terça-feira, 30 de maio de 2017

Bom dia, Azurras - nº 2.573

MAIS UMA VEZ SEM VER O NASCER DO SOL
Depois de termos passado mais de uma semana com muitas chuvas na Capital, a segunda-feira apareceu toda engraçadinha, com um céu até mais azulado, longe de estar limpo, mas se pode dizer que tivemos tempo bom...

Imaginei que essa mudança de tempo fosse refletir também no time do Avaí, que não vinha jogando bem, e deveria ter jogado ontem à noite em Chapecó, contra a Chapecoense.

Sim, falo "deveria ter jogado" porque o que se viu ontem à noite foi um verdadeiro passeio, samba de uma nota só, apenas com a Chapecoense em campo, num domínio total e absoluto. O placar do jogo, 2 a 0 para o time do Oeste, foi mero detalhe, sem refletir a superioridade da equipe comandada por Vagner Mancini.

Claro que Mancini teve seu trabalho facilitado pela falta de trabalho do técnico Claudinei Oliveira, que de forma inexplicável insiste em jogar num esquema com três atacantes e sem meio de campo...

Ao longo das últimas semanas esse espaço vem recebendo muitos comentários sobre essa mudança de esquema, com o treinador avaiano devendo optar por Rômulo ou Denilson, reforçando o meio de campo, para que alguém efetivamente marque e crie.

Não tenho nada a falar sobre o time do Avaí, que escapou de voltar para Florianópolis com um goleada contundente, e o que é pior, transmitida para todo o Mundo em horário nobre...

Ao que parece, nesta terça-feira vamos ficar mais uma vez sem ver o nascer do sol, apesar de ser um dos visuais mais lindos que podemos conhecer, só aqueles que acordam cedo tem oportunidade de apreciá-lo, mas não é o caso do Avaí do técnico Claudinei Oliveira, que está dormindo demais, todos os dias, todos os jogos, ao ponto de perder o que poderia lhe render bons momentos...

E dá-lhe chuva!




NOVOS RUMOS
Não vou mencionar a escalação do Avaí de ontem porque ao tomar conhecimento do time que sairia jogando, logo pensei na mesmice do returno e dos últimos jogos. Não deu outra, pois tivemos uma equipe inoperante, sem brilho, sem raça, sem vontade, uma caricatura daquele Leão que acostumamos a torcer.

O que se espera, até porque o clube não dispõe de dinheiro, é que alguém com estatura moral chegue perto do técnico Claudinei Oliveira e lhe diga o que fazer, que lhe mostre a coletânea de fracassos que está acumulando. 

Se tivemos um belo acesso à elite, se conquistamos o turno do Catarinense invicto, também fomos medíocres na Primeira Liga, péssimos no returno, eliminados precocemente na Copa do Brasil, e ainda nem marcamos um gol na Série A...

É preciso tomar novos rumos, ou vamos ver o Avaí afundar rodada a rodada.




REPLAY - FALTA AÇÃO - BDA DE ONTEM
Quando Roberto Costa cita Léo Gago, nos faz reportar ao ano de 2009, que poderia se encaixado nos dias de hoje. O técnico era Silas, que teimava em escalar o volante Wendel, o diretor de futebol era Moisés Cândido, época em que havia uma parceria com a LA Sports e tínhamos dirigentes mais presentes no Sul da Ilha.

Com Léo Gago à disposição, e rendendo mais que WendelMoisésLuiz Alberto da LA, e Eduardo Gomes, numa noite foram até o laboratório do então presidente João Nilson Zunino, que autorizou que eles fossem ao hotel onde o técnico avaiano morava para falar sobre o assunto.

Em pouco tempo, Léo Gago virou titular do time para não mais sair.

Fica a pergunta: o que fazem Evando, auxiliar técnico, e Joceli dos Santos, diretor de esportes, que não conversam com Claudinei Oliveira sobre esse "marasmo" do time e com escalações repetidas e sem resultados?




NOVOS CONTRATADOS
Ao que tudo indica, o Avaí deve apresentar seus novos reforços para o Campeonato Brasileiro da Série A nesta terça-feira. Como já divulgado amplamente, um deles deve ser o lateral direito Maicon, ex-Seleção Brasileira, que dispensa apresentações. O outro o meia Alex, ex-Internacional, sem clube desde janeiro deste ano.

Porém, ao que tudo indica, o clube não deve parar nesses dois nomes, e bem possível mais dois sejam apresentados. Um jovem jogador para o meio de campo, vindo de Minas Gerais, e um atacante, com muita experiência, bom de bola e rodagem internacional...

Vamos aguardar!





Saudações AvAiAnAs!

40 Comentários:

Pablo Antony disse...

Eu só me pergunto uma coisa. Pra que trino fechado se o time e esquema foram os mesmos?

Unknown disse...

Deus te ouça, porque até agora só vejo uma coisa nesse time a letra B.

Ewerton disse...

Bom dia André.
Sempre leio seu blog, mas por N motivos acabo não escrevendo nada.
Pois bem, não adianta contratar inúmeros jogadores sendo que, esse técnico que pra mim já acabou os créditos, não põe em campo.
Marcelinho não teve mais oportunidades, V. Pacheco em vários jogos poderia entrar melhor que alguns, Lucas O. não teve muitas chance, mesmo mostrando alguma habilidade.
M10 sozinho não irá mesmo municiar o ataque, tire os dois inoperantes, Denilson e Rômulo, e coloque V. Pacheco e um meia de velocidade.
Te pergunto André, será mesmo que nosso problema seria apenas o elenco? E uma certa teimosia? Ou uma semana de portões fechados para mostrar NADA de diferente? Digo mais, e esse goleiro hein....

Abs

Roberto Wendhausen (BettoRW) disse...

Vamos ser sinceros: esse time do Avaí, cansa!
Planejamento estranho, teimosia, alguns profissionais que, como diz o amigo, "estão fazendo hora extra"...
Financeiramente, estamos num patamar bem abaixo dos ditos grandes clubes, aliás, assunto que renderia muito, tamanha podridão que toma conta dos bastidores do nosso futebol.
No Campeonato Catarinense desse ano fomos vice, melhoramos bastante em relação aos anos anteriores, que brigávamos pra não cair. Fomos, também, vice campeões da série B 2016, mesmo sabendo que tínhamos um time 'capenga', mas batalhador...
Primeira Liga, Copa do Brasil, Campeonato Catarinense, Brasileiro Série A... 2017 com calendário recheado e, dependendo, almejar algo mais para próximo ano. Com organização, planejamento, desempenho dentro e fora de campo, teremos mais visibilidade, patrocínios, mais arrecadação... Mas, parece que não!
É sempre a mesma ladainha... fazer o possível pra se manter na série A; faltam N partidas pra não cair; etc.. Em alguns a sorte até ajudou e em outros, um pouco só de entrega já fez a diferença mas... até quando? Como ser grande, com pensamento tão pequeno?
O que tenho visto até o jogo de ontem - tirando o primeiro turno e as finais do catarinense (o que será que acontece nos bastidores?) - é um time que entra em campo pesado, pra baixo, quase derrotado. O pior adversário, sempre é o próprio Avaí. Assim, não dá!
Ganhar, perder, empatar, faz parte do futebol, do esporte! Respeitar o adversário, não é ser submisso. Lutar até o último segundo é obrigação! O torcedor quer o time da RAÇA!
E, seguimos com a paixão...

JAISON EDUARDO disse...

Treino secreto pra que???? Que técnico fraco e previsível,o time joga sempre do mesmo modo,não tem nenhuma variação,nenhuma jogada ensaiada,insiste no ataque q não faz gols,no meio q não marca.VERGONHOSO, IRRITANTE. Evando é péssimo auxiliar também.FORA COMISSÃO TÉCNICA!

Tiago Soares disse...

Hoje não compensa nem fazer uma análise individual de cada jogador, não compensa falar que a jogada do primeiro gol no rebote dá bola dá trave o jogador estava impedido, não compensa "mimimi" como algumas pessoas falam de outra que está pedindo algo justo.
Não vale a pena "gastar saliva" pq simplesmente escapamos de tomar uma goleada, o time é ruim tecnicamente ! Não tem garra! Um bando de frouxo! A diretoria com pouco dinheiro que tem gastou muito mal, e na minha humilde opinião gastará pior com esses aposentados malas que dizem que estão chegando.
Comentar depois do jogo é fácil, problema que todo jogo é esse time horrível que se apresenta.
Ontem era pra chapecoense tá goleando já no primeiro tempo, por sorte ou incapacidade técnica deles isso não aconteceu, vi mais 15 minutos de segundo tempo esperando uma reação, porém notei que o melhor era eu ir dormir e ficar descansado pra hoje acordar pouco antes das 5 da manhã e trabalhar honrado uma população que paga meu salário, ao contrário de um time que não honrar seus torcedores que pagam os seus.

Marcio disse...

Time ruim...
Elenco ruim...
Técnico ruim...
Diretor de futebol ruim...
Planejamento ruim...
Aliado a um presidente tanso...
Ou gasta e contrata gente boa, ou, vai ser o ano mais vergonhoso da história da Ressacada.

ney.lf disse...

Chega de Claudinei!
Quando não se tem a qualidade desejada no plantel e o esquema de jogo não vem dando certo, diz a lenda que o bom treinador deve e tem que enxergar alternativas para sair da mesmice ou, pelo menos, tentar alternativas que possam melhorar o rendimento do time. Insistir com o que não vem dando certo é burrice e/ou falta de visão do que está acontecendo.
Ouso dizer que Diego Jardel não pode, no momento, jogar menos do que está jogando o Rômulo e olha que sempre fui crítico contumaz dele. Denilson, depois que virou Denilshow, virou sim um show mas, de horrores e, 4-3-3 com o Marquinhos no meio campo não existe, é de uma imbecilidade que chega a dar raiva, ainda mais quando se tem um poste na frente da área chamado Luan que só corre atrás dos marcadores sem desarmar ninguém, não dá um chute a gol porque não passa do meio campo e não acerta um passe daí, o sistema que jogamos na verdade é um 4-1-3.
Para piorar, na entrevista, diz que retira sempre o Judson para o time não perder em estatura e não sofrer contra-ataque.
Pelo que sei, contra-ataque se dá quando não se acerta o passe na saída de bola, como faz o Luan em todas as jogadas que passam por ele e pega a defesa saindo.
Não suporto mais ver isto em campo e, a culpa é do Claudinei e da Diretoria que demorou a contratar, trazendo apenas 3 agregados que nada agregam.
Enquanto não contratarem não irei mais aos jogos para não me estressar. Saio de casa para me divertir e não para me irritar com a teimosia do soberano Claudinei que tem um auxiliar de m.... que não serve para nada.
Para finalizar minha indignação, espero que não estejam pensando em trazer o Maycon para jogar no meio campo, jogador de velocidade, se é que ainda tem, que não faz 3 pianinhos, não tendo a mínima condição técnica para jogar ali. Querer comparar com Junior, Leandro, Zé Roberto e tantos outros laterais de habilidade que foram parar no meio de campo é outra burrice sem tamanho. E o Alex, vem para jogar ao lado do Marquinhos ou em seu lugar? Colocar no lugar do Marquinhos e permanecer no 4-3-3 também não vai funcionar, no máximo os dois juntos ou um deles mas sempre num 4-4-2.
Fui....

Murilo disse...

Como sempre a culpa é sempre do Claudinei, mas com este elenco atual temos condição ir melhor do que isto? Departamento​ de futebol está fazendo o que até o momento? Para finalizar não podemos esquecer que as dificuldades financeiras do nosso time em contratar atletas de qualidade é oriunda da gestão do Sr. Nilton Macedo Machado!!!

ManoelNilson disse...

O senhor Ewerton tem razão, o nosso maior problema está no técnico, que erra na escalação do time e insiste no mesmo erro. O que adianta contratar e continuar com 3 atacantes e 2 dois volantes "caçambas"? Há muito tempo venho dizendo que falta um Moisés Cândido no Avai atualmente.Em 2009 o Silvas só falava em reforços e tinha jogares a disposição e não os escalavam corretamente.Agora pode ser que não tenhamos toda aquela qualidade daquele ano, mas os equívocos de Claudinei são evidentes. Alguém tem que fazer alguma coisa. O que estão esperando?

Unknown disse...

Se o time perde o primeiro tempo de 2x0, toma um baile, não consegue jogar e não produz absolutamente NADA.....ai vem do intervalo com NENHUMA substituição!! Eu se sou jogador do banco pego minha sacolinha e volto pra casa.
Pior do que ver o time jogando mal é entender que aos olhos do técnico esse elenco não da opções a ele. Vai ser assim SEMPRE.
Ou trazem jogadores ou outro tcnico para achar outro método de trabalho com os que estão aqui.
Simples assim. Mais do mesmo NÃO DA MAIS!!!!!!!!!!!!

Felipe Pereira

Aldair enseada de brito disse...

Time de serie B disputando a série A, esquema de jogo manjado time do meio pra frente cansado sem inspiração e digo mais,desse jeito vai ser um parto pra fazer um gol, imagina uma vitoria.

Raniere disse...

André, pelo jogo de ontem e por todo o conjunto da obra, para mim fica evidente:
- O Betão é o único jogador lúcido e com qualidade para uma série A;
- Marquinhos não tem lugar neste time, assim como vários outros;
- O Avaí precisará contratar um time inteiro. Cada jogador a ser contratado não precisa ser craque, basta apenas conhecer os fundamentos básicos do futebol, como marcação, posicionamento, passe, domínio de bola e visão de jogo. Tem que entender o que é coletividade, ter disposição e espírito de vencedor. Simples assim. Por que será que é tão difícil para a diretoria do Avaí entender isto? A diretoria da Chape já sabe disto há muito tempo....
- Claudinei já queimou todo o crédito que tinha. Para mim já passou para a categoria de contestado. Eduardo Batista ainda está desempregado?
Até o menino Lineker pode fazer muito mais no meio do Avaí do que os atuais "meidicampo profissa" do time.
Ainda dá tempo. Faltam 35 jogos. Mas algo deve ser feito para "ontem".
Grande abraço.

Fernando TS disse...

Nosso primeiro semestre tem sido trágico. Eliminados da Copa do Brasil pela Luverdense; último colocado da Primeira Liga; desempenho deprimente no segundo turno do Campeonato Catarinense, com a consequente perda do título.
A insistência do nosso técnico com o mesmo esquema e os mesmos jogadores é irritante. Tem sido angustiante assistir aos últimos jogos do Leão. Lembremos-nos do ano de 2015, em que insistimos com o Gilson Kleina até o rebaixamento e, posteriormente, em 2016, insistimos com o Silas até o fim do primeiro turno da Série B.
Claudinei Oliveira promoveu uma revolução em nosso time no ano passado, mas o seu esquema de jogo saturou, está manjado. Tomamos pressão de todos os times. Depois de tomar um gol, o time vai para frente. Isso causa uma angústia tremenda.
Torço para que os novos jogadores que chegarem ao Avaí sejam eficientes e promovam uma revolução no espírito da nossa equipe. Também espero que o Claudinei tenha sucesso com o nosso time, simpatizo com o treinador. Entretanto, as fichas do técnico estão acabando e com elas a sua moral com a torcida avaiana.

Abraços aos amigos avaianos!

Fernando TS

Unknown disse...

O jogo de ontem, foi mais uma página triste, vergonhosa, que deveremos virar rapidamente.
Não temos um time com qualidade adequada pra encarar uma Série A, na qual atuam clubes que investiram, buscando resultados.
Mais uma vez, vale lembrar das condições financeiras do clube, mas não adianta entrar numa competição, já sabendo,claramente, que não teremos as mínimas condições de competir.
Nosso técnico já chegou no limite da incompetência, já mostrou tudo que sabe e, tudo que se dispõe a fazer, usando com maestria a sua teimosia e seus olhos fechados para a realidade.
Mesmo com o elenco que tem, o Avaí poderia jogar muito mais, poderia ser, mesmo, efetivamente, um adversário e, não, o prenúncio de três pontos fáceis pra todo mundo.
Somos o primeiro time a ser citado, mesmo no início do campeonato, pela imprensa de fora, quando se pergunta quem cairá.
É claro que não gostamos de ouvir isso, mas faz sentido, basta ver a falta de investimento e, o time se arrastando em campo.
A diferença do desempenho físico entre a Chapecoense e o Avaí, ficou bastante evidente, porque vimos o time deles voando, ocupando todos os espaços do campo e retendo a bola, enquanto nosso time se arrastava, jogando como se fosse uma pelada de final de semana.
Salvou-se o Betão.
Acho que o treino fechado do Claudinei não foi pra não mostrar o que é feito no treino, mas, parece, que foi pra não mostrar o que não se faz no treino.
Ninguém deveria saber, antecipadamente, que, no campo, teríamos mais do mesmo.
Precisamos contratar, melhorar o nível técnico, sim, mas não adianta contratar vários jogadores bons e colocar nas mãos do Claudinei, seria o mesmo que dar bolacha pra desdentado.
Então, a melhora do desempenho do time do Avaí, deve começar por mudanças.
Alguém tem que ter coragem de chamar o Claudinei e exigir mudanças ou, caso isso não seja suficiente, trocar o treinador, lembrando que treinador é empregado e, não, dono do clube.
Contratar jogadores que venham pra jogar, que tenham ambição e, cuidar pra não transformar o Avaí em um asilo.
Estamos, ainda, na terceira rodada e, já temos os nossos sonhos mais distantes e menores, por força da realidade.
Pelo jeito, vamos continuar sendo visita na Série A.
Byghal.

LUGO disse...

Bom dia,

De um ponto de vista ou de outro, todos já expuseram as deficiências, não falarei das eficiências porque não as vejo, mas o fato é que chegou a hora de separara os homens dos meninos.
Aqueles que não podem contribuir com força e determinação devem ser agrupados e reservados, para que os outros possam lutar.
Para o ídolo de alguns tenho a dizer que "suas pernas cansadas correram pro nada e (que) o time do tempo ganhou".

O discurso de que o Marquinho sozinho não fará nada é, justamente, ao contrário, o Avai com o ele não chegara a Serie B.
GAME OVER.

Não podemos fazer terra arrasada, nosso time tem um padrão de jogo, acontece que algumas peças não conseguem, minimamente, atender as exigências táticas individuais para competir com jogadores de Série A, e nem precisa enunciá-los.

Por que não aproveitar que o fraco e limitado lateral direito pediu pra sair e não experimentar o GUGA, que vimos jogar no SUB20?

Dispensar (não vender) e contratar são os verbos.

Abraço

Anônimo disse...

Nossos jogadores são fracos, mas o esquema piora!

Meio campo com 3 jogadores tem que ter muita mobilidade (vide meio da chape). Judson e Luan já dizíamos que não podiam jogar juntos na série B, o primeiro muito parado, quase um terceiro zagueiro e o Judson não ultrapassa a linha do meio campo! O Marquinhos nunca foi jogador de mobilidade, agora mesmo...

Sem falar que o Avaí é o único time do mundo que joga com dois volantes exclusivamente de marcação, que os adversários conseguem chegar no gol tocando a bola pelo meio com facilidade...

Não temos pontas no elenco! Rômulo e Denílson não ganham uma no um contra um, não ajudam na saída de bola e não tem bom passe! Os dois demonstraram alguma qualidade jogando próximos a área onde podem finalizar para gol (Denílson no primeiro turno e Rômulo na série B).

Junior Dutra não é centroavante, nem falso 9! Ele não ganha uma brigando no corpo! Quando vêm de trás com a bola dominada mostra alguma qualidade. É nosso melhor jogador ofensivo nesse ano e não seria titular em nenhum outro time da série A...

Capa era nosso desafogo na série B, mas os times do catarinense e do brasileiro perceberam que é só colocar um jogador de velocidade pra jogar em cima dele que mata nosso ala! Não temos alternativas, a saída é sempre com os zagueiros armando!

Claudinei fala que o Avaí joga marcando forte e com velocidade de transição... Mas aonde? Quantos contra-ataques certos tivemos nos três primeiros jogos da série A? Não me lembro de nenhum...

Só temos o campeonato brasileiro, temos a semana toda para treinar e o time não apresenta nada de novo? Infelizmente estou reforçando o coro pela troca de técnico! Ou ele muda alguma coisa ou muda ele! Do jeito que está não dá mais...

Carlos avaiano disse...

Após o jogo contra o Vitória eu cantei o que nos esperava de um elenco que entregou o título Catarinense, fui contestado com ofensas.
Repito, cada torcida tem a diretoria e time que merece.
Tem clube que entra pra ser a sensação do campeonato outro pra ser saco de pancadas.
Escolha o seu.
Já falei, paguem o que devem ou não ganharemos mais nada.
Tem dívidas pendentes sim, e deu pro marcos, banco banco banco, seu salário paga dois bons guris com ambição de vencerem.

Marcio disse...

Deve ser o time mais bem colocado no quesito... time que não perde gol...

André Tarnowsky Filho disse...

Pablo Antony,

Melhor perguntar no Posto Ipiranga...

André Tarnowsky Filho disse...

Eweton Allan,

Fica difícil detectar o problema, mas creio que o treinador avaiano poderia responder, ainda que a versão pública não combina com a privada...
Não dá para entender a manutenção desse esquema perdedor, só pode ser teimosia...
Será?

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Wendhausen,

Difícil aceitar tanta falta de planejamento no ano em que tínhamos um calendário cheio e mês a mês foi escapando de nossas mãos, nos restando poucas forças para nos agarrar ao que nos resta, tentar se manter na elite...
Não imagino o que esteja acontecendo nos bastidores da Ressacada, mas tenho a impressão de que já vi esse filme...

André Tarnowsky Filho disse...

Janga do Santinho,

Perfeitamente compreensível teu desejo, que vai ao encontro de boa parte da Nação Azurra...

André Tarnowsky Filho disse...

Valter,

Muita calma nessa nora...
Vamos reagir!

André Tarnowsky Filho disse...

Márcio,

Fica difícil encontrar palavras para te contrariar...

André Tarnowsky Filho disse...

Aldair da nossa Enseada,

Estás coberto de razão!

André Tarnowsky Filho disse...

Márcio,

É verdade, não perde porque não cria...

André Tarnowsky Filho disse...

Tiago Soares,

Assino contigo.
Mais importante do que ter o dinheiro, é saber como gastá-lo, e parece que esse não é o caso do Avaí.

André Tarnowsky Filho disse...

Ney LF,

Pior é que a enorme maioria das pessoas que acompanham e comentam no Blog do Tarnowsky estão vendo os mesmos problemas, menos Claudinei, Evando e Joceli...

André Tarnowsky Filho disse...

Murilo,

Sim, mesmo com esse elenco, C.Oliveira poderia reforçar o meio de campo.
O departamento​ de futebol, hoje, se resume ao Battistotti, até porque parece que Joceli está fazendo figuração.
Quanto as dívidas do nosso clube e dificuldades em contratar atletas de qualidade, não tenho dúvidas de que também passam pela falta de gestão do amado.

André Tarnowsky Filho disse...

Manoel Nilson,

Já estou cansado da inércia de Evando e Joceli.
Nem parece que jogaram bola...

André Tarnowsky Filho disse...

Felipe Pereira,

Sim, mas até com esse elenco C.Oliveira conseguiria fazer coisa melhor...

André Tarnowsky Filho disse...

Raniere,

Isso mesmo, do jeito que estão jogando em forma de "cones" Luan e Judson, e como Marquinhos tem assistido aos jogos dentro de campo, não temos a mínima condição de encarar quem quer que seja.

André Tarnowsky Filho disse...

Fernando TS,

É isso mesmo: esquema saturado, manjado, que só Claudinei não está percebendo...

André Tarnowsky Filho disse...

Byghal,

Assino contigo.
Quem diria, depois disso tudo, virarmos apenas visita...

André Tarnowsky Filho disse...

Lugo,

Não entendi: vamos cair ou permanecer na elite com M10?
Sem dúvida, se é para ficarmos com alguns "malas", melhor aproveitar a base...

André Tarnowsky Filho disse...

Daniel Salles,

Tens razão, aquela história de que jogamos com um jogador a menos, por causa de Marquinhos, desapareceu: jogamos sem meio de campo!

André Tarnowsky Filho disse...

Carlos Avaiano,

Pagar em dia é sempre uma boa receita...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo