quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Bom dia, Azurras - nº 4.640

ÁGUA NO CHOPP

Difícil comentar sobre uma derrota por 4 a 3, e ainda mais para a fraca equipe do Barra, que por “N” vezes comentei nesse espaço, não vinha reeditando as boas atuações do time do ano passado, e mais que isso, que o técnico Hemerson Maria estava balançando no cargo.

 

Difícil comentar, e até mesmo entender, tantas mudanças feitas no time do Avaí pelo técnico Alex de Souza, que insisto em dizer dará muitas alegrias ao clube, mas que num “toque de mágica” alterou aquela equipe que havia goleado o “doladelá” no último sábado.

 

Não estou aqui para falar do resultado, que por si só, foi terrível, mas para ligar o sinal de alerta para um fato inquestionável: o elenco do Avaí é fraco, e mais que isso, não pode depender apenas e tão somente dos jogadores da base.

 

Mesmo com o revés de 4 a 3, afirmo sem medo de errar, que o Avaí foi superior na partida, no primeiro e no segundo tempo. E essa superioridade não foi pelo bom futebol apresentado, mas também pela fragilidade do adversário.

 

Por isso mesmo, depois de ter virado o placar na primeira etapa, e outra vez sofrer um gol de falta com a bola batendo na barreira, mas ter pulado na frente do placar outra vez com um golaço de Dentinho, já aos 29 minutos da etapa complementar, deixar virar a partida nos cinco minutos finais denota uma impressionante instabilidade emocional diante de um adversário pra lá de limitado.

 

Três pontos perdidos num momento que era todo favorável ao Avaí, e pior que isso, agora torna o jogo de sábado à noite contra o Brusque numa decisão onde os comandados de Alex de Souza são obrigados a vencer, se não quiserem jogar pressionados o restante da competição...


Se o chopp do fim de semana estava excelente e gelado, o que quarta foi aguado e quente...

Foto: Beno Küster

 

SEM ENTENDER

Segundo explicações do técnico Alex de Souza, não houve qualquer jogador poupado na partida de ontem, mas todos os ausentes, Igor Bohn, Ricardo Bueno, Waguininho, Felipinho, e até Fabrício Baiano, não viajaram porque estão contundidos.

 

Ou seja, o Avaí foi para Itajaí com o “melhor que tinha”, e aqui digo eu, lamentavelmente esse “melhor” é pouco competitivo no conjunto, podendo ser bem interessante num time mais completo, até explorando as individualidades.

 

Se foi por contusão, menos mal, mas a impressão que deu foi de soberba, subestimando o adversário. Vida que segue.

 

PROBLEMAS FUTUROS

Durante a coletiva após a partida, Alex de Souza deixou claro que os problemas de ontem devem ser resolvidos até amanhã, quando ele deve verificar quem tem condições de jogo ou não, e se assim for, repetindo problemas e escalação, vale lembrar que o Brusque é muito superior ao Barra...

 

Melhor ficar na torcida para que até sexta alguns desses “contundidos” possam se recuperar...

 

Preocupação ainda maior com a afirmação de que o goleiro Igor Bohn deve ficar fora algumas rodadas...

 

ERRO DE AVALIAÇÃO

Com todo o respeito que merece o xará que jogou no gol avaiano, mas pelo que as imagens mostraram na partida de ontem, há muito o que ser melhorado, até mesmo nas questões mais básicas para um goleiro.

 

Não estou aqui querendo queimar esse ou aquele jogador, mas acredito que o departamento de futebol avaiano tenha cometido um gravíssimo erro de avaliação ao dispensar os dois goleiros da temporada passada, Vladimir, o titular, que foi para o Santos, e Gledson, o reserva, para o Osasco.

 

Nenhum goleiro, nem mesmo Igor Bohn, tem mostrado mais segurança que os que aqui atuaram na temporada passada. Os da base, melhor comentar em outra oportunidade, preferencialmente sem ter que vê-los em campo...

 

DEFESA FALHA

Não sei se pela presença de um outro goleiro, mas desde o primeiro gol do Barra, onde uma avenida do lado direito da defesa avaiana, colaborada por falhas na marcação no miolo e na frente da zaga, permitiram que o “Pescador” abrisse o placar.

 

Está certo que a dupla de zaga foi Raphael Rodrigues e Felipe Silva em cinco dos seis jogos do Avaí até aqui, mas creio que com a presença de Roberto desde o início da partida, como foi no clássico, ficaria mais seguro...

 

O gol de abertura do placar, diante de tanta facilidade encontrada, desestabilizou o sistema defensivo avaiano, que mesmo virando o jogo, teimou em levar gols até “bobos”, facilmente evitáveis...

 

NEM EUFORIA, NEM TERRA ARRASADA

Não estou aqui, como já mencionei acima, para comentar resultado, que foi horroroso, mas a conjuntura pela qual está passando o Avaí, que imagino, segue no caminho certo, apesar da derrota.

 

Se fiquei “insuportável” após o Clássico, isso durou até domingo, mas já na segunda-feira sabia e sei que a vida segue, por isso mesmo não deixei que a euforia tomasse conta de todo o resto...

 

Esse tropeço em Itajaí, diante de um time fraco, que havia marcado apenas um gol em cinco partidas, serve para mostrar que o Avaí tem alguns bons valores, mas se quiser conquistar alguma coisa verdadeiramente, tanto no nível doméstico, quanto no nacional, terá que reforçar e muito o elenco. Simples assim.

 

BALANÇANDO

Calma! Não estou falando do técnico Alex de Souza, que no meu entendimento tem muito crédito com a torcida, mas quem está balançando é o próprio Avaí, que mesmo com a derrota de ontem, segue na terceira posição, mas pode perder a terceira colocação se a Chapecoense vencer o Camboriú na noite de hoje.

 

A tarefa do técnico Alex de Souza não é das mais fáceis. Hoje o Avaí tem o ataque mais positivo da competição, com 12 gols, ao mesmo tempo em que tem a defesa mais vazada, 8 gols. Menos mal que o saldo é positivo...

 

BLOCO NA RUA

Se nem tivemos tempo para comemorar a vitória no Clássico, também não teremos tempo para lamentar a derrota de ontem, até porque depois de amanhã, o Avaí já estará em campo, dessa vez para enfrentar o Brusque na Ressacada.

 

Importante frisar, o clube já divulgou o serviço do jogo, mantendo os valores dos ingressos, além de promover mais três ações exclusivas para sócios do Avaí, a saber: SÓCIO DE CAMAROTE”, “RESSACADA EXPERIENCE” e “CHUTE DE LEÃO”.

 

Durante o dia, vamos botar o bloco na rua, ou melhor, falar um pouco mais sobre essas ações...

 

COPA DO BRASIL

O Avaí poderia ter como adversário na primeira fase da Copa do Brasil times como o União-MT, Real Noroeste-ES, Marcílio Dias-SC, Tuna Luso-PA, Fluminense-PI, São Luiz-RS, Nova Iguaçu-RJ, Humaitá-SC, ou o Trem-AP, mas quis o destino que a “bolinha” sorteada apontasse para o Retrô-PE.

 

Quem olhar para a tabela de classificação dos campeonatos de Pernambuco e de Santa Catarina, vai apontar para o jovem Retrô, que completa 7 anos no próximo dia 15 de fevereiro, como favorito.

 

No entanto, até o fim de fevereiro, quando a partida deve ser realizada em São Lourenço da Mata, na Arena Pernambuco, muita coisa vai rolar. O clube nordestino é o mesmo que eliminou o Brusque na Copa do Brasil de 2021.

 

Sou mais o Leão!

 

HOJE ESTAREMOS NA “ESTAÇÃO FLORIPA”

Hoje, às 11 horas, estaremos na Rádio Estação Floripa, participando do "Estação Esporte", comandado pelo gente boa e meu "amigo de infância", Daniel Pereira Martins.

 

O programa que tem transmissão pelo próprio site da rádio (www.radioestacaofloripa.com.br), YouTube, Facebook e Instagram.

 

Participe e envie sua mensagem também pelo WhatsApp: 48 99128 5051.

 

Acompanhe!

 

 

 

Saudações AvAiAnAs!

7 Comentários:

ManoelNilson disse...

Mas o Alex tem uma parcela de culpa neste desastre de ontem sim. Se a dupla de zagueiro Lipe e Roberto funcionou muito bem no clássico, por que estão ele voltou com Raphael Rodrigues que é muito fraco tecnicamente? Por mérito deveria ter permanecido com Roberto. Então é injusto jogar tudo nas costas dos atletas.

Carlos avaiano disse...

Bom dia
Ditado velho mas presente.
"Não faça mal ao teu vizinho, pois o teu está a caminho'

Sábado tiramos proveito das deficiências do adversário.
Ontem,foi a nossa vez de provar do mesmo veneno.

Murilo disse...

Não foi água no choop, foi a realidade, ganhou o clássico do moribundo rival e parece que na Ressacada já eram campeões do mundo.

GeorgeAB disse...

O fato é que sempre que temos um bom zagueiro e promissor, temos ao seu lado um outro que é fraco, vide nossa atual situaçao, temos o Lipe que tem tudo pra vingar e como parceiro tem Raphael e Roberto, um é horrível o outro está fora de sintonia com a bola.

Carlos avaiano disse...

No futebol, sempre que o já ganhou entrou em campo,
na maioria das vezes foi derrotado.
Mesmo reservas, parece que se acham superiores.
Como um clube centenário,perde pontos pra clubes debutantes?
Não se brinca com o brio dos mais humildes.
Quando colocam a faca nos dentes,pode se preparar,a luta será árdua.
Fizemos isso e calamos o Maracanã contra o poderoso plantel do Varmengo.
Que fique a lição.
Nome e história não ganham pontos.
Pés no chão,humildade e garra são primordiais para se obter o sucesso.

ney.lf disse...

Não é porque é da base que não vamos inserir o Lippi na relação da defesa fraca. Sofremos gols em bola alçada na quarta zaga, sua posição. Ainda é um zagueiro regular, nada mais do que isto.

LUGO disse...

Boa noite. É muita soberba pensar que o Avaí não poderia ser batido pelo barra: no imponderável é que está a graça do futebol. temos uma equipe em reformulação, muito provável que mais de 50% dos atletas que ai estão não atuem regularmente na série B. Temos que testar e testar, dar um pouco de continuidade (uns dizem minutagem) para alguns e dosar outros, pois a preparação física e técnica tem que alcançar o seu auge no segundo semestre, que é quando as coisas se definem. O que precisa ser cobrado, a seu tempo, é a contratação de atletas que venham para jogar e que tenham condições de resistirem a maratona morro acima que é a série B. Agora é hora de conhecer, prospectar, dar oportunidade. Para os jogadores do Barra o jogo contra o Avaí é um evento, uma oportunidade de sair do fundo da loja e se posicionar na vitrine.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo