sábado, 14 de maio de 2011

Quem precisa da mídia? by Alexandre Carlos Aguiar

"O que é a mídia?


Bom, vou dar uma forcinha. No Aurélio, famoso pai dos burros e que todo cidadão deveria consultar frequentemente, está definido como:

'Substantivo feminino.


1.Comunicação. O conjunto dos meios de comunicação, e que inclui, indistintamente, diferentes veículos, recursos e técnicas, como, p. ex., jornal, rádio, televisão, cinema, outdoor, página impressa, propaganda, mala-direta, balão inflável, anúncio em site da Internet, etc.'


Ou seja, é o transporte do conjunto de informações, dados e opiniões que nos envolve na sociedade democrática e civilizada.

E quando a mídia contribui para “atrapalhar” esse complexo democrático e civilizado? Quando ela é tendenciosa, ardilosa e articuladora das más informações.


Lendo hoje pela manhã a matéria no jornal da rede dos chupadores de bomba, divulgando uma suposta pesquisa dando conta de nossa queda no campeonato brasileiro, fico com uma intragável sensação. Um nó que não desce. Ora, se a mídia existe como condutora da comunicação entre A e B, sendo A o transmissor da mensagem e B, o receptor, qual a razão de a mídia transmitir e conduzir mensagens de conteúdo duvidoso? Seria o caso de, ao se descobrir isso, matar o mensageiro ou apagar a mensagem, mais conhecido como censura? Não, mas é o momento de se fazer uma análise crítica e compreender a causa raiz desse negócio.


E é um negócio, mesmo, que envolve dinheiro.

No campo específico do futebol, sabemos que é uma atividade onde a emoção permeia, mas que é gerida pelo dinheiro. E onde os clubes precisam da mídia para divulgar suas atividades. É assim desde a Idade Média, quando os cavaleiros dependiam dos informes dos arautos para divulgar suas características e virtudes. Imagine-se um arauto esbravejando que o cavaleiro fulano de tal entraria na disputa da justa com um cavalo coxo, uma lança podre e uma armadura enferrujada. Não precisa. É desnecessário. A adjetivação é perniciosa e inconseqüente. Ao menos para quem é objeto da divulgação.


Claro que sempre há gente que não entende textos assim como este que vos escrevo, por falta completa de escolaridade, e há ainda os que acham bobagem a gente bater na mídia. Como eu sou péssimo em desenho, tenho que usar palavras mais fáceis, ou explicar detalhadamente.

Vamos nos imaginar no Carnaval da Bahia, eivado de trios elétricos. Lá pelas tantas o sujeito responsável pela apresentação insinua, por uma razão que é só dele, que a Ivete Sangalo, ou a Claudia Leite estão com dor de barriga, que seus vestidos são feios, ou que não cantam assim tão bem, mas vão participar do desfile. Qual seria a sensação dos participantes da festa? Qual seria a sensação de quem investe nessa atividade?

Quando a nossa mídia chuta que o Avaí já está rebaixado, um provável investidor que não conhece a nossa realidade, automaticamente muda de rumo e busca quem levará seu produto mais longe. É assim que funciona. Muito poucos investem naquilo que não conhecem, ou onde há dúvidas. E quando a mídia ajuda na venda negativa do produto, então o investidor tem que ser muito corajoso para apostar num provável perdedor.

Há que se ter gente de marketing mais bem talhada para o negócio no Avaí, pois se dependermos da nossa mídia estaremos na série Z, com a Ressacada vendida e com o desaparecimento de nosso clube."

* Alexandre Carlos Aguiar é proprietário do blog Força Azurra



(http://forcaazurra.blogspot.com)

16 Comentários:

Serjao disse...

Aguiar, se apontam nossa queda no campeonato brasileiro, como fica quem nao tem plantel qualificado e foi eliminado duas vezes em casa em pleno Catarinense.
Isso tudo é magoa por serem eliminado do campeonato pelo Avai e uma forma de nao usar o espaço para comentar sobre nosso sucesso.

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Claro que o ressentimento permeia por lá, Serjão. Mas é algo mais profundo, de manipulação da informação e de vender um produto. Quando o Avaí, ou a atual adminsitração do Avaí perceber isso, talvez seja muito tarde.

Anônimo disse...

A ÚLTIMA COISA QUE EU SERIA NA VIDA - MÉDICO. A PENÚLTIMA - JORNALISTA. A BOCA E A CANETA QUE OFENDE, AGRIDE, MAGOA, EXECRA, AMALDIÇOA, É A MESMÍSSIMA QUE AGRADA, QUE ACARICIA, QUE BAJULA, QUE ABENÇOA; DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DE QUEM LHE PAGA. PORTANTO, SEM OFENDER, ESTA GENTE É MAIS OU MENOS COMO "BIRUTA DE AEROPORTO". ENTÃO MEU QUERIDO ALEXANDRE TODO O CUIDADO COM ESTES "fazedores de opinião" PORQUE ALÉM DE SE "acharem", A TODO O MOMENTO PEDEM PARA ESTE OU PARA AQUELE LADO...
AGORA, O PIOR DE TUDO É QUE COM ESTE "poder" EM MÃOS ILUDEM E MANIPULAM OS INCAUTOS. VOCÊ QUER UM MONTE DE EXEMPLOS?

RICA - JÚLIO RICHARD CÂMARA.

ET. - VOU FICAR NA MINHA, PORQUE SENÃO DAQUI A POUCO VÃO COMEÇAR A FAZER COMIGO, COMO QUIZERAM FAZER COM O NOSSO ANDRÉ...

Serjao disse...

Aguiar, nao so nesse com em varios outros episodios a direçao Avaiana foi omissa. Entre tantas, aquela de pintar a cadeira e sujar uniformes de Avaianos, a acusaçao de vandalismo sem mostrar provas, as besteiras emitidas por Nestor Lodetti, danos ocorridos no penultimo classico nas cadeiras e banheiros da Ressacada etc...

Anônimo disse...

Temos ótimos jornalistas, programas, profissionais competentes, disso não tenho dúvidas, agora, cá entre nós, tem gente do meio que poderia ser tudo na vida, até jogador de peteca, que se sairia melhor do que "alguns" por aí, metidos a comentaristas/jornalistas esportivos... Como diria Bóris: "Isso é uma vergonha" !

Roberto disse...

Grande texto, Alexandre, perfeito em forma e conteúdo. Tenho me batido sistematicamente contra a atitude torpe desses pseudo jornalistas e vez ou outra avaianos me recriminam, achando que o importante é não dar-lhes audiência. Você demonstrou os malefícios da atividade deles e a importância de contestá-los. Juca Kfury, por exemplo, ilustrou nossa vitória sobre o São Paulo com a adequada imagem de um leão e o jornal Notícias do Dia cravou a manchete de capa: "Avaí Gigante." Isso são expressões de gente comprometida com os ideais éticos da profissão que abraçaram, de pessoas que levam a ética à frente de cada atitude, incapazes de diminuir o valor de um feito conquistado com grandeza, dentro de campo. Mas o jornaleco "Hora" foi diferente. Tendo de engolir a seco nossa vibrante vitória, preferiu dar a entender que ela caiu do céu: "Avaí, suas preces foram ouvidas." Coisa rasteira... - Roberto Costa.

Carmen Fuhrmann disse...

Meninos!

Penso que o texto do alexandre diz tudo, mas também concordo quando ele diz que a culpa não é apenas da mídia, afinal temos uma diretoria, se ela prefere ser omissa ou fazer que nada ouve e nada lê, a coisa é mais complicada. Afinal, o clube tem força, o Avaí tem força, porque então se fazer de morto e deixar-se apanhar desse jeito pela mídia? Posso responder: DINHEIRO, JOGOS DE INTERESSES, ETC, ETC... Portanto, se o clube tomar uma postura diante desta mídia acredito que as coisas mudariam um pouco.
Em relação a incomodação da turma perdedora: UM LEÃO INCOMODA MUITA GENTE, UMA TORCIDA AVAIANA INCOMODA MUITO, MUITO MAIS!!!

Beijos

Carmen

Renato disse...

Como sempre, muito bom!
É isso mesmo, esses "chupa-cabras do erário público" trabalham 24 horas contra a nossa agremiação, dilapidando o que o Pres. Zunino com tanto esforço constroi.
Eu só não entendo é porque o Presidente comparece naquela mesa bicuda, pra dar satisfação aquela "raça"?
Acorda Presidente!

André Tarnowsky Filho disse...

Posagora, Serjão...

Esse pessoal estilo "Sedex" tem prestígio na redede chupadores de bomba, como disse o Aguiar...

Não há dúvidas de que essa mágoa é grande pelo lado de lá. Pior é que nossa diretoria, feito vaca de presépio, abre camarote para receber esses pulhas...

André Tarnowsky Filho disse...

Aguiar!

Falaste tudo: a hora que acordarem, poderá ser tarde demais.

André Tarnowsky Filho disse...

Rica!

O que incomoda nisso tudo, é a falta de nossa diretoria diante de uma realidade tão flagrante...

Por mim, iria para o confronto e mostraria para esses aproveitadores o real tamanho do Avaí.

André Tarnowsky Filho disse...

Serjão!

Nossa diretoria não tem atitude...

André Tarnowsky Filho disse...

Roberto Costa!

Como vais querer uma imprensa comprometida com a ética, isenção, imparcialidade, se a cada dia eles demonstram sua paixão clubística acima de qualquer fato?

André Tarnowsky Filho disse...

Correto, Carmen!

O prblema é que o Avaí não tem postura. Uma hora é porque esse e aquele trabalharam por lá antes, depois vem a vaidade do dirigente maior, e há casos de parentescos de dirigentes com jornalistas, que passam o dia debochando do Leão.

Trocando em miúdos, nossa diretoria não tem atitude.

André Tarnowsky Filho disse...

Renato!

Não vou me alongar: vaidade, pura vaidade!

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo