sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Esteves, o politicamente correto...

Li, e não acreditei, que o blog do Torcedor do Avaí no Globoesporte.com, sob a batuta do gente boa Esteves Júnior, estava questionando a colocação da bandeira do Leão na entrada da Ilha, juntamente com os pavilhões do Município, de Santa Catarina e do Brasil, além daquele pano rasgado do time além pontes...

O elegante Esteves considera que estão banalizando a colocação das bandeiras, já que a do Avaí, na opinião dele, este ano não fez por merecer estar hasteada.

O discurso do nobre representante avaiano pode se justificar nos argumentos dele. Todavia, demonstra um purismo exacerbado, adotando as assertivas trazidas por um blogueiro gaúcho da Rede de Baixos Salários, também ofendido com a questão em tela.

Gostaria de ver Esteves defendendo de forma mais árdua as coisas do Avaí, principalmente quando se faz um paralelo com o time além pontes. Esse discurso magnânimo, de senhor da razão, não combina com o que acontece no dia-a-dia de nossa cidade.

Exemplos, caro Esteves, existem em pencas...

Se a bandeira do Avaí está hasteada na cabeceira da ponte, no mínimo, demonstra que essa Ilha não tem dono, como querem alguns ASPONES dentro da Prefeitura Municipal...

O Avaí Futebol Clube, legítimo representante de Santa Catarina na elite do futebol brasileiro nos dois últimos anos, sem o auxílio de letras ou qualquer tribunal, tem sua bandeira hoje hasteada na entrada da Ilha, em função de um momento único nos últimos 30 anos, que é o de termos os dois clubes da cidade, garantidos no próximo Campeonato Brasileiro.

Por si só, já seria o bastante para que se justificar o belo pavilhão Azul e Branco na entrada da cidade.

Em tempo: dia 8, no John Bull Pub, na Lagoa da Conceição, haverá show com a banda Velhas Virgens. Salvo engano, o protagonista dessa postagem é o vocalista...

Foto meramente ilustrativa.

34 Comentários:

Blog do Avaí no Globo.com disse...

André,

A minha opinião é a que está lá no meu blog.
Se o Avaí fez esse ano por merecer, por que não foi hasteada ano passado, já que consquistamos a melhor colocação de um clube catarinense no brasileirão?

Não falei que estão banalizando. Falei que se continuar assim irão banalizar toda a qualquer conquista de um clube (qualquer que seja).

O que tem de errado ser politicamento correto? O que tem de errado em querer o mais correto e o mais justo?

Você tem uma postura e eu tenho outra. Sempre respeitei a sua opinião e nunca te ofendi e/ou postei qualquer insinuação. E, infelizmente, não é a primeira vez que fazes assim.

De qualquer forma, obrigado pela audiência.

Saudações Avaianas

Esteves Junior
www.souavaiano.com.br
www.globoesporte.com/estevesjunior
www.twitter.com/souavaiano

CTM disse...

André... estou de pleno acordo com o Esteves nessa (e discordo dele as vezes também). Mas achei, no mínimo, ridícula a colocação da nossa bandeira lá. A permanência na série A é uma conquista acima de tudo da torcida e de alguns que doaram seu sangue na reta final, mas só é comemorada por terem ocorrido uma série de erros no ano. É justo o torcedor comemorar, até pelo papel que teve nisso, mas não faz o menor - e friso isso: *MENOR* - sentido homenagear um time por escapar do rebaixamento. Banalizou SIM o sentido dado a colocação da bandeira na ponte, que sempre foi homenagear uma conquista significativa de um time. Eu já achava banal de qualquer forma, pra mim se querem colocar mesmo as bandeiras que coloquem dois mastros a mais lá e um em cada lado, e tá feito. Mas já que as bandeiras são em homenagens a conquistas, então não faz sentido ter sido colocada justamente agora.

E que coisa desagradável essa mania de blogueiro avaiano de usar seu blog pra passar recado pra outro blogueiro... tá cheio de blogueiro fazendo isso, lamentável...

Aldojan disse...

André,

Acho que já ta na hora da prefeitura colocar mais dois mastros no local e colocar as bandeiras em definitivo no local. Ai acaba com essa palhaçada toda, sempre gera polêmica a colocação das bandeiras.
Coloca a nossa no poste do lado da ilha e o deles no lado do continente.Pronto...
Forte abraço...Esse Catarinense que não começa nunca,já to com saudades da Ressacada.

Gerson Santos disse...

André, se me permite a robustez das palavras, o amigo fez uma postagem infeliz. Concordo com o Esteves que a bandeira do Avaí NÃO DEVERIA estar hasteada na entrada da Ilha. Estão banalizando, sim, esse rutual outrora respeitosamente tradicional de Floripa.

Homenagemn por não termos caído é tão ridículo quanto desfilarmos com o troféu fantasma de segundo colocado na série B de 2008 mesmo tendo ficado em TERCEIRO.

No mais, compactuo com as palavras do Cristian. Essa é uma opinião sua, pessoal, não relevante à instituição Avaí mas a uma pessoa em específico, o Esteves. Manda um e-mail para ele e a coisa está resolvida.

André Tarnowsky Filho disse...

Caro Esteves!
Li a tua opinião e externei a minha.
No meu entendimento, a questão da colocação das bandeiras já virou uma manobra política, como deixei expresso no texto. Justamente por isso, como lembraste, não foi hasteada no ano passado.
Sobre o “politicamente correto”, é uma questão muito relativa. O que posso considerar correto, talvez não o consideres. E assim por diante...
Temos, sim, posturas bem diferentes. Não te ofendi nem insinuei nada. Não é de meu feitio mandar recados. Falo diretamente como já o fiz contigo na reunião dos blogueiros com o Speckart e na Yelow’s. Como bem sabes, não sou de fazer média nem de tapinhas nas costas...
Não acendo vela para dois santos!
Quanto à audiência, agradeço a reciprocidade.
Abraços!
André Tarnowsky Filho

André Tarnowsky Filho disse...

Cristian TM!
Tudo é uma questão de ponto de vista.
O fato de concordares com o Esteves em nada muda a minha opinião.
Como disse ao Esteves, virou uma questão política, apenas e tão somente, sem levar em consideração qualquer critério.
Quanto a importância da torcida, concordo contigo plenamente, assim como não vejo essa “glória” em escapar do rebaixamento, principalmente acompanhando o Leão como acompanhamos e sabendo das intrigas de bastidores...
Quanto a blogueiros passarem recados para outros blogueirs, já disse ao Esteves e digo pra ti: sou muito direto, não dou tapinha nas costas nem faço média com ninguém.
Sou sócio do Avaí e pago minha mensalidade.
No meu blog, escrevo como bem entendo e dou espaço para TODOS os torcedores, inclusive sem fazer moderação de comentários.
Abraços!
André Tarnowsky Filho

André Tarnowsky Filho disse...

Marcos!
Concordo contigo no que concerne a essa palhaçada...
Mas colocar mais dois mastros já é demais!
E por falar em saudades da Ressacada, vou dar uma passada por lá nesta tarde...
Abraços!
André Tarnowsky Filho

André Tarnowsky Filho disse...

Gerson!
Tens toda a liberdade para te expressar como bem entendes.
Todavia, o tradicional ritual que dizes se respeitar na cidade, há muito já perdeu sua razão pela forma moleque como alguns ASPONES da PMF tem utilizado o espaço.
Perdeu a graça e a razão de ser!
Não vejo como uma homenagem por não termos sido rebaixados.
Vejo uma alusão ao fato de termos dois times na elite do futebol brasileiro, apenas e tão somente.
Em relação ao troféu de 2008, sabes bem que foi uma “simpatia política”, tal qual hastear as bandeiras.
Sim, tens razão! É uma opinião minha, assim como o Esteves tem a dele, e assim sucessivamente...
Tenho o email e o telefone do Esteves e assim que achar necessário, envio mensagem ou ligo, como já fiz em outras situações.
Hoje, não vejo qualquer razão para teu zelo.
Abraços!
André Tarnowsky Filho

CTM disse...

André, minha crítica não foi a teres tua opinião e usares teu blog (do qual sou leitor assíduo, apesar de pouco comentar) pra isso. Mas sim pelos recados passados ao Esteves ("Gostaria de ver Esteves defendendo de forma mais árdua as coisas do Avaí...", "Esse discurso magnânimo, de senhor da razão", "demonstra um purismo exacerbado, adotando as assertivas trazidas por um blogueiro gaúcho da Rede de Baixos Salários"). Dizer "discordo do Esteves", "minha opinião é diferente por X, Y e Z" estaria em ótimo tom. Agora, passar recados como os acima é extremamente desagradável, especialmente pros leitores que acompanham diversos blogs justamente para "ouvir" diferentes opiniões e assim formar a própria opinião. O desabafo veio pra você, mas tenho notado essa "mania", as vezes direta e as vezes velada, em diveros bons blogs avaianos. E continuo afirmando, acho isso bastante lamentável... Discordar um do outro, e até citar a opinião um do outro pra embasar seu post, é extremamente normal. Mas você, ironicamente, apesar de ter dito "No meu blog, escrevo como bem entendo" está dando pitaco no seu blog sobre como o Esteves deveria conduzir o dele...

André Tarnowsky Filho disse...

Cristian!
Não passei recado. Externei minha opiniãoi, que não coincide com a tua nem com a do Esteves.
Do jeito que estás colocando as coisas, preciso fazer um cursinho de redação, para poder me reciclar. Aliás, não seria má idéia...
Tens todo o espaço que quiseres para “desabafar” aqui no blog, ainda que não tenhamos a mesma opinião. Mas, creio, nosso Avaí está acima de qualquer divergência.
Por uma questão de justiça, repito a frase que deixaste pela metade: No meu blog, escrevo como bem entendo e dou espaço para TODOS os torcedores, inclusive sem fazer moderação de comentários.
Em tempo: não tenho a mínima intenção em orientar o Esteves sobre como conduzir o blog dele. Ele não precisa...
Abraços!
André Tarnowsky Filho

GiSevero disse...

Eu concordo com o André e acho um desserviço os que se dizem Avaianos ficarem detonando nosso patrimônio.
Eu sinceramente não sei o que significa ser Avaiano pra essa gente, porque o que eu sinto é tão real, tão grande, tão viceral que mesmo crítica em relação às coisas do AVAÍ eu jamais iria publicamente dar essa munição para os inimigos. Quem é o Esteves pra dizer que o "Avaí não conquistou nada" e que não temos o merecimento de termos nosso manto sagrado na entrada da cidade onde está nosso clube? E com que argumento: "porque não fez por merecer" é argumento? Ele acha então que o AVAÍ são os 11 que entram em campo, exclusivamente??? E nós, a maior, a mais simpática e a mais querida torcida de Santa Catarina merece o quê?

Infeliz, pra mim, foi a colocação do Esteves. Ele com certeza tem direito de usar o espço 'dele' pra dizer o que pensa e igualmente nós temos o mesmo direito para dizer aqui no 'nosso' espaço o que pensamos, concordamos e discordamos.
No mais, quem quiser que vista a capuça e se o chapéu serviu, use! Porque quem fala o que quer, pode ouvir o que não quer...

André Tarnowsky Filho disse...

Gi!
Ele tem o direito de expor a opinião dele, assim como estamos divergindo.
Daria uma tese. Porém, foste muito feliz ao dizer que, mesmo crítica em relação às coisas do AVAÍ, jamais irias publicamente dar essa munição para os inimigos.
E infelizmente isso aconteceu!
No mais, já se falou bastante, e que fique bem claro, ninguém é mais realista que o Rei.
Abraços!
André Tarnowsky Filho

Rodrigo V. R. disse...

Minha opinião é que ou se coloca mais dois mastros e deixa as bandeiras dos dois clubes sempre, indefinidamente naquele espaço ou nunca mais se coloca bandeira nenhuma lá.
O que tem que acabar é esse jogo de vaidades que rola principalmente pelos responsáveis pela colocação da bandeira, creio que deva ser alguém da prefeitura e dependendo do amor clubistico do responsável ele dificulta ou facilita a colocação das bandeiras.
Deixando as bandeiras indefinidamente ou nunca mais colocando elas isso acabaria.
Abraços

George disse...

Grande Gerson, agora não entendi mais nada. Pelo teu blog (um dos que mais acompanho e gosto), há o apoio ao ato, certo? É o que parece o título "tudo no seu devido lugar". Ou foi só para comparar o Avaí e o Figueirinha? É que, acima, vi que acompanhas o entendimento do Esteves.. Te juro que não entendi. Te explica, ixtepô.

André Tarnowsky Filho disse...

Rodrigo V.R.!
Claro que a questão de colocar mais dois mastros é uma brincadeira. Porém, tua abordagem sobre a politicagem na colocação ou não das bandeiras é absolutamente correta.
Por isso, fiz a postagem contrariando o que o Esteves publicou.
Não há "receita" para hastear as bandeiras.
Abraços!
André Tarnowsky Filho

André Tarnowsky Filho disse...

George!
Espero a manifestação do Gerson nesse espaço democrático...
Abraços!
André Tarnowsky Filho

Carlos Galdino disse...

Pra mim ficou muito claro que a bandeira dos dois clubes da capital se refere ao clássico que teremos ano que vem pela primeira vez na história.
A homenagem foi justa aos dois clubes e não houve banalização.

Assis disse...

Então tá: Vai mais lenha ou mais gasolina!!!
Que bom que somos uma democracia, ainda bem que as opiniões divergem mais são opiniões avaianas!

André Tarnowsky Filho disse...

Carlão!
Esse foi o meu entendimento desde o início: o Avaí Futebol Clube, legítimo representante de Santa Catarina na elite do futebol brasileiro nos dois últimos anos, sem o auxílio de letras ou qualquer tribunal, tem sua bandeira hoje hasteada na entrada da Ilha, em função de um momento único nos últimos 30 anos, que é o de termos os dois clubes da cidade, garantidos no próximo Campeonato Brasileiro.
Abraços!
André Tarnowsky Filho

André Tarnowsky Filho disse...

Assis!
Como já disse ao Cristian: nosso Avaí está acima de qualquer divergência.
Abraços!
André Tarnowsky Filho

Unknown disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM OS TERMOS DO ANDRÉ. MESMO PORQUE MANIFESTEI-ME NO BLOG DO ESTEVES, EM FUNÇÃO DE SUA POSTAGEM. PRÁ MIM O PAVILHÃO AZURRA DEVERIA FICAR -H A S T E A D O- O ANO INTEIRO, DE 01.01. ATÉ 31.12. DE CADA ANO. E TÁ ACABADO. DESDE QUANDO HASTEAR NOSSA BANDEIRA É BANALIZÁ-LA!!! E DIARIAMENTE IR ATÉ SUA PRESENÇA, FAZER O SINAL DA CRUZ E AGRADECER A DEUS POR SER AVAIANO.
JÚLIO RICHARD CÂMARA -RICA-

Serjao disse...

Não vou ficar em cima do Muro. Respeito à opinião do Esteves. Mas fico com o comentário do André. Para mim problema fácil de resolver, se tem não sei, mas se não tiver que faça, um mastro do outro lado com um gavião e do lado da Ilha-Capital um majestoso leão. Hehehehehe
Lembro que apesar dos equívocos o clube é tão grande que tivemos grandes feitos em 2010. Vejamos: Bi campeão Estadual, bela participação na Copa do Brasil, melhor performace de um time Catarinense na Copa Nissan Sul-Americana, mantem o tabu há quase três anos sem perder para o seu maior rival e continua na elite. O susto foi só para dar alegria emefera aos adversários que tanto andam de cabeça baixa. Agora é inadmissível darmos munição para adversários. Se não for para ajudar, então diria: - Porque não te calas! Cambada de estepô!

JulioAzzurra disse...

Tá uma maravilha esta discussão (no bom sentido). Vou colocar minha colher...

O porque da bandeira na ponte?
Não há critério objetivo da prefeitura ou de qualquer autoridade para se colocar ou tirar a bandeira.

Se é assim, sem critério, vale tudo. (corre-se o risco de banalizar - dois mastros extras.. hahahaha)

Se é para homenagiar um "grande feito" serve tudo também. Ficar de segundo a quarto na série B é melhor que ser 14. a 16. na A? Não sei. Fica tudo na subjetividade.

Não acho que o Avaí merecia ter sua bandeira na ponte por ter se mantido na série A. Merecia muito mais no ano passado - um honroso 6. lugar.

Assim, como o André falou, colocar ou não a bandeira na ponte é um ato de força política de demosntração de poder..

Já começamos a "empatar" o jogo para 2011.
Ou melhor, "vencendo" pois ver a bandeira deles rasgada e humilhada no ponte não tem preço.

Carlos Galdino disse...

É preciso ser justo: a bandeira deles foi justamente estendida no local tradicional. Ficou lá sozinha por uma semana. Com a confirmação do Avaí na Serie A de 2011, foi colocado o estandarte azurra para celebrar o momento histórico da dupla que, ainda que se degladiem, são duas instituições da cidade. Só que tem gente que se ofende (castiel principalmente) e tem gente que vai na onda. Por favor, tenhamos personalidade, é muita digressão filosófica para um gesto muito simples, que não ofendeu ninguém, senão aqueles que se valem da imprensa para ser parcial.

Um abraço!

Gerson Santos disse...

GEORGE, eu gosto que me enrosco de tirar uma casquinha com os primos-segundos láááá do Estreito. Nesses casos tô nem aí se é politicamente correto ou incorreto. Tiro sarro, me recosto na cadeira e si divirto :p)

George disse...

Legal, Gerson. Nesse quesito estamos dentro. Aliás, veja que musiquinha legal: http://www.youtube.com/watch?v=MDPmGB-eqfE&feature=player_embedded
Acho que vou ouvi-la no carnaval.
Saudações.

André Tarnowsky Filho disse...

Rica!
Exageros a parte, hastear a bandeira do Avaí este ano teve seu significado, sim, diferente do que propagaram alguns puristas que adotam o discurso do bocas alugadas.
Abraços!
André Tarnowsky Filho

André Tarnowsky Filho disse...

Sérgio Jr!
Muito bem lembrado. Afinal, não tivemos um ano tão ruim assim. Pelo contrário.
Mas, a homenagem está no fato dos dois clubes estarem na elite em 2011.
Abraços!
André Tarnowsky Filho

André Tarnowsky Filho disse...

Júlio Azzurra!
Efetivamente, não existem critérios. As duas bandeiras estão lá em função de que os dois times da cidade estarão na elite em 2011.
Desviar disso, é pura retporica purista...
Abraços!
André Tarnowsky Filho

André Tarnowsky Filho disse...

Carlão!
Sem reparos...
Abraços!
André Tarnowsky Filho

André Tarnowsky Filho disse...

Gerson!
Continues si divertindo...
Abraços!
André Tarnowsky Filho

André Tarnowsky Filho disse...

George!
Balançamos, mas não caimos...
hehehehehe
Abraços!
André Tarnowsky Filho

Unknown disse...

André, uma época tinha critério para hastear a bandeira na entrada da ilha, alguma conquista, seja título ou acesso. Levando em consideração este critério não haveria motivo para nossa bandeira estar tremulando ali.
No entanto, em 2009 fomos campeões estaduais e o prefeito itinerante se recusou a colocar nossa bandeira lá, assim como o governador não ofereceu o tradicional jantar ao time campeão no Palácio D'Agronômica, e colocaram apenas um símbolo do AVAÍ que parecia ter sido feito de papelão escrito Parabéns no pé do mastro das bandeiras, ali sim num baita desrespeito ao então campeão.
Agora quiseram fazer média e com a nossa permanência colocaram as duas bandeiras, acho que foi peso na consciência e fizeram para compensar.
Saudações Azurras,
Sandro

André Tarnowsky Filho disse...

Sandro!
Não há dúvidas de que são razões políticas misturadas com paixões clubísticas. Por isso mesmo, não vi razão para alguém ficar tão contrariado por ver a bandeira do Avaí hasteada na cabeceira da ponte.
Como disse o Carlão, só que tem gente que se ofende, como aquele gaúcho metido a intelectual, e tem gente que vai na onda, já que não consegue ter opinião própria...
Abraços!
André Tarnowsky Filho

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo