sábado, 13 de maio de 2017

Bom dia, Azurras - nº 2.556

É HOJE
Com dois jogos, começa nesta sábado o Campeonato Brasileiro da Série A, última competição que será disputada pelo Avaí Futebol Clube em 2017, num ano em que o Leão quase conquistou o título de campeão Catarinense, perdendo nos detalhes, em função de seus próprios erros.

Caberá ao Flamengo, campeão carioca, receber e abrir a competição enfrentando o campeão mineiro, o Atlético, no belo e ótimo Maracanã. Um pouco mais tarde, e jogando em São Paulo, é a vez do campeão paulista entrar em campo, o Corinthians, onde enfrenta campeão catarinense, a Chapecoense

Como se sabe, o Leão entra em campo amanhã para enfrentar um dos aniversariantes de sábado, o Vitória, que hoje completa seus 118 anos. A rodada, além do jogo do Avaí, terá mais seis jogos amanhã e encerra na segunda-feira, com Coritiba x Atlético-GO.

A sorte está lançada, e numa competição que promete ser das mais equilibradas dos últimos anos, espero que o Avaí tenha forças e organização para se impor nesse cenário ainda mais competitivo.

Dá-lhe, Leão!




DUREZA TOTAL
Quando escrevi a primeira nota, fica fácil perceber que não teremos adversários fáceis, ainda que alguns sejam bem conhecidos, como é o caso da Chapecoense, que não nos assusta, apesar de ter conquistado nossa competição doméstica.

Das 20 equipes, 6 foram campeões em seus Estados, o Sport ainda está na disputa do Pernambucano, e ainda que se conteste a validade, ou melhor, o nível de tais competições. Valendo ou não, é sempre uma referência.

Portanto, com o início da Série A, creio que seja interessante um acompanhamento e análise mais detalhada sobre nossos adversários, que certamente não serão presas fáceis, até porque, o Avaí está longe de assustar qualquer outra equipe...




O  MAIOR ADVERSÁRIO
Pelo que tenho acompanhado de futebol dos outros Estados, e ainda que tenhamos nesta Série A oito campeões estaduais, não vejo nenhuma equipe tão credenciada ao ponto de ser apontada como a grande favorita. 

No entanto, antes mesmo de me preocupar com os adversários, creio que o maior deles para o Avaí Futebol Clube é o próprio Avaí, que não consegue inspirar muita confiança em seus torcedores, principalmente após o returno do Catarinense e a primeira partida da final.




LEÃO PRONTO
Não há que se falar em escalação do Avaí. O técnico Claudinei Oliveira já havia mencionado que o Leão da estreia na Série A seria o mesmo time do Catarinense, até que os novos contratados fizessem por merecer a vaga na equipe.

Dessa forma, vamos entrar em campo com: Kozlinski; Leandro Silva, Alemão, Betão e Capa; Luan, Judson e Marquinhos; Denilson, Júnior Dutra e Rômulo.

Ocorre que Denilson sentiu o tornozelo numa dividida no treino de ontem, sendo substituído por Lourenço. Creio que começarei contrariando o treinador avaiano e seu auxiliar nesse jogo de estreia. Temos outros jogadores para entrar no lugar de Denilson, se realmente não jogar. 

Não gostei.




BOAS RECOMENDAÇÕES
Se há muita desconfiança por parte da torcida avaiana em relação aos novos contratados, e posso me incluir entre eles, há um outro aspecto que também merece ser considerado: todos os contatos que fiz, buscando informações sobre os três que foram apresentados ontem, são no sentido de que sabem jogar.

Dessa forma, os três jogadores, o zagueiro Airton, o lateral direito Diego Tavares e o volante, também atuando na meia, Wellington Simião, parecem só esperar uma oportunidade para mostrarem serviço.

Outro detalhe, Tavares e Simião trazem junto a versatilidade, podem atuar no meio também o que reforçaria nosso setor tão fragilizado.




BELA LEMBRANÇA
Cléber Santana se prepara para abrir o placar. Eu estava lá!

Será que ninguém lembra do dia 13 de maio de 2012DU - VI - DO!

Sim, estávamos no segundo domingo de maio, Dia das Mães. No primeiro domingo, dia 6Avaí havia aplicado sonoros 3 a 0 no "doladelá" e no dia 13  atravessou a ponte para ir até o nosso Parque de Diversões e vencer outra vez, 2 a 1, para conquistar seu 16º título de campeão Catarinense.

Os torcedores "doladelá", que saíram estupefatos da Ressacada, sabendo que o placar jamais seria revertido naquela final, sabiam que o título tinha dono e preferem nem lembrar...

Foi o primeiro título do técnico Hemerson Maria em cima "doladelá", na final do Catarinense de 2012... 

Em tempo: o saudoso Cléber Santana, marcando um gol em cada partida, foi o "craque" do Campeonato Catarinense daquele ano, bem como pela Chapecoense no ano passado...




SÁBADO DE FESTA
Como comentei acima, Leão entra em campo amanhã para enfrentar outro Leão, o da Barra, o Vitória, mas temos um outro Leão que também está comemorando, o Leão da Ilha do Retiro, Sport Club do Recife, festejando seus 112 anos.

Por aqui, para não deixar passar em branco, o sábado também é dia do Criciúma Esporte Clube, 70 anos, mas que nasceu Comerciário e azul e branco...

Os três clubes serão devidamente homenageados no Blog do Tarnowsky no decorrer do dia.




TÁ FEIA A COISA "DOLADELÁ"
Quem está falando não é nenhum avaiano, mas o torcedor "doladelá", Ivens Wagner de Abreu, titular da coluna Paixão Alvinegra no Hora de Santa Catarina, e que na minha época naquele jornal o chamava de "dupla cidadania"...

Sim, Ivens é de São Paulo e torcedor do Corinthians, mas aqui adotou o clube e as cores do bairro onde reside.

Ao que parece, o caminho "doladelá" para voltar à elite do futebol brasileiro será ainda mais complicado com essas pendências...

Fica, Wil!




PONTE HERCÍLIO LUZ, 91 ANOS, NADA POR COMEMORAR
O que deveria ser um orgulho para os ilhéus, nativos, como eu, é motivo de vergonha...

O início das obras da Ponte Hercílio Luz ocorreu em 14 de novembro de 1922, foi concluída em 13 de maio de 1926, ou seja, menos de QUATRO anos para sua construção.

O que nos envergonha é seu fechamento, que vem desde 1982, mais de 35 anos para reforma e ainda está sem previsão para sua reabertura...

Nesses 34 anos, governadores e vices passaram a “gerenciar” as reformas: Jorge Konder BornhausenHenrique CórdovaEsperidião AminPedro Ivo CamposCasildo MaldanerVilson KleinübingAntônio Carlos Konder Reis,Paulo Afonso VieiraAmin outra vez, Luiz Henrique da Silveira, Eduardo MoreiraLuiz Henrique outra vez, Leonel Pavan, Raimundo Colombo e Colombo mais uma vez...

Haja TETA!







Saudações AvAiAnAs!

2 Comentários:

Tiago Soares disse...

Bom dia André!
Sobre as contratações, não conheço ninguém, mas realmente no Facebook, buscando um aqui outro lá, vi bons comentários, torcemos que sejam bons jogadores, pq buscando informações do "Pelezinho" na epoca, e o que realmente jogou, ficou de aprendizado que o que vale é ver jogar mesmo.
Sobre o paulista, que trabalha pra empresa gaúcha, apesar de ter sido teu colega de profissão, não tenho o menor respeito pelo mesmo, sempre querendo levar tudo no grito, reclamando de arbitragem que sabemos que sempre ajuda eles e falando que nos favorece, além de tratar nosso clube com falta de respeito que cabe a um profissional, "gozação" sim é aceitável.
Como sempre elogio seus "pitacos" sociais, cabe elogiar as criticas governamentais com o tratamento da nossa ponte, que cheguei a certa altura ler uma campanha que pedia que derrubassem ela, porém nunca cheguei ver uma campanha que pedisse prisão para as pessoas que gastaram milhões em super faturamento dá mesma obra inacabada. Acabar com um dos símbolos dá cidade é dar o braço a torcer para todos irmãos metralhas que passaram na administração dá mesma, ponte a qual aquela rede de sonegação doou não sei quantos milhões em publicidade, para abatimento dos impostos.

Roberto disse...

As idéias fixas de Claudinei incomodam mais que espinha de peixe atravessada na garganta.

Colocar um garoto em campo, em jogo de série A só se justifica se o time estiver com o resultado feito, e depois dos trinta minutos do segundo tempo.

Se não tem um outro atacante à altura pra substituir o Denilson, improvisa um jogador de outra posição. Garoto sente o peso da camisa, da grandeza do campeonato. Vai conseguir é queimar uma substituição. - RC

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo