quarta-feira, 29 de março de 2017

UM CENÁRIO DE DÚVIDAS, by Alexandre C. Aguiar

Não sou comentarista de resultados. Minha vivência de anos no futebol me proporcionou observar e analisar as nuanças do que acontece no mundo da bola redonda.

No texto A arte de vencer jogos, que eu escrevi em janeiro, afirmava que um time de futebol necessita de um esquema tático definido e de bom condicionamento físico dos atletas. E usei o seguinte parágrafo para defender meu ponto de vista:

“Nos esquemas táticos modernos, se engana quem pensa que a defesa seja feita apenas por zagueiros, que a criação seja responsabilidade do meios campistas e a marcação de gols seja tarefa exclusiva dos centroavantes.”

E também:

“De nada adianta um treinador pedir marcação alta, cobertura da zaga, jogadas em velocidade, se os jogadores se portam como cones cansados em campo, incapazes de terminar sequer o primeiro tempo de um jogo.”

E no texto, Todos entraram em campo, menos a seriedade, afirmei que a perda daquele pênalti contra o JEC, no primeiro turno, pelo jogador mais blindado da galáxia, nos custaria caro, e ainda disse:

“No restante do campeonato que vem pela frente, os demais times vão se arrumar e começarão a correr atrás de uma recuperação no campeonato. Que ninguém se iluda, mas tudo o que o Avaí conquistou, e bem, foi graças a uma manutenção do elenco e a uma boa preparação, coisa que os outros não conseguiram, mas que logo será equilibrada por todos.”

Ou seja, tudo o que está aí acontecendo já era esperado. O Departamento Médico cheio já em começo de temporada, a indefinição no esquema tático e a aposta em jogadores com qualidade duvidosa deu nisto que está acontecendo.

O Avaí poderá ser campeão do estadual, na única coisa que nos resta no primeiro semestre? Claro que sim, mas aquilo que poderia ser uma boa certeza, dado ao cenário que se deslumbrava, poderá se tornar uma amarga decepção, exatamente pela obra mal construída.

Quero errar e queimar a língua, mas…

* Alexandre Carlos Aguiar é associado do Avaí FC e proprietário do blog Força Azurra

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo