domingo, 25 de dezembro de 2016

MONÓLOGO DE NATAL, by Aldemar Buarque de Paiva

Não gosto de você, Papai-Noel, também não gosto desse seu papel de vender ilusões à burguesia...

Se os garotos humildes da cidade soubessem do seu ódio à humanidade, jogavam pedras nessa fantasia!
Você talvez nem se recorde mais, cresci depressa e me tornei rapaz sem esquecer, no entanto o que passou...
Fiz-lhe um bilhete pedindo um presente e a noite inteira eu esperei contente, chegou o sol e você não chegou!

Dias depois, meu pobre pai, cansado, trouxe um trenzinho feio, enferrujado, que me entregou com certa hesitação...
Fechou os olhos e balbuciou:
“É pra você, Papai-Noel mandou...” e se esquivou, contendo a emoção!

Alegre e inocente, nesse caso pensei que o meu bilhete, com atraso chegara às suas mãos no fim do mês...
Limpei o trem, dei corda, ele partiu deu muitas voltas, meu pai sorriu e me abraçou pela última vez!
O resto só eu pude compreender quando cresci e comecei a ver todas as coisas com realidade...

Meu pai chegou um dia e disse a medo:
“_ Onde é que está aquele brinquedo?
Eu vou trocar por outro na cidade!”

Dei-lhe o trenzinho quase a soluçar e como quem não quer abandonar um mimo que nos deu alguém que nos quer bem, disse medroso: _ Eu só queria ele...
Não quero outro brinquedo, quero aquele e, por favor, não vá levar meu trem!

Meu pai calou-se e pelo rosto veio descendo um pranto e eu ainda creio tão puro e santo como só Jesus chorou...

Mamãe gritou, ele não deu ouvidos, saiu correndo e nunca mais voltou!

Você, Papai-Noel, me transformou num homem que a infância arruinou, sem pai e sem brinquedos, afinal dos seus presentes não há um só que sobre para riqueza do menino pobre que sonha o ano inteiro com o Natal!

Meu pobre pai, doente, mal vestido, pra não me ver assim desiludido, comprou por qualquer preço uma ilusão...

Num gesto nobre pra trazer-me lenitivo, roubando o trem do filho do patrão!

Pensei que viajara, no entanto, depois de grande,

Minha mãe, em pranto, contou, que fora preso e
Como réu ninguém a absolvê-lo se atrevia...

Foi definhando até que Deus um dia entrou na cela

E o libertou pro céu! 

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo