quarta-feira, 1 de junho de 2011

Tudo é uma questão de escolha - by Nelson "Dinho" Kamers



Duas rãs brincavam distraidamente e saltitavam dentro de um curral. De repente, num desses saltos, caíram ambas num latão cheio de leite. As bordas do latão eram lisas e altas, não havia a menor possibilidade de sair dali. Mergulhadas no líquido, não havia como impulsionar o corpo e saltar para fora. Ao perceber que sua amiga estava quase se afogando, a primeira rã disse:


-“Não esmoreça! Continue batendo os braços! Mantenha-se flutuando!”


-“Não adianta! – respondeu a outra. Estou exausta! E de que adianta manter-me flutuando se não existe nenhuma maneira de sair daqui?”


-“Não desista! Mantenha a calma e lute! Enquanto há vida, há esperança! Continue batendo os braços com toda a força!”


-“Não vale a pena! Estou me cansando e não consigo ver como podemos nos salvar.”


Dito isso, parou de se debater, afundou e morreu afogada.


“Não posso desistir, disse a primeira. Deve haver uma saída. Vou continuar me debatendo, tenho que me manter viva.”


E assim, debateu-se a noite inteira. E debateu-se tanto dentro do leite, que este acabou virando manteiga. “Agora sim, disse ela. Estou sobre uma base sólida!” E foi então que bastou ela descansar um pouco, tomar impulso e pronto: Saltou para fora do latão, e recomeçou sua vida sã e salva!


(Adaptado do texto de Maria Salette e Wilma Ruggeri)


Acredito que tudo é uma questão de perseverança. Os problemas sempre foram os mesmos, em nossas vidas, em nossos trabalhos, em tudo. Porém, cada um tem a sua maneira de enfrentar os obstáculos, e é essa maneira que vai determinar o seu sucesso ou o fracasso. E não é diferente no futebol!

Nessas últimas semanas tenho lido e ouvido muitas opiniões, muitas críticas a respeito de tudo o que está acontecendo com nosso Avaí. Realmente, pelo andar das coisas, desde a eliminação no Campeonato Catarinense, na Copa Do Brasil, e esse péssimo início de Brasileirão, não é por menos que nós, torcedores, estejamos preocupados e indignados, com esta fase que passa nosso time.

E eu não sou diferente. Porém creio que não basta só “jogar pedras”. Críticas são necessárias, mas no intuito de ajudar, de apontar o caminho e não apenas de despejar toda a repulsa contra técnico, jogadores e diretoria, com vaias, xingamentos ou coisas do tipo. Sabemos que no futebol tudo é uma questão de planejamento, e que o nosso, até o momento, foi um desastre só.

No entanto, a “casa ainda não caiu”, estamos “vivos” no campeonato ainda, e como aquela rãzinha, precisamos acreditar e lutar até o fim. Não é hora de desespero, é hora de união, mesmo estando muitos com “o pé atrás” em relação ao que está por vir, em relação aos “desmanches” no elenco e em relação aos que estão chegando. Pois não podemos prever o futuro, apenas confiar e acreditar.

Se vai ou não dar certo, só o tempo dirá. Entre acreditar e desistir, prefiro a primeira opção. Até porque a palavra desistir NÃO deve existir no coração do VERDADEIRO torcedor Avaiano, pois quem tem o DNAzul - Alô Kk! - sabe que nosso time fez, e faz “coza”, não é verdade? Podem dizer que sou otimista, que estou “fora da casinha”, porém, meu otimismo se baseia em fatos reais.

Alguém já esqueceu do “tapa na cara” da Imprensa, dos pessimistas de plantão, que nosso Avaí deu no final do Brasileirão do ano passado? Faltando apenas cinco rodadas do fim do Campeonato, os “boca alugadas” já davam o Leão como morto, rebaixado, eis que o rugido foi tão alto, que deixou a todos atordoados, de queixo caído, com a garra a mostra naqueles últimos jogos.

Garra de um verdadeiro LEÃO! E agora eu pergunto a você, caro “torcedor” pessimista, quem foi um dos maiores responsáveis pelo “fico” do Avaí na Série “A”? Fomos nós! A CAMISA 12! Jamais, acredito que nossos jogadores teriam conseguido tal feito, não fosse à força que nós passamos a eles. O #ReageLeão, o vídeo motivacional feito por torcedores, as calorosas “recepções” ao ônibus dos jogadores, surtiram um efeito tão grande, que adentraram as veias daquele time, que em campo se tornou um verdadeiro time de GUERREIROS! Não é verdade?

É claro, que como você é um “torcedor” pessimista irá dizer que “eram outros tempos, e tínhamos outros jogadores”. Como todo pessimista, você não enxerga uma solução. É mais fácil xingar, deixar de ir ao estádio, não usar a camisa do time, deixar-se abater, tal qual aquela rãzinha que morreu afogada, não é mesmo?

Meu caro amigo (a), neste momento pelo qual estamos passando, o que o Avaí mais precisa é que sua VERDADEIRA TORCIDA jogue junto, acredite, apóie, lute junto com o time! Independente se você gosta do técnico, desse ou daquele jogador. Com Silas, com Marquinhos, ou sem eles, nosso AVAÍ FUTEBOL CLUBE continuará sendo o mesmo, pois como sempre digo: Todos irão passar: diretoria, jogadores e técnico, porém o AVAÍ vai ficar.

É PAIXÃO PRÁ TODA VIDA! Eu vou jogar junto e vou até o final e você?

Prá finalizar, deixo um trecho da música “Imagine” de John Lennon:

“You may say, I’m dreamer, but I’m not the only one. I hope some day you’ll join us, and the world will live as one.”

"Você pode dizer que eu sou sonhador, mas eu não sou o único. Eu espero que algum dia você se junte a nós, e o mundo viverá como um só".

VAI PRÁ CIMA DELES LEÃO!!!

* Nelson "Dinho" Kamers é a nova contratação do blog Elas Gostam de Futebol, e assina a coluna FalaDinho

16 Comentários:

Eu também vou falar disse...

Há uma outra versão desta história cujos personagens são duas moscas, ao invés de sapos. E a história tem uma segunda parte:

Tempos depois a mosca, por descuido ou acidente, novamente caiu no copo. Como já havia aprendido em sua experiência anterior (de bater as asas até o leite coalhar), começou a se debater, na esperança de que, no devido tempo, se salvaria. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou:
“Tem um canudo ali, nade até lá e suba pelo canudo”.
A mosca tenaz não lhe deu ouvidos, baseando-se na sua experiência anterior de sucesso, continuou a se debater, até que, exausta, afundou no copo cheio ... de água.

Moral da história: soluções do passado, em contextos diferentes, podem se transformar em problemas.
Acrescento outra moral: devemos estar abertos a novas sugestões, mesmo que tenhamos alguma experiência no assunto.

Isto serve para o Avaí, mas também para nós, torcedores, que sempre achamos que temos sempre as melhores idéias e somos infalíveis.
Abraços
Paulinho

Anônimo disse...

...É OU NÃO É PARA ESTAR TRISTE, ACABRUNHADO, APORRINHADO, ATORMENTADO...HOJE É =01.06.2011= E NOSSO AVAÍ =SEM DEMÉRITO E SEM DEVER NADA A NINGUEM= PODERIA ESTAR EM CAMPO DISPUTANDO A PRIMEIRA PARTIDA PARA QUEM SABE COLOCAR MAIS UMA =AMARELINHA= OU =VERMELHINHA= NO PEITO. É OU NÃO É DE FICAR PUTA DA VIDA COM ESTA TROPA DE ORDINÁRIOS E IRRESPONSÁVEIS QUE OCASIONARAM AQUELE =DESASTRE= EM CASA CONTRA O HERÓICO PORTUGUÊS!!! QUARTA-FEIRA MALDITA, ONDE NUM MANIFESTO =VELADO= CAGARAM NA BANDEIRA DE MEU =AVAÍ=. É BOM MESMO NESTA HORA EU NÃO SER DIRETOR DE FUTEBOL, MUITO MENOS PRESIDENTE...

RICA - JÚLIO RICHARD CÂMARA.

ET. - OPORTUNIDADES ÚNICAS E QUE QUANDO DE NOVO OCORRERÃO =UM TRI ESTADUAL= E =UMA FINAL DE COPA DO BRASIL=. PARA UM TORCEDOR APAIXONADO COMO EU...INEXISTE PALAVRAS PARA CONSOLO.

Anônimo disse...

Paulinho, é de "torcedores" assim como você que o Avaí não precisa nesse momento! Ser torcedor de radinho de pilha é fácil, agora, estar junto, vestir a camisa nos momentos difíceis, aí é só pra quem é torcedor de verdade!

George disse...

André, parabéns pelo texto. Veio em boa hora.
Forte abraço.

Anônimo disse...

Dinho,
Desculpe, mas não foi a torcida que salvou o Avai do rebaixamento no ano passado, mas sim um grande esquema com a participação de Inter e Santos para manter o Avai na serie A. Não deixe que tua paixão te leve a cegueira, ou achas que o Caio pegou a bola na direita, veio cortando pro meio com os zagueiros do Santos virando a bunda pra bola por acaso!! Futebol envolve muito dinheiro, interesses e nós torcedores sabemos quase nada do que acontece nos bastidores, o que de fato é uma pensa!!

Anônimo disse...

Dinho querido, acho que estás confundindo pessimista com REALISTA!
O que está nos acontecendo são FATOS! e contra FATOS não há argumentos...
Hoje eu tô discordando do amigo...

GiSevero

Anônimo disse...

Discordo totalmente! O Avaí ficou não série "A" muito pela nossa pressão sim! E os jogadores fizeram a sua parte: desfazer a cagada que eles mesmo cometeram (junto com o técnico).Esse lance de dizer que o santos, Inter deixaram o Avaí vencer é mentira e é ridículo. Se pensas assim, então prá que torcer pelo Avaí???

André Tarnowsky Filho disse...

Paulinho!

Concordo contigo, e lamentavelmente, o que parecia uma solução em função do passado, num contexto diferente, não funcionou no Sul da Ilha.

Claro que tua colocação não serve só para o Avaí, assim como para nós, torcedores. Por isso, mesmo com críticas, sugestões são bem vindas.

Pena que no Avaí não estão dispostos a ouvir...

Abraços!

André Tarnowsky Filho disse...

Rica!

Pensei nisso hoje, ao lembrar que jogo irei assistir esta noite. Perdemos uma chance de ouro num ano que promete muita turbulência...

André Tarnowsky Filho disse...

Calma, Dinho!

Torcer não é concordar com tudo o que os diretores fazem.

Além disso, sempre considerei esse blog um espaço extremamente democrático. A opinião do Paulinho não foi pessoal...

André Tarnowsky Filho disse...

George!

Os méritos são todos do autor, Nelson "FalaDinho" Kamers.

Forte abraço!

André Tarnowsky Filho disse...

Anônimo!

Esse tipo de discussão, com um assunto tão delicado, no anonimato, não vale a pena...

André Tarnowsky Filho disse...

Gi!

Não te preocupes: eu também discordei dele... hehehehehe

André Tarnowsky Filho disse...

Dinho!

Vais dar trela pra "anônimo" num assunto desses?

Poupa teu latim...

Anônimo disse...

É... acho que tudo o que escrevi não teve valeia.. ou, leram pela metade... NUNCA disse que concordo com a situação do time, nunca disse que concordo com o que a diretoria vem fazendo, nunca disse que concordo com a saida desse ou daquele jogador, apenas quis colocar que, nessa hora, ser pessimista, deixar de ir o estádio (como ouvi amigos falarem aqui e em outros blogs...)deixar de apoiar NÃO resolve nada! É preciso protestar? Claro que sim, ano passado fizemos isso, mas apoiamos também, e o #ReageLeão funcionou! Só quis dizer isso, mas, teve gente que não entendeu... se for prá torcer só nas horas boas, então fique em casa! Ou vá torcer pro time do estreito, lá é assim!
As vezes é melhor desenhar, vou pedir umas aulas pro Mausé...

Eu também vou falar disse...

Dinho, meu comentário não foi para contestar você, mas para completar sua idéia. Apesar de seu jeito deselegante de me tratar e mesmo não precisando dizer isto, não posso deixar de te responder. Sou sócio há tanto tempo, que nem me lembro mais (talvez mais de 10 anos). Fiquei desempregado por quase 1 ano e mesmo assim continuei sócio. Não me considero mais torcedor do que ninguém, mas vou em todos os jogos que posso e pelos comentários que você faz no blog do André, posso dizer que sou muito mais otimista que você.
Abraços e fique calmo. É só futebol.
Paulinho

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo