sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Bom dia, Azurras - nº 2.707

SEM MUDAR O FOCO
Se existe um objetivo do Avaí ao final de 2017, indubitavelmente é estar na Série "A" do Campeonato Brasileiro de 2018. Razões para isso é o que não faltam, são inúmeras, mas começa justamente pela cota de televisão, passando para o patrocinador master e outras situações relacionadas ao precioso "din-din"...

Como coloquei ontem, depois de dois empates contra Atlético-MG e Flamengo, o Leão perdeu a invencibilidade do returno, não conseguiu somar pontos, e consequentemente, voltou para a zona de rebaixamento, lugar onde não quer terminar a competição...

Mantendo minha linha de raciocínio, após perder para Atlético-GO e Vasco da Gama, principalmente após a derrota da última quarta-feira, a situação do Avaí ficou ainda mais complicada, em que pese os adversários diretos terem colaborado com o Leão.

Das 10 partidas da 27ª rodada do Brasileirão, quatro terminaram empatadas, e entre eles, adversários diretos, como Atlético-GO, Fluminense, Ponte Preta e Bahia, enquanto outros também perderam, casos de Chapecoense, Vitória e Coritiba.

Dessa forma, não há como negar que a rodada acabou não sendo tão cruel com o Leão, ainda que uma vitória em qualquer dessas últimas duas derrotas fariam uma diferença enorme na tabela de classificação, onde o Avaí poderia estar na 12ª colocação.

De qualquer forma, se a vitória não aconteceu contra Atlético-GO e Vasco da Gama, o foco do Avaí não pode ser outro, se não o de sair da zona da degola, e uma vitória no Rio de Janeiro contra o Fluminense é fundamental, obrigação.

Hora de manter o foco e fazer história no Maracanã!




FAVORÁVEL
Antes mesmo de começar, a 28ª rodada do Brasileirão já começou favorecendo o Avaí. Sim, é que na verdade, houve uma partida antecipada realizada no sábado passado, Cruzeiro 2x1 Ponte Preta.

Como salientei anteriormente, a Ponte Preta é um dos adversários diretos do Leão, e ontem apenas empatou em seus domínios, 1 a 1 com o Santos, e agora só volta a jogar no dia 19, quando enfrenta o Palmeiras no Pacaembu.

O Leão não pode se dar ao luxo de não ultrapassar a Macaca na tabela de classificação pela terceira rodada consecutiva...




VISITANTES FORTES
Se as vitórias não vieram para o Leão nas duas últimas rodadas, a 27ª rodada mostrou que quem quer fugir da zona de rebaixamento, ou não quer ficar perto dela, é preciso ter ousadia e ser forte como visitante.

Foi o que mostrou o Sport, vencendo o Vitória, em Salvador, 2 a 1, o Atlético-GO, buscando um empate em Curitiba com o seu xará Paranaense, 2 a 2, bem como o Bahia, outro 2 a 2 na rodada, com o Palmeiras, em São Paulo. Desnecessário falar aqui do Vasco da Gama na Ressacada, e até do Fluminense, no 1 a 1 do Fla-Flu...

Uma coisa é certa, o Leão terá que correr atrás do prejuízo das duas derrotas consecutivas...




A VEZ DO LEÃO
Curiosamente, ou estranhamente, o Avaí vem tendo uma campanha equilibrada nos jogos longe de seus domínios com os que está jogando na nossa bela Ressacada. Por enquanto, das 14 partidas disputadas no Sul da Ilha, o aproveitamento é de apenas 38,10%, fruto de 3 vitórias, 7 empates e 4 derrotas, 16 pontos conquistados, o que representa a 17ª campanha como mandante.

Porém, longe de casa, apesar de não ser uma grande diferença, em 13 jogos longe da Ressacada, são 4 vitórias, 2 empates e 7 derrotas, gerando um percentual de 35,10%, com 14 pontos disputados, deixando o Leão com a 13ª campanha entre os visitantes.

Se vencer o Fluminense, o Leão chegaria a 17 pontos fora de casa, com 40,47% de aproveitamento. Se empatar, o aproveitamento fica em 35,71%. Se perder, melhor nem pensar...




TIME MEXIDO
Apesar do pouco tempo para treinar, como já divulgamos ontem AQUI, o técnico Claudinei Oliveira será forçado a mudar a equipe para a partida de domingo, contra o Fluminense, no Maracanã.

Sem qualquer problema de lesão, o treinador avaiano perdeu Judson, Júnior Dutra e Lourenço, os três pelo terceiro cartão amarelo, e Willians Santana, expulso contra o Vasco da Gama no intervalo da partida.

Verdade seja dita, apenas Judson e Júnior Dutra são titulares, os outros dois entram eventualmente, ainda que Willians Santana seja uma das opções preferidas de substituição de Claudinei...




SIMPLES ASSIM - Blog do Tarnowsky, em 05/10/2017




VAZAMENTO - BDA nº 2.701, de 07/10/2017
Estive fora da Ilha nesta sexta, mas deste o final da manhã recebi mensagens sobre o fato de que o atacante Júnior Dutra estaria assinando um pré-contrato com o Corinthians ontem.

O clube não se manifestou à respeito,  mas como havia publicado o site GloboEsporte na quinta, clique AQUI e confira, já há uma proposta feita pelo presidente do AvaíFrancisco José Battistotti, de aumento em 30% sobre o salário do jogador, que hoje parece receber o teto do clube.

Verdade seja dita, JD é o artilheiro do time, e um dos jogadores mais batalhadores que estamos vendo dentro de campo, porém, sua últimas atuações não justificariam qualquer contratação ou aumento. É a tal "interferência" de empresários colocando "minhocas" na cabeça de quem deveria estar focado no Avaí...




QUE NÃO PERCA A MOTIVAÇÃO - BDA nº 2.701, de 07/10/2017
O atacante Júnior Dutra, sem espaço no Vasco da Gama ano passado, reencontrou seu bom futebol no Avaí, onde, indubitavelmente, é um dos maiores destaques da equipe. Porém, como coloquei na publicação do GE, não era hora nem lugar de discutir isso...

Ainda assim, não há que se culpar o clube. A informação vazou em função da língua grande do empresário do jogador, que está ávido por um novo contrato, mais vantajoso para o jogador e consequentemente para ele, que "morderá" uma comissão maior que a atual...

Só espero que apesar disso tudo, JD não perca sua motivação em atuar pelo Avaí até o final de seu contrato, em dezembro. Simples assim.




TÁ FORA
Não estou comentando sobre Júnior Dutra em função de sua péssima atuação contra o Vasco da Gama, onde conseguiu apenas levar o terceiro cartão amarelo, mas relembrar que tanto o gente boa Adriano José Assis, como nós, comentamos sobre o baixo rendimento de JD nas últimas partidas.

Ouvi a entrevista, aliás, assisti ao vídeo da entrevista, onde JD não falou nada de novo. Tem contrato encerrando em dezembro, já foi destaque jogando pelo Leão, e agora está no mercado outra vez...

Sua permanência no Sul da Ilha será pouco provável, mas pior que isso, é que não está conseguindo manter o foco na competição.




FOI POUCO
Não comentei ontem, mas ainda cabe. Para quem tem uma média de público de pouco mais de 7.000 torcedores, o que foi registrado na Ressacada contra o Vasco da Gama, acabou sendo pouco, 8.952 torcedores, de público total.

Não há dúvida de que a festa foi bonita, de que a torcida apoiou o time, mas imaginei que teríamos um público bem superior.

Aliás, creio que a torcida avaiana anda muito acomodada. Fiz uma promoção para levar 10 torcedores ao Setor "E" da Ressacada, e dos sorteados, dois deles acabaram não comparecendo...





Saudações AvAiAnAs!

6 Comentários:

Roberto disse...

QUANDO A NATUREZA CONSPIRA -
Uma vitória do Flamengo contra o Fluminense seria benéfica para o Avaí e era o resultado provável, mas o lateral Ceará, do Mengo, pegando de primeira um cruzamento da esquerda, bateu na bola de primeira, fazendo inveja a qualquer centroavante, marcando contra o patrimônio, do Mengo e do nosso time.
Parece mesmo conspiração da natureza, o gol do Rodnei para o Flamengo, o gol do Vasco a dois minutos na Ressacada e agora essa obra demoníaca do Ceará.
Tá na hora dessa maré virar um pouquinho pro nosso lado. - RC

Nelson disse...

André,
O efeito Corinthians já está fazendo presença na cabeça do Júnior Dutra.
Não jogou nada e enquanto não recebeu o cartão amarelo não descansou. Pediu!
Quanto ao comentário do amigo Roberto acima, tenho outra linha de raciocínio.
Ficar esperando ajuda de outros clubes, arbitragens, etc. para avançar, só acontece com um clube do outro lado da ponte. Para o Avai, ou luta para ganhar ou morre na praia se depender dos outros, inclusive da nossa imprensa.

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

Esses gols de Flamengo e Vasco nos últimos jogos, e até o do Valter gordinho, vai ser difícil acertarem o pé outra vez...

André Tarnowsky Filho disse...

Nelsinho,

Na primeira parte, assino contigo.
Na segunda, porém, o RC se referia ao fato de terem tido muita sorte nos chutes que resultaram em gols contra o Leão. Simples assim.

Carlos avaiano disse...

O problema André é que estão apostando na sorte de um bom chute e estão acertando agora no avai........nem chegam a tentar e quando tentam é bola na mão do goleiro ou pra arquibancada, e nessa de sorte já se foram oito pontos pro espaço.

André Tarnowsky Filho disse...

Carlos Avaiano,

Às vezes, tenho a impressão que nosso time não treina...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo