quarta-feira, 23 de junho de 2021

Bom dia, Azurras - nº 4.056

FOI POUCO


Difícil escrever alguma coisa quando o Avaí não conseguiu jogar um futebol minimamente competitivo, ainda que o Goiás seja uma equipe de respeito e uma das candidatas ao acesso.

 

A partida de ontem à noite no estádio Hailé Pinheiro começou frenética, com as duas equipes tentando o gol, mas os erros individuais do time comandado pelo técnico Claudinei Oliveira foram fundamentais para a derrota impactante em Goiânia.

 

Quando as equipes ainda tentavam abrir o placar, mas o Goiás era visivelmente melhor, Alan Costa foi dar combate ao atacante junto a linha da grande área, mas sem cortar a jogada, permitiu que o mesmo girasse, recuasse a bola para um cruzamento pelo alto, onde Alemão ao invés de cortar para longe ou escanteio, cabeceou nos pés de Apodi, que estava na linha da pequena área, que detonou o gol de Glédson: Goiás 1 a 0 aos 34 minutos do primeiro tempo.

 

O Avaí sentiu o gol, sentiu os erros, e logo em seguida, aos 39 minutos, o zagueiro Alemão tentou sair jogando com Jean Martin pela intermediária, mas este foi facilmente desarmado pela marcação, propiciando que Bruno Mezenga invadisse a área e fizesse Goiás 2 a 0.

 

O Leão estava literalmente batido, sem poder de reação, exceto por um ou outro ataque esporádico.

 

Para o segundo tempo o panorama não mudou, pelo contrário, piorou para o Avaí, que viu Caio Vinicius ampliar o placar para 3 a 0, aos 16 minutos. Diga-se de passagem, com falhas de Alan Costa, que mal pulou para disputar a bola, e de Glédson, que saiu muito mal do gol.

 

Verdade seja dita, o Goiás sempre esteve muito mais perto de ampliar o placar que o Avaí de descontar. O 3 a 0 foi pouco, saiu barato pela incompetência do Leão.


Foto: Goiás EC





PREOCUPANTE

O Avaí está de volta para a “zona de rebaixamento”, ocupa momentaneamente a 18ª colocação, e ainda que muitos venham dizer que a equipe treinada por Claudinei Oliveira tem uma partida a menos, o que é verdade, vale lembrar que nas cinco partidas jogadas tem apenas 26,66% de aproveitamento.

 

Como a sexta rodada ainda não terminou, o Leão pode perder uma posição esta noite, caso o Londrina ao menos empate com o líder Náutico...

 

Além disso, mesmo que vença a partida adiada contra o Clube do Remo, o Avaí chegaria aos 7 pontos ganhos, não alcançando a primeira parte da tabela de classificação, perdendo para o Vasco da Gama no saldo de gols.

 

Considerando vitória contra o Remo, o aproveitamento subiria para 38,88%, e se mantido, não seria suficiente para alcançar os 45 pontos ganhos para fugir do rebaixamento...

 

Início de competição muito ruim, jogadas até aqui 13,16% das partidas...

 

Abre os olhos, Leão!





DESFALQUES

Para quem teve a defesa menos vazada do Campeonato Catarinense – não precisam me dizer que não serve de parâmetro – parece que agora o Avaí está gostando de sofrer gols.

 

Exceção ao jogo contra o Vasco da Gama, vitória por 2 a 0, nos outros todos levamos gols. Dois contra o Coxa, um contra o Vila, dois contra o Brusque e três ontem em Goiás.

 

É inegável que o volante Bruno Silva faz muita falta ao time, da mesma forma que o zagueiro Betão mostrou-se muito mais eficiente que o substituto Alan “bola nas” Costa...

 

Alemão e Alan Costa parece que tem problemas de entendimento um com o outro...





PITACO DO FLORA

Meu amigo Fábio Makowiescki Flora deixou o seguinte recado no twitter ontem, após a partida:

 

“Faltam 4 bons jogadores. Um atacante. Um meia. Um volante. Um lateral. Sem isso é meio de tabela. Com isso podemos sonhar Se sai um titular o time já cai muito de produção.

 

Posso até concordar com ele, mas emendei: “dois laterais, né???”

 

A verdade é que além desses jogadores citados pelo Flora, faz tempo que não estamos jogando com laterais. Edilson e Iury na direita e Diego Renan e João Lucas na esquerda, desculpem, mas estão muito abaixo do que precisamos...





REFÉM – BDA nº 4.051 – 18/06/2021

Já escrevi neste espaço dia desses, o Avaí segue refém das lambanças feitas pelo departamento de futebol do clube em 2020, que foi irresponsável por ter contratado um jogador feito Rildo, pagando R$ 83 mil mensal, ou ainda R$ 60 mil para aquele gorduchinho que estava parado há longo tempo, Adryan...

 

Hoje o Avaí ainda tem uma folha de pagamento muito alta por conta desse tipo de contrato, oneroso ao extremo, e pior que isso, por longo tempo...

 

Em função desses “malas”, que nem titulares são, o clube está de mãos atadas, sem conseguir contratar um jogador de qualidade comprovada, caso típico do goleiro Renan...





COMPLICADO

O “mistério” que todos escondem no Sul da Ilha, e até por isso as contas não foram aprovadas, é que o clube gastou demais no ano passado com contratações que não renderam.

 

Quando se pensou que o “modus operandi” mudaria com a vinda de Marco Aurélio Cunha, eis que o mesmo renovou com João Lucas...

 

Por mais que se apontem as carências da equipe, e o Flora tem razão, o Avaí não tem como contratar, até porque a verba que vem da TV mal cobre a folha de pagamento, por isso o atraso de dois meses até aqui...

 

A conquista do Catarinense serviu para massagear o ego da torcida, bem como para fazer com que alguns dirigentes voltassem a dar entrevistas, mas bastou a Série B começar para todos voltarem para seus ninhos...

 

E se o time seguir nesse ritmo, poderemos ter clássico na Série C do ano que vem...





Saudações AvAiAnAs!

9 Comentários:

miguelpersonaltrainer65@gmail.com disse...

No aguardo da queda de Flacodinei.
Reformular o elenco com menos quantidade e mais qualidade. Trocar o gerenciamento esportivo. Acordar a oposição calada, omissa, paçoca e inoperante.

Carlos avaiano disse...

Bom dia
Eu comentei aqui:
Na série B não vamos enfrentar 19 cascavéis.
Desfalques, só baixa rendimento no avai, para os advesarios é solução.
Cansaço e falta de tempo pra treinar também.
Obs: em que posição na tabela está o Cascavél? Pois é, nem participante é.
Encheram a bola da defesa menos vazada e da invencibilidade do time, até encontrarem qualidade pela frente.

Unknown disse...

Erros infantis fizeram o Avaí tomar os 3 gols.

Alemão no primeiro gol não olhou para onde cabeceou e colocou a redonda, como um passe, nos pés do Apodi.

Jean no segundo gol ficou dormindo no meio campo e perdeu a bola no único momento que isso não poderia acontecer, quando a defesa estava desarmada e o time estava subindo.

Terceiro gol, Alan Costa quase não sai do chão e não tem tempo de bola para cortar o cruzamento de um ESCANTEIO. Não teve tempo para se preparar para o cruzamento? Foi pego de surpresa?? ENFIM, deixou o adversário sozinho para marcar (sua culpa é maior no gol, apesar do erro do Gledson que tentou antecipar o cruzamento quando viu que o oponente estava sozinho!!!).

Além das falhas infantis citadas acima, que já não são admissíveis para um jogador de base cometer (desde cedo isso é treinado e pontuado), faltou energia, vontade e organização.

Time vem caindo sua produção e Claudinei é incapaz de reinventar/modificar isso, porque é teimoso e demora para ver que o time não está rendendo o esperado e para TENTAR corrigir os erros (tentar porque o elenco também é bem limitado!). Mas, pelo menos tente algo, em vez de assistir, apenas, o adversário passear; colocar Jô aos 30 minutos do segundo tempo, com 3 a 0 no placar e time desmotivado não vai adiantar de nada.

Outra coisa, se for pra jogar com Valdívia andando em campo, segurando a bola e atrasando as jogadas do time (ainda que tenha entrado com o jogo já definido), melhor buscar algum meia oriundo da base que tenha mais garra/vontade.

Edilson depois do catarinense não rendeu mais absolutamente nada, tem se tornado um problema para o time. No catarinense até dava bons passes e cruzamentos, e não era tão explorado pelos adversários, mas agora está sendo impossível jogar com ele, é definitivamente menos um. O Iury tem suas deficiências técnicas, mas pelo menos tem vontade. Poderiam explorar o Lourenço por ali também (coisa que o Claudinei NUNCA tentou e já rendeu bons frutos ao Avaí no passado).

Não seria melhor dar uma chance aos zagueiros da base, como ao Arthur Chaves (que não é baixo e tem "alguns" anos a menos), em vez de ficar apanhando todo jogo por causa do Alan Costa?

Esse Avaí está deprimente!!!

Luiz Henrique Pereira.

Rosalbo Júnior disse...

Tenho pena do Vasco... perder pontos em casa para o Avai.

Avaiano desiludido disse...

Bom dia,
Chama muito a atenção a instabilidade do Avaí, alternando partidas boas (como contra Cascavel e Vasco, p. ex.) e partidas vergonhosas (contra o Goiás foi a mais recente). Mas a instabilidade não está só no campo. Não faz muito tempo, se dizia de boca cheia que o clube estava bem de saúde financeira, pagando em dia. Hoje o quadro é o inverso. O que terá ocorrido para uma degradação tão marcada em tão pouco tempo, se é mesmo verdade que as finanças estavam sólidas anteriormente? Preocupa, sobretudo, a aparente impossibilidade para contratar, pela falta de dinheiro. E ano passado ou no anterior, não é demais lembrar, o clube trouxe um monte de nomes que só incharam a folha e não jogaram: Rildo, Rodrigão, Ronaldo, Adrian, Douglas... Não jogaram, pesaram financeiramente e seguem onerando, como indicam as ações na justiça. Pois é, como disse uma vez Muricy Ramalho, a bola pune. Digo eu: pune dentro e fora do campo, quando se colocam os pés pelas mãos ao contratar sem critério. Se o Avaí conseguir ficar na Série B, terá ganho o ano. Mas confesso um profundo ceticismo, infelizmente.

Lugo disse...

Boa tarde.
Quem passou a bola para Gean Martin naquela situação dr jogo é que errou. Na hora de dar chuto Alemão fez o que não devia.
Escrevi aqui que Getúlio não tinha culpa pela inoperância do ataque.
Não temos sistema de ataque.
Tenho pena desses jogadores da base que estão sendo catequização por um treinador retranqueiro.
Novamente jogamos ma defesa: são 2 zagueiros, 6 laterais, 3 cabeças de área, dai tem um beija flor e um centro avante.
Quando é mesmo que o Geninho chegará?

Marcos Trindade disse...

Treinador horrível.

Não tem ultrapassagem pelas laterais
Não tem jogada de linha de fundo
Não tem meia de armação
Time baixinho sem velocidade sem imposição
Não chuta no gol

Final do jogo é aquela montoeira de desculpa esfarrapada.

Avai é um reino de conformados. Do presidente ao cara que cuida da grana (que tá piorando).

Vai lutar pra não cair. E precisa lutar MUITO pra não cair em último. Com aquele PIPOQUEIRO que anda em campo com a 7.

Técnico vai viver só de desculpas tolas até quando?

Pirão disse...

O Vasco só perdeu porque respeitou o Avai. Os outros atropelaram.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo