terça-feira, 23 de maio de 2017

RESPEITAR MENOS OS ADVERSÁRIOS, by Roberto Costa

Parece que não funciona, na série A, o esquema do Claudinei, de esperar o adversário, dar-lhe espaço, para sair no contra-ataque. Mostramos fragilidade, e se algum futebol apareceu, de parte do Avaí, foi no segundo tempo, quando se tornou obrigatório avançar. 

O que tinha o São Paulo, que podia nos assustar, não era tão feio assim, como mostramos no segundo tempo. Jogando pra frente criamos oportunidades e só não fizemos gols porque não temos atacantes definidores. Marquinhos e Rômulo desperdiçaram boas oportunidades. Rômulo errou em bola e Marquinhos precipitou-se, podia ter tentado o toque sutil para o gol, que é mais seu estilo, ao invés de bater com força, por cima da trave.

Quando, aos trinta e cinco do segundo tempo Claudinei modificou o time para ir com tudo à frente, o narrador da TV disse, com muita propriedade: "Devia ter feito isso dez minutos antes."

As melhores apresentações do Avaí aconteceram quando o time não respeitou demais seu oponente, quando dispôs-se a atacar e marcando os adversários em campo inteiro, desde sua saída, sufocando. Assim foi na final do Estadual em Chapecó, quando só a vitória nos interessava. Aliás, é nosso próximo jogo e não podemos entrar temerosos, nem jogar encolhidos.

Espero que Claudinei não seja o treinador de uma nota só, que possua soluções estratégicas outras, capazes de tornar o time mais ofensivo, mais competitivo, porque o que deu certo na série B já ficou manjado. É preciso mudar a postura, respeitar menos os adversários. Agora, que o Clube tem que contratar, elevar a qualidade, isso não se discute, mas que sejam jogadores trazidos para serem titulares, em especial atacantes. 

Alemão, sósia do Van Gogh, foi nosso melhor no jogo. Quem diria! Pô, e a cisma com o Vinicius Pacheco?

Ainda na várzea aprendi uma coisa muito básica, um b-a-bá, que zagueiro não marca bola, marca adversários. Aprendi na várzea, eu disse. Pois no primeiro gol do São Paulo três defensores Avaianos preocuparam-se, projetaram-se em direção à bola, deixando livre logo quem? Lucas Pratto, para receber o passe e decretar o primeiro gol. É só conferir o lance na TV. Horrível, tomar um gol assim.

* Roberto Costa é associado do Avaí FC. Foto acima: dragoesdareal.com.br

2 Comentários:

Roberto disse...

CLAUDINEI, POR FAVOR, VAMOS SAIR MATANDO.

Alguém no Blog falou indignado com o fato de Claudinei preterir Diego Jardel, Caio César e Vinícius Pacheco em favor de inexperientes juniores. Participo da mesma indignação. Esperar que juniores decidam em série A é não ter amor ao cargo.

Realmente, o treinador parece que adotou uma linha de incoerência.

A relação de amor do Claudinei com a torcida está estremecida e esfria cada dia mais. Claudinei precisa revolucionar o seu trabalho, suas estratégias, e também suas preferências em relação a certos jogadores. Não vejo nada em Luan, por exemplo, jogador limitado. Continuo achando que Vinicius Pacheco tem vaga no time.

Eu mesmo fui, como todos avaianos, dos mais empolgados pelo trabalho do Claudinei durante a campanha do acesso. Mas é hora de tentar um 3,5,2, ou qualquer outro sistema de jogo, não se pode persistir no que está manjado e não vem dando frutos. Ninguém aguenta mais.

Ouvi Claudinei justificar a derrota de ontem, entre outras coisas, pelo fato de certos jogadores nunca terem jogado num estádio como o Morumbi e terem estranhado. Ora, então por que colocou juniores em campo?

Contra a Chape, sinceramente, não vou ter estômago para ver de novo nosso time enterrado atrás, esperando o segundo tempo pra sair pro jogo, já com um gol nas costas.

Claudinei, vamos surpreender, vamos sair matando. Vamos pressionar a defesa da Chape, vamos jogar como time da raça, marca registrada do Avaí, porque mais uma derrota, sei não... - RC

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

É o que a torcida inteira quer, mas não vejo ninguém fora das quatro linhas se mexer, nem Claudinei, nem Evando e muito menos Joceli...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo