Mais uma da Granja - by Alexandre Carlos Aguiar

Os bichos-cricri da famosa Granja Comigo Boi Não Dança, mais conhecida pelas iniciais CBN-D, a Raposa Felpuda, maledicente e ardilosa, o Sapo Duende, encrenqueiro e eterno inconformado, o Bode Espanhol, velho, muito velho e carcomido, o Ratão do Banhado, que não deu certo em lugar algum e acabou dando na Granja e o Morcego Moicano, que posa de intelectual pra fazer gênero, estavam cabisbaixos, ao lado do brejo onde a vaca doada pela Granja do Vizinho havia se atolado.
Lá pelas tantas, o Sapo, observado o jeitão do Ratão, perguntou:
- Que é que tu tens? – vendo o Ratão acabrunhado.
- Ah, não é nada, não. – babou-se o roedor. – É que o lado de lá, a Granja do Vizinho, está às moscas.
- Pra mim tá bom! – entusiasmou-se o Sapo, diante da possibilidade de comida. – Vocês vivem sempre atrás de biscoitinhos, cafezinhos, pois eu adoro é moscas mesmo. – abaixou-se o Sapo, tirando um cabelinho de seu sapato branco.
- Tem razão o Ratão. – interveio a Raposa. – Aquilo estava tão bonito, tudo brilhando, pinturinha nova. A horta de brócolis estava viçosa que só vendo. E, de repente, tudo acabou. Que desgraça! Como que eles deixaram isso acontecer? Cadê o capataz, irmão do Pateta, que não nos dá explicações?
- O que será que houve? – quis saber o Bode Espanhol. – Lá na Espanha, quando as granjas e aviários se estrepam, é porque tem coisa interna mal resolvida. Será que a obra na pinguela já acabou?
- Mas tu és um cretino, mesmo. - incomodou-se a Raposa. - Que diabos de pinguela é essa?
- Pô, é a pontezinha que liga o lado de cá com o lado de lá. - explicou-se o Bode. - Ali tem um veiozinho de ouro, de onde sempre se tira alguma coisinha, intendessi?
- Ouvi dizer que o Leão do Circo do Deba andou por lá e pisou na plantação. – comunicou o Morcego Moicano. – Derrubou até a figueira velha que estava na entrada da Granja deles. Uma figueira enorme, majestosa, mas que tem o pau podre.
- O Leão andou por lá, é? – duvidou o Sapo. – Mas o Leão fazia tempo que não saia de casa. Andava meio amuado, cabeça baixa. Não comia mais ninguém.
- Ah, mas chegou aqui a informação – completou o Ratão - de que o Leão foi pela Estrada nova, a pedido do domador-pastor, e parece que encontrou um jeito de matar a fome. Dizem que o Coelho que acompanha o Leão entrou de voadeira e tudo.
- Que é isso, hein, ô? - largou o Bode.
- Esse Leão faz coisa, ô? – arrematou o Sapo.
- E agora, o que vai ser da Granja do Vizinho? – preocupou-se o Ratão. – Quando é que será que o Cavalo do Paraíso vai voltar?
- Aquele que comeu o brócolis pela raiz? – decretou o Sapo. - Só se o irmão do Pateta deixar, né.
- Eu acho que vai acabar é o café com bolachinhas das segundas feiras. – definiu o Bode.
- Isso é mentira! Nunca houve um café com bolachinhas por lá. – irritou-se a Raposa. – O que havia era uma... uma confraternização de amigos... mas eles viraram a cara pra gente. Não sei o motivo.
- Bom, o que nos resta agora é assistir a mais uma apresentação do Leão. – conformou-se o Ratão. – Só que não será no Circo do Deba, mas lá no circo da reserva caingangue.
- E será que o Leão vai continuar indo pela Estrada nova? - quis saber o Bode Espanhol.
- Olha, isso eu não sei - conformou-se o Ratão - mas se o Leão fizer outra boa apresentação, quem vai ter que ir pela estrada velha sou eu. É muita humilhação.
E babou-se de raiva.
* Alexandre Carlos Aguiar é o proprietário do blog Força Azurra (http://forcaazurra.blogspot.com)
FORA DE SÉRIE, DIGO, SÉRIE A, ESSE ALEXANDRE. - Roberto Costa
Deveria virar um Livro essas "conversas" da mesa bicuda. Excelente!!!
O Aguiar, perspicaz como sempre, observou muito bem a tristeza do Ratão do Banhado.
Não deveria estar tão triste, pois pelo regulamento, um clube da capital teria que se despedir... talvez isso revele suas preferências clubísticas...
André, de vez enquando leio seu blog. Concodo com algumas coisas que dizes, discordo de outras. Normal. Já esse papinho de que a CBN é "Estreitense" acho uma mania de perseguição sem tamanho. Tudo bem que eles as vezes pegam pesado com nós, mas também pegam pesado pro lado do time deles. É que o fanatismo nos cega as vezes.
Vai ser sempre assim, o lado d elá diz que são avaianos, nós que são alvirosas, no interior que são pró-capital, e assim vai...
Abraço.
Aguiar é estupendo mesmo! Só se supera!!
Toda essa alegria incontrolável me faz imaginar que se fosse conosco o tablóide deles, que nem serve pra embrulhar peixe, estaria com a pauta pronta.
Mas, como o assunto é 'internacional', o Real Madri Estreitense F. C. depois de perder duas decisões no melhor estilo SEDEX acham tudo normal. O que está acontecendo no reino da hortaliça? Seria a capa... Onde estava o 'decisivo' pé de vidro, Rei do INSS, o homem dos 0,84 gols em 12 anos, naquela hora tão H?
Eu fico só imaginado eles odiando a "Paquita", NOSSO anjo loiro que querem no banco, fazendo o Show da Xuxa Azul e Branco Especial, ao vivo e em cores, no parque de diversões deles...
Cruzes que doidura, nem eu me aturo... hahahahahahahahahahahaha
É, pelo que lí ali em cima, o chororô continua pelos lados do estreito... É que dessa vez foi mais pesado: Perderam em casa (SEDEX), "iguali", "iguali" o 1º turno, ponde já cantavam vitória antes e o Tigre Créééu, dessa vez foram E LI MI NA DOS pelo Rival (aquele, que eles viviam a dizer que nem se classificaria...), no melhor estilo CRÉÉÉÉÉUUUU VELOCIDADE 2, e de lambuja deixaram o LEÃO 4 anos INVICTO no "campo" deles!!!
"Só" isso tudo!!!
Haja psicólogos e anti-depressivos prá todos esses boçais...
Aguiar seus textos sao imbativeis. Muita criatividade e sutileza. Das um banho! Dinho estas indomavel. Realmente estamos em estado de graça. Hehehe
PARABÉNS! Realmente estas crõnicas são excepcionais.
E completando: até domingo o Ratão do Banhado dizia que o craque do campeonato era o tal do Maycon Amarelão do Tombense, hoje passou a dizer que é o nosso Capita.
Caiu na real!
O time da mídia só agrada a mídia brocolense acostumada a boca livres. Se nao elogiar, como participar do café com brocoles? Dessa vez o velhinho chorão, o tal rei anal do não foi ao Rio contar o fiasco, o “Zangado falador” nao abriu a boca para dizer "M" e assumir que o seu Real Madri é amarelão e nem o rei do DM deu entrevista de como ser idolo fazendo 12 gols em 12 anos. Isso é incrível! Agora nossa disputa é contra a AFC. Espero um grande jogo entre o time ajustado e o melhor elenco. Como 2009, pode até haver pressão daquela meia dúzia de abobados que esteve presente nas duas cidades perturbando os jogadores na hora de seu descanso. Os tempos são outros a AFC cresceu, nos da Capital torcemos pelo seu sucesso em nível Nacional, assim como a recíproca é verdadeira. Que vença o melhor dentro do campo e com um belo espetáculo nas arquibancadas. Só peço que o juiz seja insento, se jogue futebol e que jamais volte a ocorrer o que aconteceu em 1977 em Chapecó. Só quem esteve nas finais de 1977 e 2009 em Chapecó e Florianópolis pode saber a enorme diferença de tratamento dado a segurança, em especial ao torcedor visitante. A de 2009 foi um exemplo a ser seguido, la e ca, confraternização entre torcidas, antes e após o espetáculo. Então, mais policiamento dentro do campo, mais vistoria nas torcidas e segurança a todos. Se Mauro Ovelha perder mais uma decisão, em nada diminui o seu currículo de vitorioso. Só os melhores chegam as finais, perder ou ganhar é questão de detalhes. Exceto 1977 que não cabe a mim repetir os fatos negativos ocorridos, 2009 foi pura emoção. Se o Avai tropeçar( que eu não acredito) , já valeu pela vitoria na primeira decisão do ano. Isso porque nem contei outras decisões vencidas para estar nas quartas de final da Copa do Brasil, coisa de time vencedor.
Dinho, sou avaiano e ainda assim, acho mania de perseguição tola. Bobagem do caramba...
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.