quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Confrontos diretos para decidir quem fica no G4

Para o Avaí faltam 12 rodadas neste Campeonato Brasileiro da Série B. Com boas chances de assumir a liderança na partida de sábado contra o Náutico, o Leão pode abreviar sua participação em duas rodadas, visto que, vencendo o Timbu, mantém seis pontos de diferença para o quinto colocado, o Ceará.

Se considerarmos que as cinco primeiras equipes na tabela de classificação estão com as melhores condições de brigar pelas quatro vagas que darão o acesso à elite do futebol brasileiro, há que se considerar que alguns jogos são confrontos diretos entre essas cinco equipes, Ponte Preta, Avaí, Joinville, Vasco da Gama e Ceará.

Vejamos quantos e quais jogos acontecerão e que poderão alterar as colocações das equipes:

1) Avaí: Ponte Preta (21/10, Campinas), Joinville (25/10, Ressacada), Vasco da Gama (29/11, Ressacada);

2) Ponte Preta: Avaí (21,10, Campinas), Vasco da Gama (25/10, Rio de Janeiro), Joinville (25/11, Joinville);

3) Joinville: Ceará (18/10, Joinville), Avaí (25/10, Ressacada), Ponte Preta (25/11, Joinville);

4) Vasco da Gama: Ponte Preta (25/10, Rio de Janeiro), Ceará (25/11, Fortaleza), Avaí (25/11, Ressacada);

5) Ceará: Joinville (18/10, Joinville), Vasco da Gama (25/11, Fortaleza).

Até agora, considerando apenas os confrontos diretos entre os cinco primeiros colocados, ocorreram os seguintes resultados:

01) Avaí 1x1 Ceará
02) Ceará 3x2 Ponte Preta
03) Joinville 0x0 Vasco da Gama
04) Ceará 1x3 Joinville
05) Avaí 1x0 Ponte Preta
06) Ponte Preta 0x0 Vasco da Gama
07) Joinville 0x1 Avaí
08) Ponte Preta 2x0 Joinville
09) Vasco da Gama 2x0 Ceará
10) Vasco da Gama 0x5 Avaí
11) Ceará 2x2 Avaí
12) Vasco da Gama 2x0 Joinville
13) Ponte Preta 3x1 Ceará

Como se percebe, o Ceará, quinto colocado, tem apenas dois confrontos diretos para tirar sua diferença para os clubes do G4, visto que já jogou seis dos oito que tem ao longo desta Série B.

O Vasco da Gama, quarto colocado, tem feito uma campanha equilibrada em relação aos confrontos diretos, mas decidirá sua sorte fora do Rio de Janeiro, contra Ceará e Avaí.

Por sua vez, o Joinville, terceiro colocado, que venceu apenas o Ceará nos confrontos diretos, enfrentará Ceará e Ponte Preta no Norte do Estado, onde tem feito a melhor campanha da competição como mandante.

A atual líder, Ponte Preta, terá uma decisão contra o Avaí em Campinas, mas sai para jogar contra Vasco da Gama e Joinville, e fora de casa seu retrospecto não é bom.

O Avaí vai enfrentar três adversários diretos, os quais venceu no primeiro turno, sendo que só sairá para jogar com a Ponte Preta, enfrentando Joinville e Vasco da Gama na Ressacada. Contra seus adversários diretos, o Leão ainda não perdeu...

São muitos jogos pela frente e muitos pontos serão perdidos ao longo do caminho, basta lembrar o que o Paraná fez com Avaí e Ponte Preta, mas a situação para o situação para o Leão se mostra bem favorável...

Eu acredito!

4 Comentários:

Anônimo disse...

já havia feito essa mesma análise, porém, no meu estudo, incluí o BOA, uma vez que é um time enjoado e está na sexta colocação.

O Avaí já jogou neste returno com o BOA.

Jogos do BOA: Ponte (C); Vasco (F); Ceará (C) e JEC (C).

Como vemos a exceção do Vasco os demais adversários terão que jogar fora contra o BOA........... A coisa melhora ainda mais quando levamos em conta o sétimo colocado, Sampaio Correa, que já jogamos e a maioria dos adversários ainda não.......

Anônimo disse...

Os jogos do AVAI fora, são contra times que estão no meio da tabela. 9º Atlrtico-GO, 10º Amaérica-MG, 11º Luverdence, 12º Santa Cruz, 13º ABC, apenas contra a Ponte Preta que esa no G4. Times com poucas chance de chegar ao G4 ou de afundar no Z4.Desses 18 pontos disputados podemos fazer 14 pontos.
Marcos Aurelio

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo,

Boa análise, mas como te respondo depois dos jogos de sexta, creio que com os 3 a 0 que o Santa aplicou, ficou muito mais difícil...

Vamos esperar o término da rodada porque o Vasco está dando chance para o azar...

André Tarnowsky Filho disse...

Marcos Aurélio,

Tens razão, o que pode favorecer o Leão ainda mais a manter uma média tão expressiva de aproveitamento fora de casa...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo