quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Bom dia, Azurras - nº 2.413


MUITA CALMA NESSA HORA
Ontem comentei nesse espaço da Bom dia, Azurras, sobre a notícia está no site do Tribunal de Contas do Estado (TCE), clique e confira, onde aparece uma condenação do Instituto Avaí, seu presidente, o Avaí Futebol Clube e o ex-secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Ressaltei, ainda que tivesse colocado o link, o seguinte trecho:

"A decisão, prevista para ser publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/SC em 1º de março de 2017, também determina que o Instituto Avaí Futebol, seu presidente, Luciano Corrêa, e o Avaí Futebol Clube ficam impedidos de receber novos recursos públicos até a regularização do processo. Cópias do relatório técnico, do voto do relator e do acórdão serão encaminhados ao Ministério Público do Estado de Santa Catarina." 

Salientei, também, que o tamanho da bom é de R$ 746.964,00!

 Porém, ainda que alguns queiram apagar fogo com gasolina, vale alguns esclarecimentos que tive com um "quero-quero" jurídico, muito íntimo das coisas do Sul da Ilha, que mostrou que o "bicho" não é tão feio quanto parece, apesar de manchar, indubitavelmente, a imagem do clube de maneira antecipada e gratuita... 




ALGUNS TOQUES SOBRE O TCE

Primeiro, há que se considerar, como destaquei na nota acima, a decisão só será publicada no dia 1º de março de 2017, isso como previsão, ou seja, o Instituto Avaí, seu presidente, o Avaí Futebol Clube e o ex-secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, ainda nem tomaram conhecimento de tal fato. Quando for publicada, as partes certamente se manifestarão oportunamente no processo.
 
Segundo, ainda na esfera administrativa, ainda no âmbito do Tribunal de Contas do Estado (TCE), há a possibilidade de recurso, o que pode, em tese, mudar todo esse panorama difamatório acerca do Instituo Avaí e todos os envolvidos.

E por último, mas não menos importante, tal decisão do conselheiro do TCE, em nada interfere no contrato de patrocínio da Caixa Econômica Federal para com o Avaí Futebol Clube...




ESBOÇO DE ELENCO
Na Bom dia, Azurras de ontem, fiz um apanhado sobre o elenco avaiano, citando por setores da equipe o que havia postado no último domingo. Para a surpresa geral da Nação Azurra, no início da noite de ontem, o Avaí postou em seu site uma manifestação do presidente do clube, Francisco José Battistotti, bem como a relação dos jogadores que devem começar a temporada de 2017 pelo Leão.


Confira: 

Goleiros (2): Kozlinski e Vitor; 
Zagueiros (3): Betão, Gabriel e Gustavo; 
Laterais (5): Alemão, Capa, Gustavo Santos, Léo e João Paulo; 
Volantes (5): Caio César, Chapecó, Djavan, Judson e Luan; 
Meias (3): Diego Jardel, Marquinhos e Vinícius Pacheco; 
Atacantes (5): Deivid, Rômulo, Santarém, Toshi e Vitor.

São 23 jogadores com contrato para a próxima temporada, e além destes, seguem as negociações para renovações de contratos e novos reforços, bem como o possível aproveitamento de alguns atletas que participarão, em janeiro, da Copa São Paulo de Futebol Júnior.




DUAS NOVIDADES
Como se pode perceber pela lista divulgada pelo Avaí, existem duas novidades entre os relacionados. A primeira, chegando com ares de reforço, o zagueiro Gustavo, que divulgamos ontem AQUI e AQUI. Creio que possa ser um ótimo reforço para substituir Fábio Sanches.

O segundo, mais novo, menos pompa, o volante Djavan, de 21 anos, vindo do Botafogo da Paraíba, que quer queiram ou não, chega muito mais como uma aposta, visto que apenas foi acrescentado na relação, mas que não tenho a menor dúvida de que pode surpreender, até porque por aqui ninguém o conhece.

Aos dois, nossas boas vindas ao Leão!




REAPRESENTAÇÃO PARA 2017
Da mesma forma que divulgou a atual composição do elenco, o Avaí também já definiu a data da reapresentação do elenco, que será no dia 3 de janeiro, indo até o dia 8, para a realização de exames clínicos e físicos.

A pré-temporada será realizada de 9 a 19 ou 20 de janeiro, em Águas Mornas, onde o Avaí estará hospedado no Águas Mornas Palace Hotel, repetindo o que foi feito de 2015, quando o clube fez uma parte da preparação no CEFETA e depois optou por ficar na bela cidade da Grande Florianópolis.




COMUNICAÇÃO
"A Direção do Avaí precisa conduzir direito a comunicação das novas contratações. Sobretudo para não estar refém desta corja da imprensa. O discurso atual da mídia é que o time do motoboy (aquele que também tem salários e prêmios atrasados, que foi rebaixado, e que terá dificuldades financeiras ano que vem) está na frente na montagem do elenco (elenco de série B/C, diga-se de passagem).
Já o Avaí está atrasado, que vai perder a trinca de ferro (Renan, Sanches e Betão) e que Leandro, Lins, Gustavo e o meia Marquinhos, vem todos de lesões grandes... ou seja..."

O comentário é do sempre atento Silvio Santos, pelo Facebook, que transcrevo e assino junto. Aliás, disse e repito o que salientei semana passada: desnecessárias as entrevistas de Joceli dos Santos e de Francisco José Battistotti nos programas da rede zelotes de sonegação...

A chacota em cima do Leão continua, esses safados não mudam, e a diretoria avaiana não aprende, nem seus assessores especiais, que adoram "compartilhar" informações...




RENAN NO GOIÁS
Segundo o jornalista e blogueiro Guilherme de Paula Machado, "Destaque do Avaí neste temporada, goleiro Renan, ex-Botafogo, acerta com o Goiás", clique e confira, dando fim a mais longa "novela" do Sul da Ilha desde que terminou o Brasileiro da Série B.

Já disse aqui, não é a primeira vez que tal situação acontece e nem mesmo será a última. Sem precisar ir muito longe, na história recente do clube, tivemos três nomes dentro do Avaí, que também deixaram o clube por propostas melhores e maiores: William, Evando e Marquinhos, ainda que no caso deste último, o presidente da época, João Nilson Zunino, foi o maior incentivador para que isso tivesse acontecido.

Na saída de Renan, a semelhança é maior com a ida de William para outro clube de Goiânia, o Atlético-GO, em 2012. W9 caiu com o Leão e na hora de renovar e encarar uma Série B, optou pelo atual campeão da competição onde o Leão foi vice este ano...

Durante o programa Band Cidade, Battistotti afirmou que, enquanto o Avaí não contratar nenhum goleiro, as portas estão abertas para Renan...




QUE NOVIDADES?
No último dia 12 de dezembro,  o zagueiro Betão colocou no Facebook um vídeo onde aparecia junto com seu preparador físico Valter Preis e afirmando:

"2017 PROMETE! Em breve teremos novidades!  🤔⚽️ Mais um dia de trabalho com meu amigo, preparador físico @valterpreis #funcional #metas #2017 #B3S #Betão03 👊🏾💢"

Ontem, segundo o site GloboEsporte, "Dorival não aprova, e Santos descarta contratação de Betão, do Avaí", clique e confira. Verdade seja dita, como consta da matéria, Betão foi oferecido ao Santos, apesar de ter contrato em vigor com o Leão até metade do ano...

Posagora...






Saudações AvAiAnAs!

8 Comentários:

Fernando TS disse...

É fato que esse elenco está mais fraco do que o vice-campeão da série B, pois a saída do Renan deixa um vácuo. Mas também me parece que esse elenco é muito mais consistente do que o elenco que começou o ano de 2016 em terra arrasada. A série A é apenas no segundo semestre e teremos todo o estadual para observar talentos como o Capa e o próprio Alemão.

Olhando a relação dos jogadores com contrato podemos perceber a presença do Gustavo, irmão do Marquinhos. Claro que ele, Marquinhos, é o grande nome da minha geração de torcedores (tenho 28 anos), mas não dá para manter o irmão dele simplesmente por esse fato. Antes a desculpa era que o Gustavo estava ali apenas para "compor", mas agora temos o melhor compositor do Brasil, o Djavan.

Obs: ficaremos esperando em algum Happy Hour uma canção do "Djavan original" para homenagear a nossa contratação. kkkkkkk.

Forte abraço!

Fernando TS

Anônimo disse...

André,

Boa sorte pro menino Djavan que vai vestir nosso manto ano que vem!

Mas não consigo entender essa política do Avaí de trazer jogador jovem (menos de 23 anos), a não ser que seja muito diferenciado (espero que seja o caso do Djavan), quando temos a base a disposição.

Não seria mais interessante dar chance pro Menezes que mostrou qualidade ano passado ou tirar o Braga da geladeira e em vez de emprestar manter aqui? Veremos...

Daniel Salles

Guilherme P. Flemming disse...

pelo que pesquisei sobre o Djavan, ele pode nos dar muitas alegrias...

Anônimo disse...

Fico feliz em saber que o Santos descartou a contratação do zagueiro Betão. Esse atleta é experiente, líder e nos dá grande sustentação no setor defensivo. Quanto ao volante Djavan, de 21 anos, vindo do Botafogo da Paraíba; é preciso aguardar a bola rolar para ver seu potencial e também entender que apostas como estas são válidas e futuramente interessantes para o clube (caso o jogador demonstre qualidade).

André Tarnowsky Filho disse...

Daniel Salles,

Tens razão, mas especificamente no caso do Menezes. há uma séria interferência do empresário, o que vem atrapalhando o aproveitamento dele dentro do Avaí.
Quanto ao Braga, agora já foi...

André Tarnowsky Filho disse...

R. Póvoas,

Informações que recebi dão contra de que o zagueiro Gustavo também é um bom líder.
Sobre o Djavan, boto fé!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo