terça-feira, 16 de outubro de 2018

Sete rodadas, cinco candidatos

Não há como negar, os números do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais estão espelhando o que vem acontecendo dentro do Campeonato Brasileiro da Série B

Passada mais uma rodada da competição, creio que agora temos cinco clubes brigando efetivamente para conseguir o acesso à elite do futebol brasileiro. São elas: FortalezaGoiás, Avaí, CSA e Vila Nova. Ainda que a tabela de probabilidades aponte alguma luz para Atlético-GO, Londrina Guarani, creio que estarão apenas cumprindo tabela.

Faltam 7 rodadas, sendo que a 32ª da competição começa hoje. Não há como negar, o Fortaleza praticamente carimbou sua classificação ao chegar aos 57 pontos ganhos, tendo ainda mais 21 pontos por disputar, dos quais 12 em casa, ou seja mais quatro jogos em casa e outros três fora da Arena Castelão.

Da mesma forma, quem está jogando de sangue doce, muito tranquilo, é o Goiás, que fez uma bela campanha de recuperação e chegou aos 53 pontos ganhos. O time goianos ainda faz três partidas em casa e mais quatro longe de Goiânia.

Na briga pelas duas vagas que restam, estão o Avaí, CSA e Vila Nova, que assim como o Fortaleza, fazem quatro partidas em seus domínios e outras três fora dele.

Confira agora as partidas que restam para cada postulante ao acesso e onde será o confronto (C = Casa / F = Fora):

1) Fortaleza:
- Paysandu (C), Ponte Preta (C), Atlético-GO (F), CSA (C), Avaí (F), Juventude (C) e Coritiba (F);

2) Goiás:
- CRB (F), Avaí (C), Criciúma (F), Sampaio Corrêa (C), Coritiba (F), Oeste (F) e Brasil (C);


3) Avaí:
- Oeste (C), Goiás (F), Londrina (C), Atlético-GO (F), Fortaleza (C), CSA (F) e Ponte Preta (C);

4) CSA:
- Coritiba (F), Brasil (C), Sampaio Corrêa (F), Fortaleza (F), Atlético-GO (C), Avaí (C) e Juventude (F);   

5) Vila Nova:
- Juventude (C), Londrina (F), Paysandu (F), Brasil (F), Figueirense (C), Criciúma (C) e São Bento (F);


Pela tabela de probabilidade da UFMG, o Dragão tem 11,7% de chance de acesso, mas depois da derrota em casa para o Sampaio Corrêa, creio que já está fora da disputa. Seguem os jogos das equipes apontadas com chances de acesso:

6) Atlético-GO:
- Brasil (F), Boa (F), Fortaleza (C), Avaí (C), CSA (F), São Bento (C) e Paysandu (F);

7) Londrina:
- Sampaio Corrêa (F), Vila Nova (C), Avaí (F), Criciúma (C), Oeste (F), CRB (C) e Guarani (F);

8) Guarani:
- Boa (F), Oeste (C), Coritiba (F), Figueirense (F), Paysandu (C), Brasil (F) e Londrina (F).

As chances de Coritiba, Ponte Preta, Oeste e Criciúma, ainda que apareçam na tabela de probabilidade, são desprezíveis, assim como o percentual mínimo de outras equipes que nem aparecem na tabela, se é que me entendem...

Volto a frisar, temos sete rodadas e cinco candidatos, mas se formos ainda mais críticos, impossível desconsiderar as classificações de Fortaleza e Goiás, restando Avaí, CSA e Vila Nova na briga por duas vagas.

Capricha, Leão!

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo