terça-feira, 30 de setembro de 2014

Bom dia, Azurras

SÉRIOS CANDIDATOS
Com a conclusão da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B e, faltando 12 rodadas para seu final, creio que as quatro vagas do cobiçado G4 ficarão mesmo entre os cinco primeiros colocados, Ponte Preta, Avaí, Joinville, Vasco da Gama e Ceará

No entanto,  nada está garantido para nenhuma das equipes, o no último sábado tivemos um belo exemplo das dificuldades que serão apresentadas até o final, com o Boa quase complicando a vitória avaiana.

Além dos cinco primeiros, crio que o próprio Boa, com 41 pontos ganhos na sexta colocação, Sampaio Corrêa, com 40 na sétima e Náutico, com 38 na oitava, ainda respiram com tranquilidade e mirando suas respectivas aproximações do G4. São 36 pontos por disputar, o que é "muito chão"...

Aproveitando as palavras do técnico Geninho, onde ele afirmou que é importante estar no bloco da frente e procurar aumentar ao máximo essa diferença para o quinto colocado, que no caso do Avaí, nunca foi tão grande, 6 pontos, mas o número de pontos por disputar podem modificar qualquer posição na tabela de classificação.

Capricha, Leão!


A PENDÊNCIA DO COELHO MINEIRO
Quem também poderia estar nesse "bolo" os clubes que brigam por uma das quatro vagas que dão o acesso à Série A é o América-MG. Como comentei em outra oportunidade, acho muito difícil escapar da punição, visto que acredito que o STJD deve confirmar os 21 pontos perdidos pelo Coelho, pela inclusão de um atleta que já teria atuado por outras duas equipes na temporada. 

No último sábado, o América-MG bateu o Santa Cruz, 1 a 0 em Belo Horizonte, chegando aos 19 pontos ganhos e ficando cada vez mais próximo de sair da degola. Quando perdeu os 21 pontos, estava distante 10 pontos do 19° colocado e agora a diferença é de um ponto, mas precisa tirar mais 7 pontos para fugir do rebaixamento. Se não tivesse perdido os pontos, somaria 40 pontos ganhos.

Em tempo: no turno, o Leão venceu o Coelho por 2 a 0 na Ressacada, e o próximo jogo será em 15 de novembro, em Belo Horizonte, pela 35ª rodada. Espero que até lá o Avaí tenha sua situação de acesso definida porque o América-MG seguirá roubando pontos preciosos em sua luta...


MISSÃO DO LEÃO
No último sábado, o Avaí bateu o Boa, 2 a 0, quando o time mineiro estava na sexta colocação, onde permanece, mas vinha com o mesmo número de pontos do Avaí e Vasco da Gama nas últimas cinco partidas, 11, além de estar invicto desde a 19 ª rodada, com cinco vitórias e dois empates.

Para o próximo sábado, assim como parou o Boa, será a vez do Leão parar o Timbu, que vem de vitória sobre o Paraná, 3 a 1, na Arena Pernambuco, e uma nova vitória poderá deixá-lo mais próximo do G4...

Vale lembrar, além de parar o Náutico, estamos chegando num momento da competição onde é "proibido" perder pontos em casa. Basta olhar o exemplo do Joinville, que seguia tranquilo na liderança em empatou com o América-MG, 1 a 1, no Norte do Estado, para depois perder para o Vasco da Gama,  no Rio de Janeiro, 2 a 0. Resultado: caiu para a terceira colocação.


50% EM CASA, 50% FORA
Avaí ainda tem mais 12 jogos pela frente, dos quais seis serão na nossa bela Ressacada e outros seis longe dela. Confesso que não consigo ver jogos fáceis, mas não tenho dúvidas de que vejo o Leão numa condição muito melhor que alguns concorrentes.

Nas próximas três rodadas, teremos o Náutico  (04/10, Ressacada), ABC (07/10, Natal) e  Icasa (11/10, Ressacada). Vejo o Náutico como um time mais complicado de se bater, mas o Leão tem boas chances de fazer 100% de aproveitamento nesses três jogos, ainda que tenha perdido para o ABC no turno.

Depois, uma sequência decisiva fora de casa: Atlético-GO (14/10, Goiânia), Ponte Preta (21/10, Campinas). Há quem considere o jogo com a Macaca um decisão. Será?

Os últimos sete jogos são: Joinville (25/10,Ressacada),  Luverdense (01/11, Lucas do Rio Verde), Oeste (08/11, Ressacada), América-MG (15/11, Belo Horizonte),  Portuguesa (18/11, Ressacada), Santa Cruz (22/11, Recifee Vasco da Gama (29/11, Ressacada).

Vamos subir, Leão!


ÚLTIMO DIA É SEXTA
Se na semana passada tivemos a sexta-feira, dia 26 de setembro, que no calendário da CBF marcou como data limite para contratações de jogadores, ou reforços, para as equipes da Série B, o último dia para uma real movimentação de jogadores de um clube para o outro é exatamente a próxima sexta, dia 3 de outubro, quando encerra o prazo para a Série A.

Até o presente momento, ao que tudo indica, o Avaí não deve perder nenhum dos seus jogadores. Como disse o técnico Geninho, por mais especulações que tenham ocorrido, nenhuma proposta concreta, nenhuma proposta oficial, chegou ao clube e para qualquer jogador.

A questão é aguardar, mas confio plenamente no trabalho que vem sendo feito pela diretoria do clube no sentido de manter as contas em dia e seguir com o mesmo grupo até o objetivo final, que é alcançar o acesso à elite do futebol brasileiro.


REFORÇOS
A torcida avaiana esperou muito por novas contratações, aquela ditas "pontuais", mas acabou se contentando apenas com a vinda do atacante Bruno Mendes, que já está à disposição do técnico Geninho.

No entanto, ainda que "caras novas" não tenham chegado, a galera poderá ver em breve os retornos do volante Eduardo Costa, e dos laterais Arlan e Carleto, direito e esquerdo, respectivamente.

Aliás, não há muito o que mexer no time do Avaí, que apesar de suas limitações, está certinho. No entanto, a entrada de Carleto na esquerda abrirá mais uma opção para o treinador avaiano: colocar o aplicado Marrone na lateral direita.

Vamos com o que temos e o que temos não é pouco!


DESFALQUE SÉRIO
Se o Avaí tem o retorno de três de seus jogadores que estão vindo de lesão, como citei acima, o mesmo não acontece com o Joinville, que ontem teve a certeza de que perdeu seu artilheiro Jael para o resto da temporada.

Vale lembrar, o camisa 9 do Coelho do Norte do Estado é o vice-artilheiro da Série B, com 12 gols, mas terá que passar por uma cirurgia no tornozelo, ficando fora dos gramados por um período mínimo de seis meses.

Azar do JEC e do técnico Hemerson Maria, visto que sem ele, o tricolor sempre tem dificuldades de encontrar o caminho das redes.

Até nesse aspecto o Avaí cresceu: se dizia que o Leão era dependente de EC5, M10 e CS88, mas o técnico Geninho fez o time jogar independente de quem estiver em campo. Basta lembrar que na goleada sobre o Vasco da Gama, 5 a 0, apenas EC5 estava em campo, mas mesmo assim não participou das últimas quatro partidas.


DOIS MARMANJOS DISCUTINDO
Eu já tinha uma ideia do oportunismo do negro Francis, do Boa, que fez papel de "vítima de preconceito", pelo que lhe disse o zagueiro Antônio Carlos, do Avaí, mas depois de ontem, minha convicção aumentou ainda mais...

Francis mentiu em seu BO: "...o atleta número 3 do Avaí FC, Sr. Antônio Carlos, após a disputa foi em direção ao atleta do Boa EC, Sr, Valmir Aparecido, chamando-o de 'macaco do caralho'..."

Pelo que mostrou minha televisão ontem, quem foi em direção ao Antônio Carlos foi o próprio Francis, que não economizou no verbo: "Vai tomar no cu! Vai se fuder, seu filho da puta!"

Discussão do jogo. Simples assim.


AVAÍ ISENTO DE PUNIÇÃO
Conforme divulguei ontem, citando uma reportagem da Folha de São Paulo (clique e confira), o procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, já solicitou da suposta ofensa praticada pelo zagueiro Antônio Carlos, mas também antecipou que o Avaí não corre risco de ser punido, para desespero de alguns especialistas de nossa mídia...

Só espero que aqueles que fornecerem as imagens mostrem o lance completo, inclusive com o que descrevi na nota acima...

Posso estar redondamente enganado, mas como o zagueiro avaiano também fez um BO contra o educado Francis, acredito que tal situação não ultrapasse as paredes da Delegacia de Polícia, assim como não acredito numa punição de Antônio Carlos no STJD.

Vai ter gaúcho mordendo fronha de raiva...


NA TELINHA
Esta terça-feira marca a abertura da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, onde acontecem quatro jogos, e diria que quase todos interessam diretamente ao Leão. O jogo que menos altera a situação do Avaí é Icasa x Luverdense.

No entanto, o Sampaio Corrêa, agora na sétima colocação, recebe a quase lanterna Portuguesa. Se o time do Maranhão confirmar seu favoritismo, chega aos 43 pontos ganhos e assume temporariamente a sexta colocação.  

Outro jogo que interessa ao Leão, é o Vila Nova, tentando fugir da zona da degola, que encara o quinto colocado, o Ceará, que vem de derrota, e duas rodadas sem pontuar pode dificultar a vida do Vozão.

Porém, o jogo mais importante da noite certamente está reservado para Campinas, onde a líder Ponte Preta enfrentará o imprevisível Paraná. Se a Gralha Azul complicar a vida da Macaca, o Leão dorme na liderança, conforme coloquei AQUI.



Saudações AvAiAnAs!

6 Comentários:

Anônimo disse...

André, dois assuntos:
1. Nesta rodada que inicia hoje, do grupo de cima, quem tem o adversário mais complicado somos nós. Os demais pegam adversários, teoricamente, mais frágeis. Vamos torcer para que algum tropece.

2. Li no globo.com, da ultima sexta que o AVAI tinha recedido uma resposta "informal" do STJD sobre a consulta a regularização do Bruno Mendes. Sei que esta diretoria nao é displicente, mas é preciso ver se a resposta foi mesmo "informal", afinal tem sido notórios os erros de registro na cbf, causando problemas aos clubes.

No sábado acho que o Náutico vem com tudo para buscar a parte de cima da tabela, para não desgarrar. Outro jogo em que o apoio será fundamental.

Bora pra Ressacada!

Beto

Anônimo disse...

Por que essa insistência de que o time do Avai é limitado?
Quem do time titular é limitado?
O goleiro? Está sendo a sensação do campeonato.
Os laterais? Existem melhores do que eles na série B?
Os dois zagueiros? compõem a defesa menos vazada.
O meio de campo? O Eduardo Neto e o Felipe estavam sendo pretendidos pelo Fluminense.
O Diego Felipe pelo Palmeiras.
O Marquinhos é ídolo e grande jogador.
O ataque o Anderson Lopes, ainda guri, está sendo observado por diversos clubes.
O Roberto, não é aquele de 6 anos atrás, nem poderia ser, mais é bom jogador.
E ainda tem Eduardo Costa, Carlesco, Arlen, Bruno Mendes, e esse time é lider do campeonato, perde somente em saldo de gols, é considerado limitado e ruim pelos torcedores e componentes da mesa bicuda do Alencar?
Então, tá. Vou sugerir a contratação do Mourinho, porque o Geninho é limitado, bem como alguns reservas do Chelsea, Real, Barcelona para "comporem" o grupo.
abs
Sardá

André Tarnowsky Filho disse...

Décio,

Não é uma insistência, é uma constatação. Basta veres o que temos na lateral direita e no ataque. Simples assim.

E se ficaste tão abalado com o que escrevi, "nossas limitações", não esqueças de ler o complemento do parágrafo:

"Vamos com o que temos e o que temos não é pouco!"

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Beto,

1. Concordo contigo, o Timbu é um time muito chato e pode complicar. Aliás, todos estão complicando, como o Boa no último sábado;

2. Não sei se a resposta foi "informal". Fizeram uma consulta e creio que a resposta deve ter vindo documentada. Se o Bruno Mendes estiver entre os relacionados para sábado, creio que está tudo solucionado, mas todo cuiddao é pouco.

3. A única alternativa do Náutico é vencer a partida, caso contrário nunca chegará. Vai ser dureza!

Bora pra Ressacada!

Anônimo disse...

André, sabemos que nossas contas estão apertadas, mas caminham bem!
Mas enquanto ao patrocinador máster? A iCT caiu fora mesmo? E nenhuma empresa nova entrará no espaço? As empresas estão perdendo uma oportunidade e tanto, nos últimos anos nunca estivemos com tanta visibilidade quanto agora!

Eduardo Alves

André Tarnowsky Filho disse...

Eduardo Alves,

Bem, mas nem tanto...

Sobre a ICT, por enquanto, nada...

Confesso ao amigo que não fiz qualquer contato com ninguém do Sul da Ilha essa semana, mas tenho notado que a ausência de patrocinador master não é privilégio do Avaí...

Se na ponta da tabela não conseguimos, imagines a hora que o bonde começar a descer a ladeira...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo