quarta-feira, 16 de maio de 2018

A REVOLUÇÃO GENINHO, by Roberto Costa

Um bom jogo era o que se esperava, uma expectativa de ver de novo o time solto, chegando bem ao ataque e os três pontos garantidos. Nada mais que isso, mesmo porque havia precauções a tomar, a questão do pouco tempo de descanso desde o jogo corrido do clássico. A bem da verdade não passava pela cabeça de ninguém o placar dilatado de quatro gols a zero, e o CRB vinha de bons resultados. Ouvi de Avaianos que se contentariam com um empate.

Mas a goleada veio e com méritos e a repetição da mesma movimentação e do entendimento dos jogadores em campo mostrou a inequívoca assimilação do trabalho do técnico. Geninho está confortável, seu Avaí a jogar chegando à frente, buscando o gol e ainda assim dificilmente sendo surpreendido em sua retaguarda, a defesa se recompondo muito bem quando atacada. É o ideal. 

Duas grandes vitórias fora de casa e a rápida ascensão, os números comprovando, estamos no G4, ainda que a permanência possa ser transitória. Bato na madeira e lembro que não conquistamos nada ainda. Os arroubos antecipados deixemos para o rival.

Nos primeiros momentos do jogo, o placar ainda em branco, o time alagoano chegou a exigir algumas importantes intervenções do goleiro Aranha, que saiu-se bastante bem em todas. Mas no restante do jogo os riscos foram mínimos, e no segundo tempo Geninho poupou o grupo, recuando e visivelmente segurando o resultado, o que foi inteligente.

O trabalho do Geninho vai além da simples estratégia de jogo. Incrível como esses mesmos jogadores vêm adquirindo confiança e mostrando mais qualidades. Certamente porque foram autorizados a jogar o futebol. Liberados da tornozeleira eletrônica do anterior comandante jogam alegres, como deve ser jogado o futebol. Surpreendente que o "velho" Geninho, de quem seria justo esperar-se algum superado conservadorismo, do alto de seus cabelos encanecidos, encabece esta indispensável e simples revolução: não é proibido avançar, é importante querer fazer gol.

* Roberto Costa é associado do Avaí FC. Foto acima: Ailton Cruz - Gazeta de Alagoas

6 Comentários:

Roberto disse...

A ESCOLHA DO FOCO.

Depois da incontestável vitória de ontem sobre o CRB, a turma da CBN gastou o verbo, agora há pouco, no programa das treze horas, para comentar o gol primeiro do Avaí. Prato cheio pra eles.

Como se viu, na hora do gol barbie, o Lino, então comentando o jogo, apelou até para o Gaciba, via Embratel.

Fosse um gol barbie, encerrariam o comentário alegando lance de interpretação do árbitro, como é comum acontecer. Pois é. E o gol perdeu importância no contexto com o grande jogo do Leão e os outros três de bela feitura.

Em passado não muito remoto, um gol único no jogo, feito com auxílio da mão, decidiu um título de campeão do time barbie sobre o Joinvile. Portanto, um gol de importância capital.

Na época falaram a boca pequena, e logo jogaram para debaixo do tapete. Nem o Meira foi chamado a comentar o lance, porque teria que dizer o óbvio. - RC




Roberto disse...

Onde se leu na hora do gol barbie, entenda-se na hora do gol do CRB. É a força do hábito. - RC

Roberto disse...

Meu Deus!, entenda-se hora do primeiro gol do Avaí. - RC.

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

Gol barbie? Gol do CRB?
A tua TV devia estar com algum problema, né?

André Tarnowsky Filho disse...

RC,

Só falta dizeres que estavas bebendo Belco durante o jogo...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo