que a globo pagaria um pouquinho melhor nossos times?
Digo isso pra levantar uma questão: Essa possibilidade significa uma boa gestão (profissional?) dos times catarinenses ou o "homi" do charuto é muito forte?

Anônimo disse...

O problema que vejo, no caso do Luciano e outros jogadores, é a miopia que existe no Avai e muitos outros times pequenos, que não permite enxergar e aproveitar o potencial de novos jogadores, ou alguém acha que o Luciano aprendeu futebol em menos de um ano no Corinthians?
O fato é que entendido cobra caro e só cabe em time grande.
O Luciano no Avai nunca rendeu nem metade do que já rendeu no Corinthians em tão pouco tempo.
É comum esses jogadores sairem do Avai a preço de banana e engordarem os cofres dos times mais ricos e melhor estruturados.
É o que se deixa de ganhar devido à incompetência e à ineficiência e falta de investimentos nas categorias de base.
A gente precisa ter uma base forte pra crescer de forma consistente e segura, do contrario veremos sempre esse efeito io-io, o sobe e desce, quase acaba, passa o chapéu, greve de pernas de pau e por ai vai.
E não é só o dinheiro que resolve isso, precisa de estrutura e competência.
Bighal.

Fábio disse...

Vou dar meu pitaco: O Luciano é um exemplo, mas iguais a ele passaram outros tantos por aqui.
Ocorre que chega no RJ, SP, MG ou RS eles tem que correr o dobro para ter alguma chance.
No Avaí ele era peladeiro e provavelmente não tinha o mesmo comprometimento.
O Luciano que passou pelo Avaí, ao meu entender, não deixou saudade, mas o que joga hoje no corinthians seria um grande jogador aqui.
Lembra do Anselmo Ramon? Foi titular e goleador do Cruzeiro e aqui era um peste.
O Robinho foi execrado no Avaí e hoje é peça importante no Coxa.
O Lima passou 200 jogos sem fazer gols e depois foi artilheiro em Portugal.
O Marquinho foi para o Grêmio e teve que se enquadrar (perder peso) pra jogar.
É muito provável que o CS tenha que se empenhar pra jogar no Tigre.
Exemplos não faltam.

A culpa é da diretoria, gerente de futebol, treinador e torcida.
Se o pessoal pegar no pé dessa turma nas noitadas, provavelmente eles pensarão duas vezes.
Se o treinador barrar quem chega com bafo de bebida, também é possível que ele pense o caminho a seguir.
E se a diretoria punir no bolso ou afastar os acomodados, creio que eles se enquadrem.

Sds

Anônimo disse...

CARLOS AVAIANO

O AVAI PRECISA URGENTEMENTE INVESTIR NUM PROFISSIONAL, COM
EXPERIÊNCIA EM NEGOCIAR ATLETAS. TER VISÃO DE QUE ALI NA FRENTE, O ATLETA VAI DESPONTAR PARA O CENÁRIO NACIONAL.
SABER TIRAR PROVEITO DOS INTERESSADOS EM LEVA-LOS DO CLUBE. TRABALHAR O ATLETA PARA ISSO, E NÃO DEIXAR ACONTECER O QUE VEM ACONTECENDO NO AVAI A ANOS.
SE ALGUÉM ASSISTIU O SERIADO- JOSÉ DO EGITO, ALI ESTÁ UM EXEMPLO DE NEGOCIADOR, COMO FAZER RENDER SEU PATRIMÔNIO
PRINCIPALMENTE NAS CRISES.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo