segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Avahy Foot-Ball Club – 91 anos de Glórias & Paixão, by Lourival P. Amorim

Há exatamente 91 anos nascia na Rua Frei Caneca, ali na Agronômica, o Avahy Foot-Ball Club, também carinhosamente conhecido como “Leão da Ilha”, “Time da Raça" e, nos últimos anos, nacionalmente também conhecido como o “Time do Guga”. Neste 1º de Setembro, comemoramos nossas Bodas de Pinheiro, uma árvore conhecida por sua imponência e resistência, chegando a durar 700 anos.

Ao longo deste quase centenário, nosso vitorioso Leão da Ilha já “fez coisas”. Foi o primeiro clube a conquistar o Campeonato Catarinense. É o clube mais vezes campeão de Santa Catarina. Tem o maior público em Campeonato Estadual. Primeiro clube de Santa Catarina a jogar no exterior. Foi a primeira equipe catarinense a vencer uma das quatro divisões do Campeonato Brasileiro. O Avaí lidera o Ranking Conmebol entre os clubes de Santa Catarina. Atualmente também lidera o Ranking da CBF entre os clubes catarinenses.

Continuando as lembranças sobre nosso caminho vitorioso, somos donos das maiores goleadas em Santa Catarina. Entre outras, recordamos os 21 x 3 sobre o Paula Ramos14 x 3 sobre o América de Joinville e 11 x 2 sobre o Time do Estreito. Não podemos esquecer nossos principais jogadores. O saudoso e veloz Saulzinho com 41 gols em clássicos. O eterno Balduíno que participou

de 75 clássicos. O Avahy dos carismáticos Roberto Cavalo e César Silva. Dos legendários presidentes vitoriosos, como Celso Ramos do tetra campeonato, do polivalente José Amorim, do astuto João Salum, do eterno poeta e sonhador Fernando Bastos, do pragmático Décio Girardi, do jovem e idealista Flávio Félix, e por fim, do persistente e obstinado João Nilson Zunino.

Para finalizar, vivemos um momento muito especial com grandes perspectivas para voltarmos a Série A. Neste fim de semana fomos presenteados por nossos jogadores com uma histórica goleada num dos maiores clubes brasileiros, o Vasco da Gama, na famosa Colina da Cidade Maravilhosa. Portanto, na condição de torcedor, tenho o orgulho de ver que nosso time projeta um futuro de muito sucesso. Costumo dizer que ser avaiano é um estado de espírito. Um estado de espírito presente nos apaixonados pelas tradições deste time que arrebata e fascina os corações dos homens, das mulheres, dos meninos e das meninas, todos de sangue azul. Parabéns Avahy Foot-ball Club pelos 91 anos de grandes lutas, de grandes vitórias e de muito orgulho para a nação azurra, que tem a maior e a mais apaixonada torcida de Santa Catarina. Parabéns Avahy.


* Lourival Pereira Amorim é conselheiro nato do Avaí FC, foi presidente do Conselho Deliberativo e por duas vezes assumiu a presidência do clube.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo