sexta-feira, 24 de março de 2017

Bom dia, Azurras - nº 2.506

BRIGA DE GENTE GRANDE
Na quarta-feira passada, dia de Avaí x Atlético Tubarão, fiz uma postagem intitulada "OLHOS ABERTOS PARA CHAPE E BRUSCÃO", clique e confira, que naquela mesma noite  enfrentariam Almirante Barroso e Metropolitano, respectivamente.

Felizmente para o Avaí, o dever de casa foi cumprido, não sem antes passar por um drama de ter que virar um placar adverso em 2 a 0. ogando bem ou jogando mal, e o Leão jogou mal mesmo, o importante é que os três pontos foram conquistados e a liderança na classificação geral foi mantida.

Porém, bom que se diga, o returno não está tão fácil quanto foio turno, e tanto a Chape quanto o Bruscão, na mesma quarta-feira passaram por "viradas" e também venceram seus respectivos jogos pelo mesmo placar do Leão, 3 a 2.

Quando fiz a postagem, logicamente não incluiu o jogo Joinville x Criciúma, que foi realizado ontem, com vitória do Coelho, 1 a 0, que segue líder do returno com 100% de aproveitamento, três jogos e três vitórias. 

Por uma questão de coerência, e baseado no que escrevi na semana passada, ainda aposto que se houver uma final, o adversário do Leão sairá entre Brusque, Criciúma e a Chapecoense correndo por fora, mas com 33,33% dos returno jogado, não há como descartar a chegada do JEC.

Ainda sobre o JEC, o líder do returno vai pegar uma verdadeira prova de fogo nas duas rodadas seguintes, Metropolitano e Avaí fora da Arena, e até por isso, não acredito que mantenham o fôlego depois do dia 29, quando jogarão na Ressacada.

Temos sim, cinco candidatos ao título do returno, Avaí, Brusque, Chapecoense, Criciúma e Joinville, ou seja, briga de gente grande. Todavia, creio que nas duas próximas rodadas teremos a definição de se ter ou não uma final, até porque, se o Avaí vencer a Chapecoense no domingo, não creio que dará espaço para o Joinville na quarta-feira e o Leão ficaria ainda mais vivo dentro do returno, com possibilidades claras de eliminar a final.

Mais do que nunca, nessas duas rodadas que estão chegando, o Avaí terá que se superar, jogar com muita aplicação, muita determinação, para deixar o sonho de mais um título ainda mais próximo.




CONFRONTOS DIRETOS
Pelo meu raciocínio, temos cinco equipes brigando para chegar à final e cinco brigando contra o rebaixamento. Direcionando a atenção apenas para quem vai tentar enfrentar o Leão, e até nas possibilidade que os comandados de Claudinei Oliveira tem de abocanhar o returno, é interessante observar quantos confrontos diretos ainda cada equipe vai ter.

Vejamos:

Avaí: CHA (F), JEC (C), BRU (F);
Brusque: CHA (F), AVA (C), JEC (F);
Chapecoense; AVA (C), BRU (C), JEC (C), CRI (F);
Criciúma: CHA (C);
Joinville: AVA (F), CHA (F), BRU (C).

Não está fácil para ninguém, mas ainda vejo bons motivos para seguir acreditando que o Avaí pode conquistar o returno. Simples assim.




FALTA UM
Ontem escrevi que o meia Marquinhos voltou a marcar na Ressacada, um belo gol de cabeça, e agora está apenas a dois gols de empatar com o maior artilheiro da "Era Ressacada", Décio Antônio.

Meu amigo Fernando Luiz Pinheiro Guimarães tratou de corrigir prontamente, com uma consulta pra lá de fidedigna, conforme mostra o "print" acima. 

Como todo avaiano que se preza, querendo saber sobre dados estatísticos relacionados ao nosso Leão, não há sombra de dúvidas de que o melhor caminho é consultar meu amigo Spyros Apóstolo Diamantaras, que também nos abastece com os dados dos confrontos e arbitragens. 

Então, na partida contra o Joinville, Marquinhos terá oportunidade de empatar ou superar o maior artilheiro da "Era Ressacada", Décio Antônio.




ENTRE OS 10
Diferente do que escreveu um colunista social Cacau MenezesMarquinhos pode se transformar no maior artilheiro em jogos na Ressacada, mas na história do clube existem outros que estão bem à sua frente.

Verdade seja dita, M10 já está entre os 10 maiores artilheiros do clube, atrás apenas de Saulzinho, Nizeta, Cavallazzi, Felipinho, Amorim, Jacaré, Décio Antônio e Toninho.

Capricha, Galego!




DESCONFIANÇA VOLTANDO
Até pela coerência do técnico Claudinei Oliveira, após a saída do goleiro Renan, Maurício Kozlinski assumiu a titularidade da camisa 1 do Avaí, ainda que tivesse contra ele toda a desconfiança da torcida azurra.

Verdade seja dita, Kozlinski conseguiu acabar com esse receio dos torcedores, principalmente no turno do Campeonato Catarinense, quando fez bons jogos, garantindo bons resultados e a invencibilidade.

No entanto, mesmo que o Leão tenha jogado desfalcado nos três jogos do returno, o goleiro avaiano vem falhando sucessivamente em todos os últimos jogos, contra Criciúma, Metrô e até contra o Tubarão.

Abre os olhos, Kozlinski!




COMPLICADO
Nunca fui favorável a contratação, ou "renovação", do Gustavo Santos, irmão do meia Marquinhos, pelo Avaí. Ainda que alguns digam que ele não vem comprometendo, sua "adaptação" à lateral não tem ajudado.

Sim, falo em adaptação em função de que quando começou na base avaiana, Gustavo jogava na meia. Lembro dele marcando gol em clássico pela Copa SC, vitória do Leão por 3 a 0, mas hoje com seus 30 anos, está muito lento...

Em Blumenau, falhou no gol do Metrô, e quarta-feira, no segundo gol, ainda que tenha ido em direção à bola antes de Rafael Ratão, permitiu que o atacante do Tubarão dominasse e marcasse o segundo gol, também contando com a falha de Kozlinski.

Hoje, Gustavo Santos é um jogador sem poder de marcação e sem força para apoiar o ataque.




SOLUÇÃO
Verdade seja dita, os muitos desfalques na equipe do Avaí acabaram fazendo com que os problemas fossem identificados mais facilmente. Na frente da zaga, Luan Judson, ainda que sempre contestados, faziam um bom trabalho de marcação, destruição e cobertura.

Na lateral direita, por exemplo, já se sabe que Leandro Silva é o titular absoluto, mas já está afastado há um bom tempo. Conforme coloquei acima, Gustavo Santos tem sem mostrado com muitos problemas para desempenhar a função.

Dessa forma, creio que seria mais salutar para Claudinei Oliveira colocar Alemão na posição para a qual foi contratado, e escalar Gustavo Schiavolin na zaga, até porque ele veio com intuito de substituir Fábio Sanches.

Capricha, Claudinei!




INFELIZ
Ouvi, através da Rádio Guarujá, a gravação das declarações do presidente do Atlético Tubarão, e também da Associação de Clubes, Luiz Henrique Martins Ribeiro, em entrevista a Rádio Santa Catarina, de Tubarão, onde ele reclamou muito da arbitragem na derrota para o Avaí.

Para um dirigente da nova safra, jovem, advogado, creio que faltou um pouco mais de equilíbrio e clareza nas colocações, e pior que isso, usou um tom ameaçador, sem identificar o "alvo".

As arbitragens tem cometido seus erros, e particularmente, creio que Edson da Silva "operou" o Avaí na quarta-feira, poupando os tubaronenses de muitos cartões. Aliás, neste returno, o Leão só pegou árbitros de segunda linha em seus jogos...

Domingo, em Chapecó, teremos Bráulio da Silva Machado no comando, que ontem "amarelou" em Joinville, complicando a vida do Tigre...





RESSACADA, SEMPRE UMA FESTA
Estar na Ressacada nos jogos do Leão é sempre uma festa, sempre motivo para confraternização, onde os mais vários redutos abrigam a imensa Nação Azurra. Do Fair Play do Fábio Flora, passando pelo reduto mais avaiano e histórico do entorno, a Toca do Leão do Marcos e da Patrícia, da Barraca do Alemão, da Kombi do Chopp...  

Na última quarta-feira, por exemplo, encontrei esse figuraço, João Carlos dLuz Matos, sobrinho o sempre campeãValério Matos. Bom papo, boas histórias, inclusive as que descreveu da saudosa época em que jogou na base do Leão...

Quarta-feira tem mais!




A COISA TÁ PRETA "DOLADELÁ"
"SE VOCÊ QUER MUDANÇA, NÃO ENTRE  NO ESTÁDIO E NEM DEIXE SEU AMIGO ENTRAR!"

Estranha essa convocação da torcida "doladelá"...

Dias desses, ao entrar no condomínio onde resido, questionei um ex-dirigente "doladelá", perguntando sobre uma foto num restaurante da cidade onde a antiga diretoria se reuniu...

- E aí! Estão voltando?, perguntei.

A resposta veio rápida:

- Sem chances! Lá está tudo quebrado...

Para o endereço "doladelá" talvez não voltem, mas não se assustem se optarem por um endereço em Balneário Camboriú...









Saudações AvAiAnAs!

2 Comentários:

Fernando TS disse...

Durante a partida de quarta-feira o meu amigo Jô disse “o problema é que hoje todas as ‘ínguas’ que estavam enganando resolveram jogar mal”. Na opinião dele essas “ínguas” são: Maurício Kozlinski, Gustavo Santos, Alemão, Renato e Caio César. Bem, ainda que eu não concorde que todos esses jogadores sejam imprestáveis, creio que realmente estiveram em uma noite extremamente infeliz. Ressalto que até mesmo o Capa vem tendo uma queda de produção e estava com o freio de mão puxado. Contudo, sejamos francos, quarta-feira foi uma noite completamente atípica. O Avaí saiu perdendo por dois gols de diferença para um time que briga para não cair e ainda por cima vindo de uma sonora derrota; depois gol de cabeça (!!!) do Marquinhos Santos. O time não estava se achando em campo. Para a nossa alegria o Lucas Otávio entrou no jogo e deu dinâmica ao nosso meio.

Agora, temos que analisar o seguinte, o nosso time que veio entrosado do ano passado passeou no primeiro turno do estadual, entretanto, os outros times tiveram o tempo necessário para se organizarem e estão conseguindo fazer com que o Leão oscile neste segundo turno. Essa oscilação está ocorrendo em um momento possível, pois já estamos classificados para a final do campeonato. Todavia, devemos abrir os olhos e realizar uma boa avaliação do elenco.

Forte abraço aos avaianos e secadores. Bom final de semana!

Fernando TS

André Tarnowsky Filho disse...

Fernando TS,

Creio que essa oscilação se deve muito aos desfalques, até porque, como se sabe, as "'inguas" não acertariam sempre, como aliás, estão falhando nos últimos jogos...
Na medida em que tenhamos os titulares de volta, imagino que a "estabilidade" volte.
Sobre o fato dos outros crescerem, é sempre assim, mas ainda confio muito no Avai.

Abraço!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo