quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Palavra de um Conselheiro!

Recebi a mensagem, em anexo, de um conselheiro do Avaí, e por questões de amizade e respeito, vou omitir seu nome. Também não poderei responder nesse momento, em função da falta de tempo. Porém, minha postagem, à noite, será a minha resposta.


Mas, antes de qualquer coisa, foi muito bom ter ciência sobre o que foi discutido na reunião do Conselho, além do divulgado no site do clube, nos blogs ou na imprensa.




“André, bom dia!

Estou pensando que tua saída da Hora não está lhe fazendo bem. Leitor de tuas colunas, seja na Hora através da Chuleta, ou no teu blog, estou preocupado com essa tua agressividade contra nosso clube.

Me desculpes, e não me interprete mal. É que quando escrevias na hora não tinha tanta agressividade e defendias o clube, hoje não. É pau todos os dias. Claro não devemos ser vaquinha de presépio, porém acho que está havendo excesso.

André, essa preocupação começou lendo tua coluna de segunda feira, quando afirmas que o Avai não é uma empresa séria.

André, hoje o Avai é clube sério, com organização estrutural, contábil, financeira, patrimonial, etc. É séria e pude constatar durante cinco anos em que fui do conselho fiscal.

Hoje voltas a atacar o Conselho Consultivo. Posso te afirmar, até porque estava presente ( o ... também), que o assunto foi discutido, mesmo não constando da pauta.



Falei, contrariando alguns, de que achava o ingresso muito caro, que para o torcedor não é somente o ingresso. Citei um exemplo verdadeiro de um torcedor sentado a minha frente, com 4 filhos e achei engraçado e pensando que certamente ele gastou menos com o ingresso do que com refrigerantes, pipocas e salgadinhos para os filhos.


Falei que não era somente o ingresso e sim o acesso, o tempo que se perde para sair do estádio, etc. Muitos outros também fizeram sugestões de redução do ingresso e das mensalidades. O assunto ficou para ser discutido brevemente em outra assembléia a ser convocada, até porque não fazia parte do edital.

Acontece que o Avai não está conseguindo arrecadar o suficiente para manter a estrutura e a folha de pagamento.

Nesta semana, o Zunino teve que aportar R$600 mil para poder pagar a folha de pagamento. Sabemos que se atrasar o salário, adeus Tia Chica que o rebaixamento fica perto.



A queda de 5000 sócios pagantes, o não repasse por parte do governo, referente ao aumento da capacidade, do projeto Fundoesporte, cujo dinheiro já está desde o ano passado à disposição e governador atual e o anterior não assinam o cheque, prometido pelo Pavan no jantar comemorativo ao campeonato, está dificultando o cronograma financeiro.

Com o contrato com a Eletrosul, ingresso de 220mil mensais, acho que a coisa volta a se equilibrar e ai sim, acho que o conselho pode contraargumentar os fatos apresentados pela diretoria.

Essa minha opinião não é no sentido de fazer acusação, achar que sou o dono da razão. Ao contrário, é na tentativa de "quem sabe" poder ajudá-lo de alguma forma.

Gosto de ler teu blog e como o leio diariamente, achei que poderia fazê-lo. Se não, me avise e somente continuarei lendo.

Abraços”

18 Comentários:

Rodrigo Pons disse...

Caro André.

Gostaria que você comentasse o que eu vi domingo na saída do jogo...

Fiquei mais de uma hora pra conseguir sair do entorno da Ressacada e só aí consegui entender porque nesse jogo estava tão lento o trânsito... a POLÍCIA em vez de ajudar a fluir o trânsito da Ressacada, resolveu que a prioridade era das pessoas que estava vindo do Aeroporto... então eles simplesmente BLOQUEARAM todas as saídas da Ressacada para dar prioridade para quem estava vindo do aeroporto...

Isso é um absurdo... além de termos que enfrentar a fila (que não é pequena) e não termos a abertura das duas pistas para desafogar o trânsito, eles resolveram trancar todos os carros...

Eu acho que o Avaí tem que tomar uma atitude... sou sócio, mas se isso se tornar uma prática comum, com certeza vou parar de ir para os jogos e consequentemente vou cancelar minha sociedade.

Essa foi a única vez que eu percebi uma atitude assim da polícia que, no meu entender, deveria estar ali para ajudar o trânsito e não trancar quem estava saindo do jogo.

Saudações avaianas

Fernando Silva disse...

André,

Com o devido respeito ao teu nobre colega conselheiro. Mas peça, com toda deferência à ele, que inclua outro assunto na pauta da próxima reunião: transparência nas contas do Avaí.

Ele diz que faltou 600 mil mês passado, por outro lado o Alexandre Espíndola diz que nosso orçamento anual é de 35 mi. A conta não fecha.

Não sabemos quanto ganhamos com todas as negociações que ocorreram no início do ano, não sabemos o valor de cada patrocínio nosso, não sabemos quanto entra de arrecadação com os sócios. Por outro lado, não temos a menor ideia de quanto ganham nossos atletas e de quanto é a folhua.

Dessa forma, com todo respeito e sinceridade, fica difícil "engulir" que faltou 600 mil no mês.

Fernando Silva disse...

Outro ponto:

Pela primeira vez, alguém de dentro do próprio Avaí, admite que houve uma queda significativa no número de sócios.

Daí caímos na matemática básica: se tivéssemos mantido o preço do ano passado, manteríamos o número de sócios (ou até mesmo cresceria esse némero). Fica cada vez mais transparente que o aumento dos preços botou menos dinheiro pra dentro do caixa.

bittencourt disse...

O Fernando disse tudo. Apesar de imaginar o quão difícil deve ser manter o clube e de concordar que o presidente Zunino não pode bancar o clube sozinho, até pq botar 600 mil em um mês é um absurdo, o aumento do preço dos ingressos gerou uma redução muito grande no número de sócios, pelas minhas contas de 40 a 50%! Se fizermos umas regrinhas de 3 básicas poderemos ver que se mantidos os valores do ano passado, a arrecadação seria maior esse ano... E o pior, toda a torcida concordaria com aumentos, desde que não fossem abusivos, desse modo podemos imaginar que a arrecadação seria muito maior caso o clube tivesse aumentado os valores de uma forma mais racional. Esse fato reforça a hipótese tanto batida que os planos de sócio deveriam ser revistos!
Outra coisa que me chama a atenção é o descaso do governo!!!! Pô, primeiro os caras perdem a data para apresentar o projeto de duplicação da Diomício Freitas! O Avaí anunciou a assinatura do projeto e coisa e tal, com o Sr. Dário presente. Depois os caras simplesmente perdem a data e teremos que esperar o próximo ano para vermos alguma coisa sair do papel. Agora vem à tona que o Estado não repassou os valores do Fundesporte referentes ao aumento da Ressacada, mesmo com o dinheiro, na teoria, já empenhado para o Leão!! Isso é um absurdo!!! Se não vai dar o dinheiro não promete, até pq não adianta gastarmos para ampliar o estádio para 20.000 pessoas se com 8000 demoramos 2 horas e meia pra sair do mesmo. Tá na hora de pressionarmos esses governantes!! O próprio Avaí sempre os convida para eventos, aceita convites para aparecer, na figura do nosso presidente e de alguns atletas, ao lado desses caras. Pô, os caras tão trancando nosso desenvolvimento, não os apoiaremos, não apareceremos ao lado deles, não vamos ligar nossa imagem à deles. E tá na hora do próprio clube mostrar aos seus sócios o pq de determinadas coisas.

Abraço,

Jorge André disse...

Xará isto só te fortalece , continue com seus comentários que seja contra ou a favor deles mais tenho com a intenção de estar sempre ajudando o AVAI....valeu

Marcelo B. disse...

Olha, também presenciei a mesma coisa que nosso amigo em relação as filas! O policial (não entendi porque!!! será alvinegro??) fechou a fila de quem sai da ressacada, que era GIGANTE e deixava apenas o pessoal que saía do aeroporto passar! Foi o maior absurdo que já vi em nosso estádio!! Nos tempos do Coronel Eliésio, isso não acontecia! Foi com certeza algo PESSOAL com o AVAI FUTEBOL CLUBE e seus torcedores. Por favor, nao deixe passar isso em branco!

Rodrigo Moskorz disse...

Sem dúvida o trânsito tira muita gente da Ressacada, mas nada perto de 5000 torcedores.
Como afirmado pelo conselheiro, uma "queda de 5000 sócios pagantes" deveria ser um problema considerado como o mais sério de todos, com urgência em ser resolvido e tratado com o devido respeito que a torcida merece.
Seria dessa maneira, aos preços do ano passado, uma queda de receita de R$350mil mensais, muito mais que esse tal contrato com a Eletrosul.
Se o Avaí cede tantas coisas em contrapartida aos patrocinadores, se os dá tanto valor, merecidos por sinal, porque não tem esse mesmo apreço por um de seus maiores financiadores, que não contribuem tão somente com o dinheiro, mas também trazem um apoio emocional que nenhum outro empresário poderá comprar.
Perder 5000 "clientes" em menos de 6 meses ?!?
Isso é um caso de falência pra muitas empresas, não dá mais pra ficar fazendo vistas grossas e esperando que o bom desempenho do time façam a torcida esquecer desse golpe.
Não me parece algo tão difícil assim fazer essas contas, pelo menos pra quem está de fora e tem essas poucas informações.
Se tem algo mais que não podemos saber, então não coloquem em nós essa culpa, seja COERENTES e SINCEROS.

Anônimo disse...

André,
Pesquei duas frases do e-mail do colega que matam a questão.
"Acontece que o Avai não está conseguindo arrecadar o suficiente para manter a estrutura e a folha de pagamento." e "A queda de 5000 sócios pagantes", isto deixa escancarado o enorme erro cometido com o aumento abusivo das mensalidades. Nos dois anos anteriores os ingressos já eram este valor atual e o público que comprava ingresso sempre era pequeno como continua sendo. A grande massa que acompanhava os jogos era de sócios, que já chegou a quase 13 mil. Com a intensa campanha para afastar o torcedor do estádio neste ano com a "Sócio Corta Coração" perdemos muito, seja em termos financeiros pois mesmo aumentando os valores com a redução dos sócios a arrecadação diminuiu, e principalmente com o apoio da torcida.
Se o colega acha que estás muito ácido, com oposição ao clube, ele tem uma idéia de como está o restante da torcida. O torcedor está magoado e muitos abandonaram o clube mesmo. Tem que haver uma reaproximação efetiva por parte do clube que foi quem iniciou esta situação de divórcio com a torcida.
Mesmo assim eu, como ex-conselheiro, conheço muitos dos atuais e confio que farão o possível para contornar esta situação. Mas precisam ser firmes na próxima reunião que deve ser para tratar da questão da torcida. É necessário uma ação rápida e efetiva, com redução das mensalidades e criação de pelo menos uns 3 ou 4 novos planos para contemplar desde os mais abonados aos mais humildes, dos que vão a todos os jogos aos que vão apenas a um ou outro, e a redução dos ingressos a patamares brasileiros. Não adianta cobrar preço de Barcelona pq não temos o Messi aqui p/ alguém ver.
Sou a favor do valor altos para os ingressos quando se tem mensalidades acessíveis, o que não é o caso.
Se tivessem ouvido o que os blogueiros tentaram dizer nas últimas duas situações críticas (no aumento das mensalidades e na cobrança de ingressos na Copa Fora de Hora) talvez a situação não tivesse chegado a este ponto.
Saudações Azurras,
Sandro

Alexandre Carlos Aguiar disse...

André, sei que não tens culpa na história, afinal, o cara largou de bandeja, mas esse comportamento de "alguém de dentro" mandar informações é péssimo para as coisas do Avaí. Se sou contra o assessor especial ter um canal de conversão exclusivo com a rapaziada da RBS, se sou contra o Gastão ou o Alceu mandarem torpedos para determiandos amiguinhos, se sou contra funcionários ou conselheiros contarem "novidades" de dentro da Ressacada, também sou contra isso que o teu amigo fez.
Pra mim, é amigo da onça e não do Avaí.

André Tarnowsky Filho disse...

Rodrigo Pons!
farei uma postagem abordando o assunto levantado por ti.
Valeu! Espero continuar contando com tua colaboração.
Abraços!
André Tarnowsky Filho

André Tarnowsky Filho disse...

Fernando!
Existem 3 aspectos distintos nas tuas colocações.
Salário e negociação de atleta sempre envolve uma parte em carteira e outra por fora. É difícil entrar nessa "zona do agrião", por ser o que em direito chamamos de "interna corpore".
O mesmo ocorre em relação ao patrocinadores. A Intelbras, por exemplo, pediu que não fosse revelado o valor do contrato com o Avaí. E assim vai...
Por último, a questão da queda do número de associados. Alguém, emfim, falou a verdade, falou o que já tínhamos detectado e a direção teimava em remar contra.
Tua análise sobre manutenção de preços é absolutamente correta.
Abraços!
André Tarnowsky Filho

André Tarnowsky Filho disse...

Bittencourt!
Tuas observações, tanto quanto as do Fernando, são totalmente pertinentes.
Creio até que falte um pouco de postura ao Avaí, na questão política. Estão deixando a coisa tomar um lado partidário, de preferência clubística, o que não é legal.
Esse discurso do Zunino, de que somos educados e tolerantes, não cabe mais.
É preciso cobrar ação!
Abraços!
André Tarnowsky Filho

André Tarnowsky Filho disse...

Jorge André!
Obrigado pela força.
O blog é um espaço para que todos os avaianos se manifestem, mesmo com idéias contrárias.
As minhas, continuarei escrevendo...
Abraços!
André Tarnowsky Filho

André Tarnowsky Filho disse...

Marcelo!
Assim como comentei para o Rodrigo Pons,
farei uma postagem abordando o assunto levantado por voces.
Valeu! Espero continuar contando com tua colaboração.
Abraços!
André Tarnowsky Filho

André Tarnowsky Filho disse...

Rodrigo Moskorz!
Concordo contigo plenamente. Por isso, na postagem que fiz agora à noite, "Ao amigo Conselheiro", lembrei a ele que já estamos em agosto... Perdemos o ano!
Deveriam dar prioridade no resgate dos sócios.
Por isso, também, pedi a cabeça desses incompetentes do marketing, que fizeram o clube perder dinheiro e ainda cobram um montão.
Abraços!
André Tarnowsky Filho

André Tarnowsky Filho disse...

Sandro!
Muito bem pescado...
A cada dia fica mais escancarado o enorme erro cometido com o aumento abusivo das mensalidades, denunciado pelos blogueiros no início do ano.
A torcida sempre comprou a boa briga pelo Avaí. Mas, dessa vez, o Avaí comprou a briga com a torcida, e perdeu!
Levantaram os valores e tiveram uma baixa no número de sócios. Ganharam a antipatia da torcida...
Tens toda a razão: o torcedor está magoado e muitos abandonaram o clube mesmo, e não vai ser um ingresso mais baixo, num jogo, que vai levá-lo de volta à Ressacada.
Quanto a reaproximação efetiva por parte do clube, acredito que para esse ano já fica muito complicado. É começar agora para colher no próximo ano.
Estou aguardando as medidas que o Luciano Corrêa comentou que seriam aplicadas esta semana. Vamos aguardar!
Pior é que, além dos preços, ainda aconteceram aqueles abusos, como a Copa Fora de Hora, num total desrespeito ao sócio e torcedor.
Vamos ver o que vem pela frente...
Abraços!
André Tarnowsky Filho

André Tarnowsky Filho disse...

Alexandre!
Também não me senti culpado na história.
É verdade! Serviu para contestar os números que já discutimos em outras ocasiões e que a diretoria sempre coloca panos quentes, enfatizando os tais 13 mil sócios.
No Avaí acontece muito disso. Divulgaram um número de sócios no domingo completamente diferente do que foi publicado no borderô...
Maracutaia que poderia passar batida, não fosse o vaidoso boca grande. E assim vai...
Se é amigo da onça, não sei! Mas sei que este ano fizeram tudo errado!
Abraços!
André Tarnowsky Filho

Unknown disse...

isso era notório , que cairia o numero de sócios , pois conheço muitos , mais muito mesmos que se associaram ano passado pelo fator novidade da série A . e hoje não pagam mais , não vou por que não posso perder 1 dia inteiro de 2 que tenho com minhas filhas(trabalho segunda a sexta) , vou ocasionalmente por esse motivo .e sobre o orçamento do avai acredito ser no limite .

Obs: alias acredito que a diretoria fez e faz milagre com esse orçamento, no campeonato brasileiro

Palhoça

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo