O futuro do futebol brasileiro - by Gilberto Rateke Jr
Já falei aqui no Alameda1976 em duas oportunidades sobre a situação que passa o futebol brasileiro em virtude dos impasses entre o Clube dos 13, CBF e alguns clubes de futebol, nos posts: CBF, Globo e o Clube dos treze e O clube dos 13 e a Rede TV.
Tudo indica que clubes como Flamengo e Corinthians não voltarão atrás o que prejudicará a concretização da licitação do Clube dos 13. O que nos restará aguardar qual jogada Fábio Koff estará preparando neste embate digno de uma partida de xadrez.
Enquanto aguardamos o desenrolar desta história encontrei duas matérias interessantes no portal IG: Corinthians e Flamengo se inspiram na Espanha por divisão de TV; e Clubes brasileiros recebem menos do que turcos por direitos de TV.
A primeira observação a ser feita é que o fato de clubes brasileiros virem a receber menos do que clubes turcos se deve pela não participação de outras emissoras no processo licitação. Afinal, a própria Rede TV possuía uma outra proposta mais vantajosa aos clubes.
A segunda observação é um questionamento: Qual campeonato brasileiro queremos? Mais parecido com o Espanhol ou com o Inglês?
Infelizmente, o caminho tomado por Corinthians e os clubes do Rio de Janeiro só prejudicarão o campeonato brasileiro como um todo e isso na véspera de uma Copa do Mundo.
Para se ter uma ideia no campeonato inglês a divisão de valores entre os clubes é feita da seguinte maneira: 50% igualmente entre os clubes, 25% conforme a classificação na temporada anterior e 25% com base na audiência. Com certeza uma forma bem mais justa. Imagine agora este tipo de divisão num campeonato tão equilibrado como é o Campeonato Brasileiro. Com certeza teríamos o maior e melhor campeonato de futebol do mundo e muitos dos nossos jogadores não precisariam ir para a Europa …
Mas o Corinthians prefere alcançar sozinho R$ 70 milhões por temporada e comparando ao futebol inglês receberia menos do que o Middlesbrough, o clube que menos recebe na primeira divisão.
Da forma que as coisas estão não consigo vislumbrar um bom futuro para o futebol brasileiro. E você?
* Gilberto Rateke Jr é o proprietário do blog Alameda 1976(http://alameda1976.wordpress.com)
9 Comentários:
É a mentalidade tão comum a dirigentes, políticos etc, de só olhar para o próprio rabo, danem-se os outros..
Futebol é uma máfia mesmo, extra campo vencem os mais ardilosos.
Ricardo Zomer!
Com um pequeno detalhe: todos os que querem "fugir" do Clube dos 13, já tiveram boa parte de suas cotas devidamente antecipadas...
Ou seja, administraram mal e agora não sabem para onde correr.
Meu receio é que acabe na mão da Globo mesmo e volte aquele mata-mata que estão querendo faz tempo...
Pra voltar o mata-mata teriam que mudar as regras do jogo, e acho que nem pra esse ano e nem o próximo é viável, sei lá, não da de apostar nada
Fábio!
Concordo contigo e é assim mesmo.
Porém, a longo prazo, vão tentar implantar outra vez e os pequenos dançam...
André que bobinho. Politicos e dirigentes de clubes e que nem bumbum de criança, a gente nunca sabe a quantidade de "M" que podem fazer.
Faça uma criança feliz: Ensine a ser Avaiano!
Os Mamonas Assassinas é que tinham razão: "money és good, se é good nós não have".
Serjão!
Não tem nada de bobinho. Os caras já tiveram boa parte de suas cotas devidamente antecipadas, administraram mal, estão endividados e agora não sabem para onde correr.
E anotes: se ficarmos na mão da Globo, clubes do porte do Avaí passarão fome...
Bem lembrado, Aguiar!
Obrigado André, pela divulgação! E é uma pena que os clubes estejam perdendo a oportunidade de cortar o cordão umbilical com a CBF ...
Gilberto.
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.