quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Serjão e as semelhanças do Avaí atual e o de 1993

No rebaixamento do Avaí em 1993 o clube tinha no papel um elenco para disputar o título, mas de forma inexplicável caiu, tinha em seu elenco jogadores como: Cláudio, Isaac, Villas, Iltair, Joel Sene, Dirlei, Roberto Nunes, Adilson Heleno (craque), Xodo e Sandro Ventura(craque e hj comentarista). 

Na semana da queda o presidente Nilson Fidelis acusou jogadores de fazer corpo mole. Contam também que existia um grupo formado por Albeneir
, Adilson Heleno e Villas, dizem ser o famoso “grupo do Pico”. Só um detalhe: Pico, nesse caso era Nilson Fidelis.

O Avaí enfrentou uma greve de funcionários por salários atrasados e o técnico a época Adilson Fernandes achava que a única esperança era que os jogadores honrassem a camisa do Avaí. De nada valeu. Aquele timaço conseguiu cair para segunda.


Restaram a revolta e a indignação da torcida avaiana.


Quando o Figueirense caiu para segundona (1986) e só voltando através de virada de mesa o ambiente também era o mesmo e cheios de jogadores de nome.


Depois daquele vexame e toda a sacanagem que foi feita passei um tempo sem ir ao jogos. Só voltei tempos depois... e hoje vejo o Avaí muito parecido com aquele grupo de 1993.


ET: Mais detalhe no livro: O Time da Raça – Almanaque dos 90 anos do Avaí Futebol Clube, pag.436.


O que se sabe nos bastidores do futebol sobre a queda para segundona como a derrota que fez o Brusque campeão Catarinense é de arrepiar os cabelos.

Portanto meus amigos, não se surpreendam se o Avaí cair novamente. Jogador de futebol e político, salvo raras exceções, é tudo igual.


Sugestão de leitura: O Time da Raça – Almanaque dos 90 anos do Avaí Futebol Clube, obra é assinada pelos autores Adalberto Jorge Kluser, Felipe Matos e Spyros Apóstolo Diamantaras que por mais de três anos de pesquisa coletaram informações e dados da trajetória de glórias do Leão da Ilha nos primeiros 90 anos de vida.
São quase 650 páginas dedicadas à história e memória do Avaí Futebol Clube, seus jogos e personagens. R$ 60,00.



* Serjão Prazeres Júnior, o Sérgio Nativo, é associado do Avaí FC

4 Comentários:

Reinaldo disse...

Eu era criança em 1993, me lembro apenas do dia da queda, meu irmão ouvindo o jogo no rádio/lanterna que eu tinha. Mas dizer que aquele time era um timaço com Cláudio, Isaac, Villas, Iltair, Joel Sene, Xodo....não dá né?? Quanto a bagunça extracampo dai sim com certeza podem existirem grandes coincidências...

Sergio Nativo disse...

André tenho mais a acrescentar, mas apenas vou republicar o que nosso eterno ídolo, o goleiro Cesar Silva comentou em meu face.
"Sergio ,passamos muitas dificuldades na época que voces torcedores nem IMAGINAM mas tínhamos um OBJETIVO MAIOR que era HONRAR A CAMISA que vestíamos ,e tentar dar a torcida o nosso melhor quando entravamos no campo deixando tudo para traz até mesmo nossas FAMÍLIAS e nos preocupando com a FAMÍLIA AVAIANA que construímos junto com voces TORCEDORES, hoje vejo com muita clareza o quanto EU era diferente fazendo as coisas que fazia naquela época para conseguir alcançar os nossos OBJETIVOS. Brigando com todos em busca de algo maior para o AVAI e GRAÇAS A DEUS consegui pois demos um TITULO IMPORTANTE para nosso clube de coração."
Paro por aqui porque o texto me leva as lagrimas. Obrigado Cesar Silva por tudo que você fez por você, pelo Avai, sua família e a torcida do Avai. Isso sim é ser profissional e acima de tudo ser um bom caráter.

André Tarnowsky Filho disse...

Reinaldo,

Realmente, essa bagunça é que está matando o clube...

Em relação ao time de 93, ainda que sem tantas estrelas quanto o atual, era um bom time.

Anônimo disse...

André, interessante é que a oposição de hoje, dirigentes da época, não falam dessa queda! Estranho que que só falam do titulo de 98 que o Argemiro Manicke Barreto conseguiu para nós. Quanto vejo um cara levantando a taça e não convidar o patrocinador e o promotor do titulo, sr. Argemiro, fico triste. Aí, ficam falando que o Luciano, aquele não tem?, que os torcedores do parapeito xingavam em sintonia com o MAL, e que está fazendo grande sucesso naquele timinho, menor do que o Avai, um tal de Corinthians. Digo timinho, porque me encheu o saco dos torcedores lindeiros a minha cadeira afirmarem que o Luciano não tem condições de joga no Avai. Então pensei, ainda bem que ele foi para um time menor, assim pode ter sucesso.
Sardá

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo