quarta-feira, 23 de março de 2011

Bom dia, Azurras!

Para marcar posição Em jogo válido pela quinta rodada do returno do Campeonato Catarinense, o Avaí enfrenta a equipe do Metropolitano, hoje, na Ressacada, às 19h30min. É a chance que o Leão tem de se firmar na competição, e dependendo de uma combinação de resultados, até mesmo assumir a liderança.

O jogo contra o Imbituba já passou, foi uma grande atuação. Agora temos um outro capítulo, que precisa ter aquela mesma ênfase de domingo, com a mesma pegada, já que o adversário vem amargando a vice-lanterna do returno, com três derrotas em quatro jogos.

Mesmo que o Avaí sinta a ausência de Rafael Coelho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, nosso elenco é bem qualificado e tem plenas condições de superar a equipe de Blumenau.

Sem o time definido, já se sabe que Silas deve mesmo utilizar três zagueiros novamente. Os três que atuaram em Imbituba, mais Leonardo, estão relacionados para a concentração. Curioso é que Leonardo vinha muito mal, e mesmo assim volta ao grupo, talvez como titular. Por que não dar uma chance ao nativo Clayton? Além do que, é jogador do Avaí.

O time não deve ser muito diferente do que enfrentou o Imbituba, e na vaga criada no ataque, três candidatos aparecem fortes: Marcos Gabriel, Cristian e Evando. Eu colocaria Evando, que sorriu para minha câmera sem agradecer ao Senhor...

O time do Avaí, que fez uma bela atuação domingo passado em Imbituba, e que agradeceu o incentivo recebido da torcida, merece e deve continuar recebendo esse apoio. Pena que alguns burocratas do Sul da Ilha insistem em praticar preços exorbitantes nos ingressos...

Dá-lhe, Leão!

Data definida
Conforme havia prometido, a Confederação Brasileira de Futebol – CBF, divulgou ontem a tabela detalhada do Campeonato Brasileiro de 2011. A estréia do Avaí ficou marcada para sábado, dia 21 de maio, às 18h30min, contra o Flamengo, no estádio João Havelange, o Engenhão.

Acontece que o Botafogo, arrendatário do Engenhão, comunicou que o estádio está reservado naquele sábado, 21, para show de Paul McCartney, bem como para o domingo, 22. Dessa forma, o Flamengo terá que optar por Volta Redonda ou São Januário. O mesmo acontece com o Fluminense, que enfrenta o São Paulo domingo.

De qualquer forma, dia e horário estão definidos. Nem começou e o campeonato tupiniquim já demonstra sua organização...

Verdini já foi
A melhor notícia vinda do Sul da Ilha no dia de ontem, opinião do blogueiro, foi o desligamento do Luiz Antônio Verdini de Carvalho do Avaí.

Aliás, gostaria de saber quem foi o IRRESPONSÁVEL que trouxe esse rapaz, que até pode ser um bom professor de educação física, mas que nunca foi técnico de futebol. É preparador físico!

Seus resultados foram vergonhosos, exceto aquele “passeio” pela Europa, que só onerou os cofres do Leão, sem qualquer resultado prático. Da equipe Sub 23, melhor nem comentar...

Os barrilotes Parreira e Maguila AINDA continuam por aqui. Até quando?

Ainda através dessa turma de cariocas, “importaram” mais de uma dezena de moleques para jogar futebol por aqui. Gurizada de 16, 17 anos. Quem garante que serão bons jogadores? Por que trazer essa meninada do Rio de Janeiro? Se um profissional renomado, às vezes não acerta, imaginem apostar nessa penca, que nem barba na cara tem ainda...

Na medida em que sai Verdini, retorna Niltinho, que tem história dentro do Avaí e certamente não está na Ilha passando férias.

Já é um começo...

Parabéns, Floripazul! Quarta-feira especial! Como nativo, ilhéu, florianopolitano, não poderia deixar de cumprimentar minha bela e apaixonante cidade, que completa seus 285 anos.

Vivendo aqui desde que nasci, creio que merecíamos muito mais uma administração extremamente técnica, voltada para os problemas que afetam a cidade a cada dia, do que esse modelo de “políticos profissionais”, ávidos por se agarrarem às tetas do poder público, dando espaço para uma especulação desenfreada.

Mesmo assim, a Ilha formosa, cheia de graça, do time da raça, continua linda e está de aniversário. Vamos aproveitar o feriado e desfrutar de seus encantos. É um bom dia para procurar uma praia, uma gelada e um camarãozinho, ainda que o sol esteja se fazendo de rogado...

É o que vou fazer...
Rancho de Amor à Ilha
(Cláudio Alvim Barbosa - Zininho -
Biguaçu, 8 de maio de 1929 — Florianópolis, 5 de setembro de 1998)

Um pedacinho de terra,
perdido no mar!...
Num pedacinho de terra,
beleza sem par...
Jamais a natureza
reuniu tanta beleza
jamais algum poeta
teve tanto pra cantar!

Num pedacinho de terra
belezas sem par!
Ilha da moça faceira,
da velha rendeira tradicional
Ilha da velha figueira
onde em tarde fagueira
vou ler meu jornal.

Tua lagoa formosa
ternura de rosa
poema ao luar,
cristal onde a lua vaidosa
sestrosa, dengosa
vem se espelhar...


Saudações AvAiAnAs!

16 Comentários:

GiSevero disse...

André, acho que o Rancho de Amor à Ilha merece o crédito ao poeta Zininho... Nosso "poetinha", como ficou conhecido, cantou nossa Ilha em prosa e verso, e onde ele estiver, certamente hoje está entoando essa bela homenagem que fez pra todos nós!

Sergio Nativo disse...

Verdini já foi, foi tarde. Mas antes tarde do que nunca.
Parabens, Florianopolis! Capital de todos os Catarinenses e de todos que aqui produzem ou que estao de passagem por esse paraiso.
Pra mim Evando é substituto imediato de RC. Mas quem decide é o homem. Espero que tenha bom senso.

André Tarnowsky Filho disse...

É verdade, Serjão!
Já foi tarde...
Também escalaria Evando.
Estimo melhoras...

Fábio disse...

Parabéns FLORIPA, "ILHA" DA MAGIA.
Tenho orgulho de ser manezinho, nascido na Carlos Correa a quase 40 anos - sou da turma de 71.
Ter estudado no EIC, IEE e Escola técnica em outros tempos.

Falar rápido, jogar dominó na praça, ficar na expectativa do lanço de tainha, lembrar de ouvir o sino da catedral lá perto do banco redondo, ter dezenas de praias maravilhosas, e ficar puto com os gaucho que vem pra ca e falam mal da nossa terra, e tantas outras coisas boas me faz ter ter essa paixão enorme por Floripa.

Que Deus ilumine as mentes dos políticos para não destruirem esse nosso paraíso, bem como nós também saibamos respeitar esse pedacinho de terra perdido no mar.

Pra comemorar hoje tem o Leão, único time da ILHA DA MAGIA, e que não me apareçam com Cristian. Ainda prefiro o Mauricio Alves.

André Tarnowsky Filho disse...

Valeu, Fábio!
Em que pese não concordar com esse papo de "manezinho", fizeste um belo depoimento sobre nossa cidade.
Nos encontramos na Ressacada!

Kk De Paula disse...

André, queridão vais estar na toca hoje antes do jogo? Beijos

Kk De Paula disse...

Nos encontramos então, pra comemorar na casa do time da ilha festiva, o aniversário da nossa bela Floripa.

Raniere disse...

André, são 2 hinos (Avaí e Rancho de Amor à Ilha) que todo Avaiano tem de saber de cor e salteado. Sinto um orgulho muito grande de ser filho desta terra. Parabéns Floripa e que hoje o Avaí dê a vitória de presente para ti e todos nós.
Hoje todos os caminhos e "elevado" levam a Ressacada.

Anônimo disse...

Se Deus quiser, certamente hoje o Avaí vai dar seu presente a nossa maravilhosa ilha, com uma bela vitória. Nasci em Floripa, mas moro em Biguaçu, onde nasceu nosso poeta mor, Zininho, que dizem alguns, tinha simpatia pelo Avaí, eu não duvido.
Quanto a escalação, gostaria de ver o Clayton no lugar do decepcionante Leonardo e fazendo dupla com o Batoré, nosso iluminado Evando.

Vai Prá Cima Deles Leão!!!!!!!!!!

Fábio disse...

André, eu havia ouvido ou lido em algum lugar a origem da expressão "manezinho da ilha".
fui dar uma consultado no primo google e vi novamente no Wikipédia a a origem da expressão:

"É provável que "mané", do qual "manezinho" seria o diminutivo, derive de "Manuel", nome ibérico de origem hebraico-cristã outrora comum em Florianópolis/Nossa Senhora do Desterro e principalmente nos Açores, e em Portugal."

É bem verdade que este site não pode se considerar como fonte segura, já que é aberto, mas em grande parte das postagens as informações são corretas.

Além do que, ainda existe a musiquinha: ó lhó lhó lhó, sou manezinho mas não sou nenhum bocó.
kkkk

Apesar de estar trabalhando no feriado to animado, hehehe

Abraço e pode deixar mô querido, não vou te chamar de manezinho pq não concordas heheh
Pena que ainda não posso tomar uma gelada.

André Tarnowsky Filho disse...

Fábio!
Em pouco tempo estarás encarando uma gelada conosco.
Essa tese do diminutivo também conheço, mas não concordo. Recentemente tivemos uma polêmica lá Toca sobre isso. A Gi defendendo o que abordaste e eu do lado contrário.
Ainda conversaremos à respeito.
Abraços!

André Tarnowsky Filho disse...

Valeu, Dinho!
O presente veio, mas não com tua escalação...

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo