terça-feira, 4 de agosto de 2015

Bom dia, Azurras - nº 1.907


MUITA CALMA NESSA HORA
Avaí não fez uma boa partida em Joinville  e por isso mesmo perdeu. O técnico Gilson Kleina, durante a entrevista coletiva após a partida, assumiu a culpa pela derrota, no que entendo ter feito muito bem, até porque ele que colocou a equipe em campo, quem escalou.

No meu entendimento, creio que Kleina perdeu o jogo de domingo nos treinamentos durante a semana. Escrevi aqui que ele tinha muita opções para a escalação e o esquema de jogo que gostaria de aplicar. Testou o 4-4-2, 4-3-3 e o 3-5-2, pelo qual acabou escolhendo.

A segunda-feira foi de folga para o elenco avaiano, e acredito que para a própria comissão técnica. Porém, imagino que Kleina tenha trocado algumas ideias com seus pares, quer aqueles que estão na beira do gramado, ou até mesmo os homens do futebol, e aqui me refiro basicamente a Carlos Arini e Chico Lins. Afinal de contas, ainda que fosse um jogo de grande rivalidade doméstica, o Avaí perdeu para a equipe lanterna da competição, que não mostrou muito mais futebol que o Leão, mas, indubitavelmente, muito mais vontade de vencer a partida e de sair da incômoda posição em que estava.

O Avaí volta aos trabalhos nessa terça, e se fosse possível dar um conselho, ou uma dica, ao técnico avaiano, diria que para enfrentar o Fluminense ele deve definir a equipe e o esquema hoje, sem deixar margem de dúvidas para qualquer jogador. 

No mais, muito treinamento até sábado!




NILTON MACHADO PISOU NA BOLA
Eu poderia citar muitos torcedores avaianos que se manifestaram contrários à escalação do marido da dona Sara para comandar a partida de domingo, mas vou ficar apenas em três, Guilherme Flemming, Roberto Costa e Miro Coelho.

Já se sabia, ou se esperava, das animosidades do marido da dona Sara para com o Avaí. Coincidentemente ou não, também contra o mesmo Joinville, na estreia do Campeonato Catarinense, ele tratou de mostrar serviço...

É verdade também, que no clássico da Copa do Brasil, Avaí 1 a 0, também foi o marido da dona Sara quem esteve no apito, mas em função das últimas ocorrências na final do Catarinense, que se arrasta pelos tribunais e envolvendo o Joinville, seria mais prudente não colocá-lo no comando, já que o time do Norte do Estado precisa de alguns agrados...

Mais uma vez, Nilton João de Macedo Machado aceitou calado a escala de um árbitro, tal qual fez no segundo clássico da Copa do Brasil, com Celinho...




NILTON MACHADO, O DIPLOMATA
Se a torcida avaiana, em sua grande maioria, tem suas contrariedades com o comportamento do presidente avaiano, ao menos em uma ocasião ele mostrou pulso firme para que a maionese não desandasse. Foi no caso Eduardo Costa.

Ontem, segundo informações do avaiano Rogildo Souza, o comentarista Miguel Aroldo Livramento afirmou que o Avaí precisa de um volante como Eduardo Costa, que jogue, e ainda salientou que "menino tem que jogar com menino", criticando duramente o jovem Renan.

Aliás, esse mesmo comentarista ficou de convidar Eduardo Costa para programa em que participa, onde o volante teria condições de contar a sua versão dos fatos. Até agora, e isso já passou um mês, nada aconteceu...

Claro que a aposentadoria precoce de EC5 pegou todos de surpresa, mas depois da indisciplina no clássico, e principalmente no treinamento, foi a diplomacia de Nilton Machado que resolveu a questão...




FALSA EXPECTATIVA
Além dessa história sobre Eduardo Costa, que a cada dia aparece um viúva reclamando sua ausência, ainda há outras que reclamam pela presença do atacante Hugo na equipe de Gilson Kleina.

Nem vou tocar na questão disciplinar porque isso parece já ter sido resolvido, mas verdade seja dita, o atacante fez dois gols contra o Flamengo e só!

Sim, ele jogou contra o Internacional, quando perdemos em Porto Alegre, 1 a 0. Depois fez os gols na vitória contra o Flamengo, 2 a 1. Jogou contra o Coritiba, vitória de 2 a 1, que veio justamente com Roberto, que entrou em seu lugar. Esteve na derrota para o Galo, 4 a 1. No empate contra o São Paulo, 1 a 1, outra vez o gol saiu após sua substituição...

Esse é o artilheiro que querem escalar no Avaí?




NÃO É SOLUÇÃO PARA TUDO
Se perguntassem o que acho de ter o meia Marquinhos no time, diria que dependeria muito da condição física. Marcos segue treinando e em constante observação, para saber se pode ou não voltar a jogar, ou fazer cirurgia.

Alguns torcedores mais empolgados com o Marcos dizem que com ele em campo as coisas seriam diferentes. E eu pergunto: diferentes como? Não questiono aqui o futebol de M10, mas ele está longe de ser a solução para todos os nossos problemas.

Marcos fez seis partidas pelo Avaí na atual Série A do Brasileiro. Empate com o Santos, 1 a 1 e gol dele, cobrando falta, assim como esteve na derrota para o Internacional, na vitória contra o Flamengo, na derrota para o Atlético-MG, e nos empates contra o "doladelá" e São Paulo. A equipe teve um aproveitamento de 33,33%.

Sem Marcos, o Avaí realizou 10 partidas: vitórias contra Coritiba, Goiás e Chapecoense; empates com Sport e Cruzeiro; e derrotas contra Grêmio, Vasco da Gama, Palmeiras, Atlético-PR e JEC. O aproveitamento da equipe foi de 36,66%

Marcos pode somar muito ao Avaí, mas não é tudo nem depende só dele.




CUIDADO COM O CAMACHO
Recebi algumas mensagens elogiando o futebol de Néstor Camacho, o meia atacante paraguaio contratado pelo Avaí. Porém, na atual fase da equipe, visivelmente sem confiança, é bom que saibam que ele também não é a solução para os problemas da equipe de Gilson Kleina.

Pelo que informaram, seu futebol é de gente grande, sem medo de ser feliz, e até por isso creio que esteja ansioso por vê-lo jogar. Um meio de campo com ele e Marcos, duas peças de muita habilidade, poderiam acrescentar num setor que tem tido sérios problemas na armação de jogadas.

Para quem vem "de longe", seria interessante que dessem tempo para ele demonstrar o futebol.




UNANIMIDADE
Já disse em algumas oportunidades que não vejo tudo aquilo no goleiro Vagner, que aproveitou aquela marola do título no Campeonato Paulista pelo Ituano e se firmou, mas atualmente, suas falhas mostram a instabilidade que está passando, sem confiança alguma...

Esse problemas causados por Vagner refletem diretamente na equipe, principalmente n o setor defensivo, cuja dupla Jeci e Emerson, mesmo experientes, estão com problemas de entrosamento e de acompanhamento, bem como com os outros zagueiros, todos jovens.

Falta marcação? Falta! Mas mesmo assim, alguns gols são perfeitamente defensáveis e a falha ocorre, causando grande prejuízo ao final da partida. Domingo, por exemplo, tomou dois gols bobos, apesar de ter feito um milagre.

A torcida já não aguenta mais: ou volta o Diego ou contrata alguém que não tenha medo de sair do gol...




GELADEIRA
Quando se tem muita expectativa por um jogador e ele não confirma, a decepção é grande e fatalmente acaba marcado pela torcida. Ao que parece é o que aconteceu o Júnior Aparecido Guimaro de Souza, o Juninho.

O craque da seleção de Timor Leste custou a fazer sua estreia no Avaí, talvez ninguém se lembre exatamente quando foi, mas o pênalti que perdeu contra o Atlético Paranaense foi marcante...

Acabou lhe rendendo um belo puxão de orelhas, além de ter ficado fora da delegação que viajou para Joinville...




PATROCÍNIO MASTER
Não conversei com ninguém da diretoria avaiana, nem com conselheiros, e também não vi nem ouvi nenhum comentário consistente sobre o assunto, mas achei interessante o time ter jogado com um patrocinador master na camisa, a conhecida WOA.

Na partida contra o JEC, apareceu o  logo da WOA em seu lugar tradicional, no ombro, do lado direito da camisa, e como patrocinador master substituindo a palavra LINYON, usada nos dois últimos jogos.

No site do clube não há qualquer linha sobre o assunto, o que me leva a imaginar que tenha sido um patrocínio pontual. Vamos aguardar!
Foto: Assessoria de Imprensa do JEC






Saudações AvAiAnAs!

32 Comentários:

Anônimo disse...

Olha eu posso estar maluco, mas que esta fazendo falta no meio de campo do Avai é o Pablo.
Sergio Bayestorff

Anônimo disse...

O COMENTARISTA ANÃO TEM QUE FAZER O MESMO QUE O E.COSTA, FEZ. SE APOSENTAR!PORRA,QUE HOMI MURRINHA,NEGATIVO,OLHO GORDO.VAI APRENDER A FALAR Ô COSA RUIM... GIBA.

guilherme disse...

O presidente poderia pelo menos ter emitido uma nota de repudio à escalação deste ladrão, que nunca marca pênaltis em favor do Avaí...Quando foi questionado sobre a escalação deste juizinho de quinta, ele apenas afirmou que esperava uma arbitragem boa...

André Tarnowsky Filho disse...

Presidente Bayestorff,

Pior é que o aniversariante de ontem está fazendo falta, sim...

André Tarnowsky Filho disse...

Giba,

Um verdadeiro corvo de sapato branco...

André Tarnowsky Filho disse...

Gui,

Ele teria que ter mudado essa postura faz tempo, mas a vaidade o deixa cego...

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Tenho certeza que, dadas as manifestações por aí, com a volta do Marcos seremos campeões brasileiros, com vaga na Libertadores e convidados a participar da fase de grupos da Liga dos Campeões.

JulioAzzurra disse...

Tem um certo baixinho na imprensa que deveria ter se aposentado antes do Eduardo Costa...

Ainda não sei qual é a influência de um presidente de clube na escalação da arbitragem. Quantos árbitros um clube tem do direito de "vetar" e se tem este direito, tem o direito de "pedir" também?
É claro que podemos se referir ao "grau de relacionamento" do presidente do clube com o presidente da federação, mas ...
Neste quesito o Avaí está muito mal...

André Tarnowsky Filho disse...

Júlio Azzurra,

É por aí...

Creio que essa questão de pedir ou vetar não seja explícita, mas como se diz pelo nosso Brasil afora, aos amigos os favores da lei, aos inimigos os rigores...

Estamos muito mal!

guilherme disse...

Não sei se conseguiríamos vetar o arbitro, mas o presidente deveria demonstrar total descontentamento com a escalação e não aceitar passivamente..

Anônimo disse...

Com esse presidente bunda mole e, com esse frangueiro....... as malas para a viagem de volta pra segunda já está pronta.......

miro disse...

com este frangueiro e os bundas moles de certos jogadores, É MELHOR JOGAR COM ESTA ESCALAÇÃO,

WO
WO
WO
WO
WO
WO
WO
WO
WO
WO
WO
WO
WO

SO ASSIM NOS NÃO VAI FICAR STRESSADO

Roberto disse...

Por um breve puxão na camisa do advsrsário Eduardo Neto ganhou cartão amarelo, com uma falta por trás que tirou Tauã do jogo e sujeito a estar gravemente lesionado, o jogador do JEC nem foi advertido.
Os jogadores que cometeram os dois pênaltis também deveriam levar cartão, mas como os pênaltis não foram apitados...
Assim é fácil colocar o Avaí entre os primeiros em número de cartões.
Já não me reporto mais ao presidente portamilá. Alô Conselho, tudo bem por aí? -RC

Anônimo disse...

RC, não te preocupes com o número de cartões, te preocupes com o número de pontos, na mais no saldo de gols.

Quanto aos pênaltis, foram realmente pênaltis, mas foram lances rápidos, como os lances dos jogos do Avaí contra o Flamengo e Coxa. Também não adianta reclamar muito, pois os jogadores do Avaí não sabem bater pênaltis.

Cuidado ao reclamar do presidente, se ele pular fora do barco, não tem ninguém para assumir hein.

forte abraço.

Juca!

Anônimo disse...

O que me questiono é por que o Avaí joga bem contra times grandes e joga mal contra os times do mesmo nível ou abaixo da tabela?
Contra São Paulo, Cruzeiro, Sport e alguns outros o Avaí joga, pressiona se defende o quanto pode, ataca... mas nem sempre consegue os resultados desejados pois as outras equipes tem muita qualidade, aí quando joga com Joinville, Vasco, joga com uma morosidade, erra passes, falha, joga mal e perde pontos preciosos e fáceis contra times do "nosso" campeonato, nos confrontos diretos vacilamos.
Quanto a estreia de Nestor Camacho tenho um certo receio, pelo que soube, ele é um jogador rápido, driblador, que parte pra cima, arrisca. Se ele faz isso é maior as chances de ele errar, e na situação que estamos, se errar duas vezes em um jogo a torcida já queima ele. Mas se ele estreia bem, cai nas graças da torcida. É o risco, basta dar um padrão ao time, definir qual é o esquema de jogo do Avaí e encaixar ele, aí fica mais fácil.

Eduardo Alves

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Eduardo Alves, se ele jogar com a 11, com a 19, com a 28, com a 84, não tem problema. Erra uma ou duas e passa despercebido. mas se jogar com a 10, meu caro, devolve pro Paraguai, porque nem o uísque falsificado valerá menos. Registra o que eu digo.

Roberto disse...

HÁ UM DETALHE NOS JOGOS DO AVAÍ, OCORREU TAMBÉM EM JOINVILE.

A GENTE VÊ DOIS ATACANTES NA FRENTE, ISOLADOS, QUE QUANDO RECEBEM A BOLA TÊM DIANTE DE SI DE QUATRO A CINCO DEFENSORES PARA ENFRENTAR. É CLARO QUE PERDEM A BOLA E O CONTRA-ATAQUE ACONTECE. A BOLA VOLTA IMEDIATAMENTE PARA O NOSSO CAMPO. ISSO FOI FLAGRANTE EM JOINVILE.

ACHO QUE O QUE FALTA É, AO ATACAR, PELO MENOS DOIS DO MEIO CAMPO CHEGAREM À FRENTE DA ÁREA ADVERSÁRIA, A FIM DE SEREM OPÇÕES AOS ATACANTES. É O QUE SE VÊ NOS TIMES QUE ESTÃO VENCENDO, CHEGAM COM QUATRO À FRENTE, E AÍ, MAIS CONDIÇÕES DE GOL E DE RETER A BOLA NO ATAQUE.
E TAMBÉM É IMPORTANTE CHUTAREM DE FORA DA ÁREA.

CONTRA O CRUZEIRO, NO SEGUNDO TEMPO, TIVEMOS AQUELES BONS MOMENTOS, ONDE ATACAMOS EM BLOCO, DEPOIS DA ENTRADA DO RÔMULO. O CRUZEIRO SENTIU A PRESSÃO E O NOSSO EMPATE ACONTECEU. MAS EM JOINVILE KLEINA VOLTOU A SER CAGÃO. COMO ENTENDER?
HUMILDEMENTE, GOSTARIA QUE KLEINA LESSE ESTAS PALAVRAS - Roberto Costa

Anônimo disse...

André, belíssima observação sobre o Marquinhos. É um grande jogador, mas longe de ser a solução. Aliás em um esporte coletivo como o futebol nenhum jogador é a solução ou o problema e a estatística que você apresentou mostra isto. Jogadores são humanos e como qualquer humano refletem "luzes" e "sombras", acertos e erros. Algumas vezes mais erros que acertos principalmente num esporte onde a tomada de decisão acontece em frações de segundos.

Abraços, Carlos.

Roberto disse...

JUCA, ASSIM TU ME MATAS DE TANTO RIR.

CARA, QUEM PULOU FORA DO BARCO FOI O MALUCELLI, CONHECES?rsrsrsrsrsrsrsrsrSRSRSRSRSRSRSRSrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

QUANDO VIU A COISA PRETA, QUE VOCÊ NÃO CONSEGUE VER,
MIJOU PRA TRÁS. Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrrsrsrsrsrrsrsrsrrsr
QUÁQUÁQUÁQUÁ.
TOLO ELE.
VALEU MALUCELLI. - Roberto Costa

André Tarnowsky Filho disse...

Miro,

Bebeste Belco? Isso é coisa "doladedá"...

André Tarnowsky Filho disse...

Eduardo Alves,

Faz`sentido...

o Avaí precisa oscilar muito menos...

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

Em várias partidas tivemos esse vácuo entre meio de campo e ataque, e o que é pior, entre meio e defesa...

André Tarnowsky Filho disse...

Carlos,

Obrigado, mas os números não mentem. E a idade faz com que as coisas se agravem para o galego...

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

O Malucelli não esperava um rombo tão grande...

André Tarnowsky Filho disse...

Juca,

Como estás mal informado...

Agora nem piadista consegues ser...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo