quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Bom dia, Azurras - nº 2.022

AINDA SOBRE O ESTATUTO  PRESIDENTE SEM REMUNERAÇÃO
Na Bom dia, Azurras de ontem, escrevi uma nota intitulada "PRESIDENTE SEM REMUNERAÇÃO", onde comentei que o ex-presidente Flávio Ricardo Félix, presente na Assembléia Geral Extraordinária do Avaí na última segunda-feira, em que pese sua ativa participação nos debates sobre as alterações feitas ao estatuto do clube, acabou derrotado numa de suas sugestões, a de que o presidente executivo do clube fosse remuneradoDiga-se de passagem, em seu mandato, já se havia feito essa alteração, que posteriormente caiu na gestão de João Nilson Zunino.

Para esclarecer os fatos, recebi uma mensagem do ex-presidente Flávio Ricardo Félix, que faço questão de publicar, "ipsis litteris", que é o mesmo comentário publicado na Bom dia, Azurras de ontem, de onde podemos aprofundar ainda mais o debate sobre o novo estatuto do Avaí Futebol Clube, e mais do que isso, tomar conhecimento de como as coisas efetivamente transcorrerão daqui pra frente.

Segue o baile!




O COMENTÁRIO DE FLÁVIO R. FÉLIX
"Bom dia,

Algumas notícias circulando dão conta de que o eleitor avaiano, nas próximas eleições votarão numa chapa tão somente para eleger a Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo. Nada disso. O artigo 80 prevê eleições para os dois casos, em separado, como nas melhores democracias. O eleitor poderá votar para a Presidência e Vice do Executivo e para a chapa do conselho separadamente, podendo optar por chapas distintas. Melhor e mais democrático impossível.

Divulgam, também, que tive a tese rejeitada do Presidente ser remunerado. Que tive uma tese rejeitada, correto, faz parte da democracia, mas minha tese era no sentido de que TODA A DIRETORIA EXECUTIVA "pudesse" ser remunerada, e não como colocado, "fosse", com a remuneração fixada pelo Conselho Deliberativo, se fosse esta a pretensão. Seria opicional para escolha dos gestores.

Explico. Quando presidi o clube, tínhamos quase uma dezena de diretores, todos sem remuneração. Quase todos, sem remuneração e sem tempo para dar expediente no clube. Apareciam de vez em quando, como hoje acusam o atual Presidente. Meros diretores de carteirinha, que serviam mais para entrar gratuitamente nos jogos e colocar amigos e parentes estádio adentro . Amadorismo puro que não cabe mais hoje. Defendo o total profissionalismo, que demanda cobrança e obrigações, principalmente mais dedicação ao clube.

Acho que deu certo. Em 3 anos fomos: campeões estadual depois de 10 anos, campeões brasileiro, campeões de dois turnos em 98 e em 99 vice estadual roubados. sem falar de dezenas de outras conquistas. Tínhamos cerca de 15 equipes de esportes olímpíco, diretoria comandada pelo Hercilinho, este um grande abnegado sem remuneração. Colocamos o clube noutro patamar no Brasil. Construimos uma bela sede social com 500 metros quadradas onde fazíamos todas nossas festividades e inexplicavelmente foi fechada, dois campos de treinamentos, denominados CT João Salum, numa justa homenagem para o Presidente que nos entregou nosso estádio na sua gestão. Hoje querem destituir para colocar o nome de outro Presidente, que melhorou, é verdade, o CT, mas o outro nos entregou o Estádio e já tinha sido homenageado.

Voltando,.fizemos sem qualquer recurso de televisão, sem recursos públicos, com parcos sócios e receitas dos jogos, mesmo com muitas dívidas herdadas. Tínhamos que vencer para ter dinheiro. E como vencemos!

Sem botar do bolso, remunerando parte da diretoria e quando entregamos não tinha nenhum abnegado com dinheiro dentro do clube. Em resumo, fizemos mais, com muito menos e pagamos dívidas, não as criando. O Avai, desde que visto e administrado com dedicação, competência e profissionalismo, é viável. Não precisamos de agentes, agiotas e empresários.

A tese não foi acatada pela maioria na Assembléia, com argumentos até jurídicos, que serão devidamente estudados buscando alternativas, pois de minha parte não vejo melhor caminho senão o total profissionalismo. Essa coisa de entrega, de abnegado, cabe até em algumas funções. Mas o tal amadorismo, muitas vezes vem travestido por negociatas com empresários para suprir prejuízos pessoas, ou familiares ao lado ganhando dinheiro. Pode vir, ainda, com a terceirização do clube, como hoje é realidade no outro lado e como aprovado no nosso estatuto. Sim, foi aprovada a possibilidade de terceirização, passou batido, o que jamais concordarei quando quiserem efetivar.
O mais importante é que tivemos enormes avanços e a luta continua."




SOBRE AS ELEIÇÕES
Interessante a colocação feita pelo ex-presidente Flávio R. Félix. Pelo que eu havia entendido, a votação seria na CHAPA, mas conforme ele observou, baseado no artigo 80, o associado do Leão poderá votar para a presidência e vice da diretoria executiva e para a chapa do Conselho Deliberativo, separadamente, podendo optar por chapas distintas. 

Se for dessa forma, creio que carece de uma melhor explicação o critério da proporcionalidade para o Conselho Deliberativo, independente daqueles tais 30% quando a eleição for entre duas chapas, ou 20%, quando com mais de duas...

De qualquer forma, há que se considerar que o sistema é extremamente democrático e oferece uma participação maior do associado do Avaí Futebol Clube.




SOBRE A REMUNERAÇÃO
Indubitavelmente, creio que a grande diferença está nessa colocação feita pelo ex-presidente: não apenas o presidente do clube, mas que TODA A DIRETORIA EXECUTIVA "pudesse" ser remunerada.

O assunto é polêmico, mas tem sua razão de ser. Aliás, fiquei pasmo com o que recebem alguns dirigentes, assim como não entendo a contratação de tantos outros. Se a situação fosse mais transparente, certamente não teríamos esse tipo de problema atualmente...




SEM VOLTA
Creio que o ex-presidente Flávio Ricardo Félix terminou de forma muito feliz seu comentário:

"O mais importante é que tivemos enormes avanços e a luta continua."

Não há dúvidas de que a luta por um Avaí Futebol Clube muito melhor prossegue, não tem fim. Afinal, acima de qualquer coisa, é importante que saibamos exatamente o nosso tamanho e onde podemos chegar.

Não por acaso, mencionei meses atrás um questionário que foi enviado ao presidente da diretoria executiva do clube, Nilton João de Macedo Machado, e não por acaso, está sem resposta até hoje.

Independente da postura do atual mandatário, ele sabe muito bem que pisou na bola ao não ter feito a "faxina" prometida no discurso de posse e em janeiro de 2014...

O Avaí segue seu rumo! E o "amado" também...




AVAÍ x PONTE PRETA NA "FAIXA"
Que tal assistir Avaí x Ponte Preta, "na faixa", confortavelmente em pleno camarote da Ressacada?

Blog do Tarnowsky está sorteando dois ingressos para assistir ao último jogo do Leão em casa este ano, sábado, 21 horas, contra a Macaca, na Ressacada, no camarote!

Para participar, é simples: siga no twitter @Tarnowsky, curta no Facebook a página Blog do Tarnowsky, e envie uma mensagem com seu nome completo e telefone para contato@andretarnowsky.com.br, com a seguinte frase:

"EU QUERO TORCER PELO LEÃO NO CAMAROTE COM O BLOG DO TARNOWSKY!"

O resultado será divulgado no sábado, às 12 horas, através do Blog do Tarnowsky, em seus espaços nas redes sociais.

Participe!







RESSACADA, A CASA DO AVAÍ!
Saudações AvAiAnAs!

23 Comentários:

ANDRÉ LUIZ disse...

André só tenho uma coisa para fizer, independente de série precisamos de mudanças profundas no elenco, diretoria, administrativo, só assim podemos sonhar em um 2016 melhor.

André Tarnowsky Filho disse...

Xará Luiz,

Sem dúvida. e acrescentaria nessa lista esse pessoal da retaguarda, como os preparadores físico e de goleiro...

Anônimo disse...

Mas com essa diretoria que ai está não espere mudanças,mais do mesmo.

Roberto disse...

Acho que diretoria tem de ser remunerada para poder ser cobrada. Esse negócio de presidente abnegado é coisa de uma era que já passou.

Pagam-se salários de vulto para atletas e treinadores e por que o presidente tem de trabalhar de graça?

Que não seja uma fortuna, mas que compense o tempo que o cidadão vai deixar de ocupar-se com suas atividades particulares.

Importante também, e muito, é que o sujeito seja reconhecidamente torcedor do Clube. - RC

Anônimo disse...

O futebol do tempo da dedicação voluntária morreu.

Ha que se remunerar e cobrar do CEO executivo o alcance das metas.

Esta de presidente amigão, paizão, patronão, não cola mais.

O de antes, que bancava do bolso (mas a conta a pagar ainda esta lá no balanço) não admitia ser cobrado por suas mazelas administrativas e virou o "dono" do clube por mais de uma década,

O de agora, não banca nada, e pinta de sacrificado por sua dedicação em detrimento de sua vida particular...ó coitado...achou que ia presidir um clube social?

Avançamos, mas o caminho é longo.

Bora pra Ressacada, SEMPRE!

Beto

Anônimo disse...

André,

Concordo plenamente com o ex-presidente Flávio Felix e com o comentário do Roberto Costa, tem que profissionalizar e pagar salários dentro da realidade do clube para a diretoria!

Daniel Salles

Anônimo disse...

Bom dia!

Colegas, se a diretoria do time azul fosse remunerada, estaria a quase três meses sem receber.

Forte Abraço.

Juca!

André Tarnowsky Filho disse...

Bom dia, Juca,

Bem diferente da tua, que recebia 20% de qualquer coisa que entrasse no clube, até que virou "dona"da bodega, certo?

Abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo,

Até as próximas eleições, o enredo já está pronto.
Depois é outra conversa...

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

Esse assunto ainda vai render pano para a manga...
Na verdade, é preciso corrigir algumas distorções que estão acontecendo no Sul da Ilha, e vislumbrar uma saída mais interessante.
Concordo, essa história de abnegados já cansou, e tem gente apenas esperando a oportunidade para visitar a "dona Justa"...

André Tarnowsky Filho disse...

Beto,

Não há dúvidas de que ocorreram avanços, mas tudo precisa ser muito bem estudado, visto que os oportunistas de plantão estão ávidos por boquinha. Aliás, semana passada citei um deles por aqui, que de tanto babar ovo, está instalado no Sul da Ilha...

André Tarnowsky Filho disse...

Daniel Salles,

Como disse ao RC, esse assunto ainda vai render pano para a manga...
O que não pode é o AFC ficar à mercê de chupa cabras...

Unknown disse...

André,

Explicando a proporcionalidade das chapas, proposta nossa desde as eleições passadas, pois antes jamais tivemos duas chapas concorrendo, é fácil e será muito bom ao clube. Apura-se os votos separadamente e aplica-se o percentual. As chapas já virão como os nomes em ordem preferencial para serem pinçados e os demais ficarão como suplentes. E já está previsto a possibilidade de urna eletrônica, além das eleições serem fixadas para o final de semana, evitando o que ocorreu na eleição passada, que foi feita no horário comercial.
Outro avanço importante, lembrado agora em razão da citação de um post acima, é que o dirigente até pode colocar algum de seu bolso, mas terá que fazer dinheiro para se pagar ainda na sua gestão. Não terá mais essa de gastar desbragadamente na sua gestão, e ferrar o sucessor com cobranças pessoais depois. Não cobrou, vira doação.
Para aprovar essa importante alteração, lembrei que fui vítima de 2 processos judiciais de ex-presidentes. Botaram do seu bolso e executaram o clube inclusive com penhora de renda e de passes de jogadores. Uma vergonha. Agora, até por força também do PROFUT, tem que ser respeitado o orçamento. Nos últimos anos, sem qualquer exagero, tivemos mais de 300 processos trabalhistas. E dessa, como voce disse, a continuar a gastança e o cabide de emprego, teremos já no ano que vem muitas outras.

Anônimo disse...

Muito boa a carta explicativa do ex-presidente Flávio Félix.
Aliás, concordo com tudo o que o mesmo falou.
No futebol atual, não há mais espaço para amadorismo.
É preciso profissionalizar tudo, inclusive os dirigentes sim, pena que esse item da remuneração não foi aprovado.
Deveria ser.
Aliás, o atual presidente precisa se decidir de uma vez se fica e lidera o movimento de modernização administrativa e profissional do clube, ou vai para casa cuidar de seus afazeres profissionais.
Na verdade, o Avaí precisa de um choque de gestão em todos os departamentos.
Uma revolução interna, pautada pela meritocracia e transparência.
Abraços.
Eduardo

Aldojan disse...

André,
Bom dia!

Ainda estou esperando a limpeza administrativa prometida pelo presidente, será que vai demorar? Como você diz: melhor perguntar no Posto Ipiranga
Se eu soubesse que ia ser conduzido dessa forma não teria votado na chapa dele. Esse não me engana mais!

Abraços

Anônimo disse...

Carlos Avaiano

E quem cuida do gramado não é remunerado? Já esqueceram como ele está?
Tudo começa ali, onde a bola rola, depois vem quem a faça rolar com maestria
Estádio moderno cheio de camarotes,elevadores, mas lá onde realmente o espetáculo acontece, está faltando o importante TAPETE com artistas de primeira, e para o bom êxito do espetáculo, direção competente.

Anônimo disse...

André, não sei se eu li alguém falado se seria bom ou se já tinha algo de concreto no novo estatuto, que é a questão de nenhum funcionário do clube ser empresário de jogador, nem controlar bares e etc. dentro da Ressacada.
Gostaria de saber se isso realmente foi abordado ou se é apenas um sugestão para se fazer.

Eduardo Alves

Roberto disse...

PELO JEITO A SPE ESTÁ COM OS SALÁRIOS EM DIA, PORQUE SALÁRIO ATRASADO FOI ASSUNTO BOMBADO NO PROGRAMA DE HOJE, 26/11, DA TURMA DO MEU CANTINHO, MAS SÓ EM RELAÇÃO AO AVAÍ.
O AVAÍ NÃO SABE A FORÇA QUE TEM. - RC

Anônimo disse...

A senhora do financeiro e contabilidade e o senhor do gramado dominam todos os bares e faz pelo menos mais de 12 anos......mas ninguém tá nem ai

Anônimo disse...

Volta Flávio? Teu passado te condena, no blá blá blá é uma coisa, na prática é outra. Conta aqui pro bonequinho, como diria o corvo de sapato branco. Pacabá, nééôô!

Anônimo disse...

Anônimo com jeito daquele que ficava grudado no saco do Dr.Zunino.

Unknown disse...

Responder anonimo é f...Existe algo mais covarde, cretino. Nao. Do meu passado no Avai, me lembro de um numero record de titulos e realizacoes. Conte ai o que condena, mas assina, seja homem. Processei Zunino, processei Miguel e se retrataram, seras apenas mais um. Se nao sabes, comigo sempre foi assim, nem o Avai, nem minha pessoa era ou sao ofendidos na honra, na, imagem sem provas, sem pronta resposta judicial. Venha, seja homem.
Agora, se nao assinar, a responsabilidade passa para quem publica e peco ao Andre que nao publique ofensas de gente que nao se garante. Andre pode ter todos os defeitos que quiserem, como todos temos os nossos, mas assina o que faz.
FlavioFelix (naquele comp. maldito)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo