quinta-feira, 19 de julho de 2018

Bom dia, Azurras - nº 2.987

OLHOS ABERTOS NA EQUIPE
O elenco avaiano volta a treinar na tarde desta quinta-feira, visando os preparativos para a partida de próxima terça-feira, dia 24, às 21h30min, quando o Avaí enfrenta o Fortaleza, no Estádio Governador Plácido Castelo, mais conhecido como Arena Castelão, pelo fechamento da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Até lá, a equipe do técnico Geninho deverá passar por reajustes, até porque os desfalques na partida contra o Atlético Goianiense foram muito sentidos, ainda que o Leão tivesse mais domínio da partida, sendo melhor durante a disputa. 

De uma coisa já se sabe: os jogadores que estavam suspensos, quer pela expulsão, caso de Renato, ou pelo terceiro cartão amarelo, Airton, Judson e Capa, estarão à disposição do treinador avaiano, que só precisará ter um pouco mais de paciência para saber se contará ou não com Rodrigão.

A tendência é que tenhamos um Avaí mais consistente e incisivo, tentando fazer mais três pontos na tabela de classificação. Aliás, a partida marcada para o Castelão na próxima terça, com todas as pompas que merece, será transmitida pela SporTV e Premiere.

Capricha, Geninho!




REFLEXÃO
Tempos atrás, e isso foi no início do mês, escrevi que a direção do Avaí marcará um gol de placa, se não liberar nenhum dos jogadores titulares para outras equipes. Porém, jogados 42,10% da competição que o Leão tem, 16 rodadas jogadas de um total de 38, ao  ouvir o presidente do Avaí na Rádio Guarujá ontem, soube que existem propostas para três jogadores avaianos.

Verdade seja dita, é a fórmula encontrada para que o clube equilibre seu caixa, visto que no último mês, apenas 40% da folha foi paga, com o restante sendo prometido para pagamento amanhã, quer pela venda de um desses jogadores, quer por um pedido de antecipação de cota desta Série B...

Vale uma reflexão sobre onde queremos chegar, até porque não se pode levar à sério a afirmação de Battistotti que com a venda dos três, ele trará jogador que garanta tranquilamente o acesso...

Não é o que vimos com as contratações de Rubinho, Maurinho, Rafinha, Martinuccio...




LEÃO NA BRIGA
Depois da derrota para o Oeste na 13ª rodada, escrevi que havia acendido um luz de alerta, de que o Avaí não poderia se dar ao luxo jogar pontos fora como aconteceu em Barueri.

Porém, mantendo um raciocínio que acho absolutamente normal e exequível, naquela oportunidade o Avaí tinha 22 pontos ganhos, faltando outros 6 jogos para terminar o turno, e se chegarmos aos 33-34 pontos até o final da 19ª rodada, estaríamos bem encaminhados.

Da 13ª rodada para cá, o Avaí disputou 9 pontos e conquistou 4, chegando aos 26 pontos ganhos. Até o final do turno, o Leão enfrenta os seguinte adversários: Fortaleza (F), CSA (C) e Ponte Preta (F).

Ainda podemos chegar na meta que havia traçado, afinal são 9 pontos em jogo, mas...




SÓ DECISÕES
Como salientei no texto "A primeira de cinco decisões consecutivas", clique e confira, que escrevi antes da partida contra o Atlético Goianiense, nas próximas cinco rodadas teríamos cinco decisões, e começamos patinando, 0 a 0 contra o Dragão...

O empate de terça pode nos custar a saída do G4, e mais que isso, cedendo lugar para a Ponte Preta, adversário direto. Na próxima rodada, a segunda da série, o Avaí visitará o líder FortalezaDepois recebe o CSA, segundo colocado, encarra o turno jogando com a Ponte, até aqui sexta colocada, e começa o returno enfrentando o Vila Nova na Ressacada, hoje terceiro colocado...

Nos meus cálculos, se ao término da partida contra o Vila de Hemerson Maria não tivermos 36 pontos ganhos, voltar ao G4 será muito complicado...




PROJEÇÃO
Não podemos escolher adversários, nem mesmo local para jogar, até porque as atuações do Avaí longe da Ressacada tem sido mais produtivas do que jogando no nosso belo reduto.

Depois de derrapar contra o Dragão no início das cinco decisões, creio que o Leão tem que partir para tentar os 100% contra esses quatro adversários diretos, ou, ao menos somar 10 pontos, para chegarmos nos almejados 36 pontos até a 20ª rodada.

Como? Simples...

Vitórias contra Fortaleza, CSA e Vila, e um empate contra a Macaca...

O equilíbrio na Série B está tão grande, que conquistar 100% nesses quatro jogos não é sonhar.




ENTRE OS PRIMEIROS
A caminhada do Avaí até o acesso à elite do futebol brasileiro ainda não chegou em sua primeira parte, mas já atingiu 42,10% das 38 partidas que tem por disputar, mesmo assim, há que se olhar com carinho para o que aconteceu até aqui com 16 rodadas disputadas. Vejamos:

1ª   rodada: décimos sexto (16º) colocado
2ª   rod.:     décimos quinto (15º)
3ª   rod.:     décimo (10º) 
4ª   rod.:     décimo primeiro (11º) 
5ª   rod.:     oitavo (8º)
6ª   rod.:     quarto (4º)
7ª   rod.:     terceiro (3º)
8ª   rod.:     quarto (4º)
9ª   rod.:     quarto (4º)
10ª rod.:     terceiro (3º)
11ª rod.:     segundo (2º)
12ª rod.:     segundo (2º)
13ª rod.:     segundo (2º)
14ª rod.:     quinto (5º)
15ª rod.:     quarto (4º)

A 16ª rodada, já jogada pelo Leão, ainda não terminou, mas a equipe seguirá na quarta colocação, ou na pior das hipóteses, ficará em quinto lugar.




SECANDO A MACACA
Quando falo "na pior das hipóteses", é que como ainda restam sete jogos para o fechamento da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, a única condição para que o Avaí saia do G4 é uma vitória da Ponte Preta sobre o Boa, em Varginha

Levando-se em consideração que o Boa é o lanterna da competição, ainda não venceu em casa, tendo em 15 rodadas apenas 7 pontos ganhos, dos quais, 5 foram jogando fora do "Melão", qualquer tropeço da Macaca, empate ou derrota, pode ser considerado uma grande zebra...

Como avaiano, torço por um tropeço da Ponte, mas usando a razão, creio que o Leão sairá do G4 nesta rodada...




REUNIÃO DO CD
Conforme havíamos divulgados AQUI, AQUI e AQUI, clique e confira, ontem ocorreu a reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Avaí, que havia em sua ordem do dia a apreciação e deliberação sobre o organograma da diretoria executiva do clube, bem como sobre o regimento interno do CD.

O novo organograma foi aprovado, inclusive com os cargos criados, ainda que nem todos tenham sido ocupados até o momento. 

A surpresa da noite ficou por conta da presença do técnico Geninho, que foi convidado pelo presidente do clube, Batttistotti, com o técnico avaiano palestrando e respondendo as indagações que lhe foram feitas.

Durante o dia, ou amanhã, voltaremos ao assunto.





Saudações AvAiAnAs!

2 Comentários:

Anônimo disse...

Eu me pergunto o que o Avaí ganha com essas declarações sem pé nem cabeça que o Battistotti dá!

Pra quem não subia o morro da cruz pra dar entrevistas, agora toda vez que vai solta uma pérola que não beneficia em nada o clube. O narcisismo é forte ali, eu eu eu eu eu...

Algemiro disse...

É isso aí, fecharemos o turno com 26 pontos.
Não ganha nem empata mais.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo