quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ALGUNS REPAROS AO GENINHO, by Roberto Costa

Jogamos uma péssima partida, mas acho que perdemos para o virtual campeão. Tomamos um passeio, não há como negar.

Ao Geninho, mesmo com todos os méritos que já demonstrou, eu faço alguns reparos.

Primeiro, que Marrone, enquanto jogava na lateral esquerda, vinha sendo em todos os jogos senão o melhor, pelo menos o segundo melhor do time, inclusive fazendo gols, chegando à frente e aí não cabia mexer. Era o caso da improvisação dando mais certo, jogando melhor que o titular. O melhor deve ser sempre titular, mas Geninho, em nome da formalidade, da ideia de que o titular é dono, tirou Marrone e a boa fase morreu, começamos a perder, e sabíamos todos, Geninho inclusive, que nem Eltinho nem Carleto estavam com cem por cento de seu potencial, o que é temerário em termos de marcação.

Depois, tendo Julio César, Geninho preferiu prestigiar Eduardo Costa, após contusão e inatividade, e mais ineficiente ficou nosso meio-campo. Eduardo Costa não vem acompanhando o ritmo dos jogos, já não é jovem, vem chegando atrasado na bola. Ontem perdeu uma, bisonhamente, complicando a defesa. Foi com o retorno de Eduardo Costa ao time que o meio desandou, ficando sobrecarregado e a má fase ainda mais se consolidou, acarretando algum declínio de Eduardo Neto também. 

Já sabemos, não é de hoje, que Marquinhos e Eduardo Costa não podem jogar juntos, é um erro, são dois homens lentos e o jogo da série B é gás, é força, é velocidade. Não podemos nos dar esse duplo prejuízo. Tivemos boas vitórias sem esses jogadores. Eduardo Costa tem de ser sacado, dar lugar a sangue novo.

Outra coisa, a sabedoria popular não deixa de ser sabedoria pelo fato de ser popular. A sabedoria popular é, no fundo, nada mais que a voz da experiência, a comprovação empírica de certas verdades. Sabíamos que Bocão não tem bola pra jogar no Avaí, mas Geninho fingia que não sabia. Ontem Geninho colocou Willem no segundo tempo, mas a massa, a torcida, a sabedoria popular, enfim, sabe que também não vai acontecer, assim como Heber, que entrou em outro jogo, sem ser notado. Não dá pra engolir, esses jogadores, não dá pra contar com eles, já mostraram que não têm envergadura pra vestir nossa camisa, salvo alguma evolução que venha com o tempo. 

Precisamos, na frente, de alguém que consiga dominar a bola e respirar, erguer a cabeça, raciocinar, dar um drible, e principalmente ter calma para passar, ou chutar e não desses esforçados que jogam com bola quente. Com o que temos, pra conseguir isso de nosso ataque, só improvisando. Eu adiantaria Eltinho, que tem categoria, chuta, sabe o que faz com a bola, para o ataque, ao lado de Anderson Lopes.

* Roberto Costa é associado do Avaí FC. Foto acima: Alceu Atherino Neves / Avaí FC 

12 Comentários:

Anônimo disse...

Adiantar Eltinho é uma boa, tem qualidade para cruzar! Edu

André Tarnowsky Filho disse...

Edu,

É verdade. Como não marca ninguém, ao menos poderia ajudar ofensivamente. A questão é que Eltinho é o típico jogador bichado, que nunca entra em forma, está sempre de gravata vermelha...

ANDRÉ LUIZ disse...

Agora é o momento da torcida, precisamos marcar presença o jogo de sexta é o mais importante do ano. Em relação ao time, creio que o Geninho esta insistindo demais em jogadores que não acrescentam em velocidade, principalmente no meio campo,, espero que nosso treinador perceba isso e faça as alterações necessárias já para esse jogo, caso contrário acontecerá a mesma coisa que aconteceu no clássico do ano passado.
Meu Time: Vagner, Marrone ( Bocão)Pablo, João Filipe, Carleto ( Eltinho ou Morrone), Juilio Cesar, Eduardo Neto, Diego Filipe ( se tiver afim caso contrário Reveson) Marquinhos, Diego Jarde e Anderson Lopes ( Diego VIana para incomodar os zagueiros)

André Tarnowsky Filho disse...

Xará Luiz,

Creio que essa tua escalação é a melhor que temos para o momento. Não nos adianta insistir com quem não está rendendo: EC5, Eltinho, Carleto...

Quanto ao Diego Viana, quem poderia avaliar melhor é o próprio técnico, que avalizou sua contratação...

Anônimo disse...

Como o futebol é engraçado. Nosso anigo Roberto Costa, pedindo para colocar Eltinho ao lado de Anderson Lopez. Pois quem deve sair do time é exatamente ANDERSON LOPEZ. mas uma vesz ele recebeu no mínimo umas 20 bolas, e não consegui dar seguência nas jodadas , em uma única oportunidade. O ataque deve ser formado do Robereto e Bruno Mendes.
Marcos Aurelio.

André Tarnowsky Filho disse...

Marcos Aurélio,

Sempre elogiei o A.Lopes, mas concordo que está muito mal. Ainda assim, manteria na equipe. Colocar quem? Willen? Wilker? Jean Silva?

Roberto e Bruno Mendes parecem ser os mais indicados, mas não vejo nenhum absurdo na colocação feita pelo Roberto Costa. Eltinho sabe bater na bola, mas está mal fisicamente.

Anônimo disse...

ANDRÉ, se é verdade o que diz o DÉCIO, comentário no teu Bom Dia, de que repete-se a palhaçada do ano passado por questões de prêmio, então a solução é não pagar mais nada até o fim do ano e mandar receberem tudo na Justiça.
Acaso conheces o Décio? E o presidente que ele cita, da mesa 8 do Chapecó? Por que o cara faz tanto mistério, não dá logo nomes aos bois?
É coisa pra diretoria abrir o jogo pra torcida, pra sabermos em quem estamos acreditando.
Acho que esse negócio de mercenarismo é mais comum do que se pensa na série B. Ano passado os do Ceará também não quiseram subir, perderam jogos bisonhos na reta final e parece que estão repetindo.
A Chapecoense fez a política certa, salários sem exageros e jogadores jovens, pagou em dia e deu-se bem. Roberto Costa

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

Se confirmados os fatos, que não se pague mais ninguém!

Não só conheço o Décio Sardá, como ele já havia comentado comigo sobre esse assunto no Angeloni umas duas semanas atrás. É conselheiro do clube há bastante tempo e está com a foto dele na postagem que fiz às 13:30.

Não sei quem é o tal presidente, nem da tal mesa 8, mas vou telefonar para ele ainda esta tarde. Se ele não revela os nomes, talvez porque espere um posicionamento da diretoria, conforme sugeriste.

Quanto a política da Chape, o mesmo se pode dizer sobre o JEC, que ironicamente para nós, avaianos, é comandado pelo HM...

Durma com um barulho desses!

Anônimo disse...

ANDRÉ, O AVAÍ NÃO TEM O DINHEIRO, MAS TEM O CRÉDITO. SE O CRÉDITO É FORTE, COMO PARECE SER, COM CRÉDITO SE FAZ DINHEIRO. QUE SE VÁ A UM BANCO E SE NEGOCIE, POR QUE NÃO? - Roberto Costa

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa,

Num primeiro momento, foi isso que foi feito. Empresários cobriram os salários esperando receber assim que o Gov. de SC acertasse com o clube. Não entrou tudo, nem 20% do que deveria entrar...

A questão é fazer dinheiro para pagar salários ou ficar reféns desses oportunistas vestidos de boleiro?

Anônimo disse...

André, em momento algum, quiz ofender ou achar um absurdo o pedido de Roberto Costa, para colocar Eltinho no ataque.Por isso coloquei que o futebol é engraçado, Não o conheço pessoalmente, mas admiro muito seus comentários no seu blog.
Abraços, Marcos Aurélio.

André Tarnowsky Filho disse...

Marcos Aurélio,

Fiques tranquilo. O espaço está aqui para cada um colocar suas ideias. Espero que continues colaborando com as tuas.

Abraço!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo