segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mais uma da Granja - by Alexandre C. Aguiar


Os bichos-cricri da famosa Granja Comigo Boi Não Dança, mais conhecida pelas iniciais CBN-D, a Raposa Felpuda, maledicente e ardilosa, o Sapo Duende, encrenqueiro e eterno inconformado, o Bode Espanhol, velho, muito velho e carcomido, o Ratão do Banhado, que não deu certo em lugar algum e acabou dando na Granja e o Morcego Moicano, que posa de intelectual pra fazer gênero, encarangavam de frio e se divertiam vendo os patos, gansos e outros bichos que voltavam de férias passadas nas cidades portenhas, mortos de cansados de tanto não fazer nada.
- Esses aí só fazem firula! – largou de imediato o Sapo Duende, com os pés enfiados numa bota de cano alto branca, para diminuir o frio.
Nisso, surgiu o Papagaio Van Tuiter, todo lépido e fagueiro, esbaforido, para lhes contar mais uma novidade.
- Ora, quem é vivo sempre aparece. – comentou a Raposa Felpuda, arrumando o cachecol. – O que te traz aqui, nobre psitacídeo?
- Rapazes, sempre é bom reencontrá-los. – disse, arfando, o Papagaio. – Mas vocês não sabem da maior. O pau do picadeiro do Circo do Deba está desabando.
- O quê? – admirou-se o Sapo. – Mas era um pau tão consistente.
- O que houve, Van Tuiter? – quis saber o Bode Espanhol. – Lá na Espanha, o pau do picadeiro dos circos é sempre duro e nunca desaba. Os circos da Espanha são os melhores.
- Ressalto que qualquer afirmação requer uma olhada in loco. – arrematou o Morcego Moicano, com o sobretudo tapando-lhe uma asa.
- Então vamos lá pra ver. – combinou o Ratão. – Não é uma má idéia. Você sempre tem boas idéias, meu caro Morcego.
E saíram em direção ao Circo do Deba. Ao se aproximarem das imediações do Circo avistaram o Leão sendo acariciado por um garnisé, que lhe puxava a cauda. O Sapo olhou para a Raposa, que se virou para o Papagaio.
- O que é aquilo? – questionou a Raposa.
- Ah, é que o Leão anda meio lesionado, - disse o Papagaio. – Está uma dor nas quatro patas, e o domador do Leão, o Galo Garnisé o está fazendo treinar em separado dos outros bichos. Ele disse que é um novo método de recuperação, treinar longe dos outros para emagrecer um pouco.
Nisso, o Morcego comentou:
- Vocês viram como o pau do picadeiro está tortinho, mesmo?
- Tá torto, sim, rapaz, e bem fora do prumo. – completou o Ratão.
- Será que está caindo? – perguntou, atônita, a Raposa.
- Vai cair! – sacramentou o Sapo.
- Ah, mas só está um pouquinho tortinho. – contemporizou a Raposa.
- Que nada! – afirmou o Sapo. – Vai cair. Tem tudo para cair. Vai cair com vaca, bezerrinho, banquinho, sinetinha e tudo. – espumava-se o Sapo.
- Ah, mas para ti tudo ali é ruim, nada presta. – observou o Bode Espanhol.
- Nessa coisa de circo ninguém me engana, rapaz. – completou o Sapo.
- E como isso aconteceu, Van Tuiter? – perguntou o Ratão.
- Eu estava assistindo ao desfile das escolas de samba do Rio, do Carnaval de 1999 que eu gravei, porque eu gosto, sabe, e ouvi um barulho estranho, um roça-roça. Fui lá fora e vi o menino encostado no pau.
- Que menino? – antecipou-se o Ratão.
- O menino que anda por aí, dizem que é filho do mágico, dá palpite em tudo, quer mandar em tudo, um chato, sabe.
- Mas o que ele estava fazendo dentro do Circo? – admirou-se a Raposa.
- Ninguém sabe direito. – disse o Papagaio. – O pessoal não informa nada. Dizem que anda capturando os filhotes de quero-quero pro pai usar nas suas mágicas. Como o pai não pode fazer, mandou o filho. Mas é só especulação, hein.
- E como é que deixam um menino fazer coisa de adulto? – espantou-se o Bode. – Lá na Espanha os meninos vão brincar de carrinho.
- Pois é, e será que é por isso que o pau do Circo do Deba está caindo? – impacientou-se a Raposa.
- Isso eu não sei, - arrematou o Papagaio. – mas desde que esse menino anda por aí, até o Leão começou a andar de cabeça baixa também
- E o que diz o mágico a respeito disso? – quis saber o Morcego.
- Olha, eu não sei, ele não fala nada e não explica nada. Tá mudo igual a uma porta.
- Tu também não sabes de nada, hein, Van Tuiter!? – arrematou o Bode Espanhol.
- Ah, isso é o planejamento, rapazes. A gente tem que saber aquilo que é importante e dizer aquilo que ninguém entende. Entenderam? – grasnou o Papagaio Van Tuiter, deixando a todos com cara de paisagem. – Ah, e eu tenho aqui uma camisa pra cada um, que o Dono do Circo mandou dar a vocês. Não é do circo, mas tá valendo, né. Afinal, vocês são nossos amigos.
- Rapazes, acabei de receber aqui a informação que o pessoal da Granja do Vizinho foi até a feira e acaba de levar três beterrabas na cabeça. E trouxe um nabo na bolsa, jogado do lado de fora. – informou o Ratão do Banhado, babando de raiva.
- Tereria chance de eles estarem em má fase? – quis saber a Raposa.
- Não, nenhuma. – completou o Sapo Duende. – Lá tudo é perfeito e tudo é maravilhoso. Lá nada dá errado.
- Uma vez deu. – insinuou o Bode.
- Psiu! – fez o Morcego. – Não toca nesses assuntos. Senão o café não sai. Te acalma.
- Falso! – finalizou a Raposa.
* Alexandre Carlos Aguiar é associado do Avaí FC e proprietário do blog Força Azurra (http://forcaazurra.blogspot.com/)

7 Comentários:

Anônimo disse...

Muito boa, Aguiar, eu acho que tu dás pra escritor, no bom sentido, claro. - Roberto Costa.

sergio araujo disse...

Quem não tem caráter não é homem, é coisa.

Sergio Nativo disse...

Tem que fazer uma dos alvinegros, o tal campo critico. Critico contra o Avai e bondoso com o time alempontes. Hoje o tal de Paulo não sei das contas, na chamada do programa superou o senso do ridículo. Ultrapassou o limite da insanidade de torcedor. Manchete do programa: O FFC deixou de ganhar do Ceara...bla bla bla bla. hehehehe. Ganhar? Como ganhar se o gol do time alem pontes foi irregular. Será que o cara assistiu outro jogo? Desliguei o radio na hora.
E depois falam mal de políticos. Só rindo.

Anônimo disse...

A propósito do belo texto do Aguiar, quem quiser comprovar, que preste atenção. Apesar de, ainda hoje, ter se auto-demnominado Âncora do Programa Mesa Bicuda, a Raposa Felpuda declina a olhos vistos, vem sendo ofuscada totalmente pelo Sapo Duende. Está apagadinha, apagadinha. Aliás, o Sapo está ofuscando a todos alí. É que deram corda demais, encheram a bola e agora, quem segura? O bicho, embora caricato, tá dando de dedo, de relho, matando a pau, é o que fala mais alto, é o que só tem convicções. Só não bate em barbye, por que será? Já manda o chefe respirar e o chefe obedece, se encolhe. A cada vez que diz algo retumbante, abotoa o jaquetão como um valente, ajeita a gravata e olha para a câmera, como se esperasse ver o efeito causado, imperdível a cena sob uma perspectiva de humor. No fundo, é a encarnação perfeita do efeito farinha de mandioca. Mesmo assim, te cuida, Raposa, te cuida... - Roberto Costa

Anônimo disse...

Aguiar, dá um banho! Como sempre. "!Não toca nesses assuntos. Senão o café não sai. Te acalma." kkkkkkkkk essa foi de matar!

Ei Serjão, o empate deles foi ridículo! Eu vi o jogo, foi falta no goleiro, ou seja, gol inválido... o castigo virá logo...
Vem aí: Grêmio de Neve e os 7 anões kkkkkkkk

Rodrigo V. R. disse...

Hoje na mesa bicuda o Van Tuiter entrou em contato com a raposa para lhe passar informações sobre o caso Julinho. O Zunino é cego e esse Van Tuiter é o famoso X9 entrega tudo que acontece no reino da ressacada. Mas vcs sabem qual o final de X9 na favela ?
Abraços

Serjao disse...

Dinho... Aguiar esta igual a vinho, cada vez melhor. A mesa bicuda só p. velha, é aquela historia, misturar farinha de mandioca, chimarrão e lingüiça deixa a mesa tansa. Descobri o nome do sujeito que faz as manchetes doS CampoS CriticoS ( RADIO GUARUJAJAFOI ), copia do mesa bicuda, é um tal de PauloquedasunsBranco, nada muda em relação a mesa bicuda, nem mesmo a bajulação ao time alem pontes, a única diferença entre eles é a quantidade de botox ou excesso de álcool, ou seria só exume , cuja quantidade que creio esta subindo a cérebro dessa gente. O cara saiu com essa perola. O FFC deixou de ganhar do Ceara. Hehehe... Estou rindo até agora. Nem sei se nessa mesa participa aquele capacho que trabalhou muito tempo com o “Liso que faz free lance em rede nacional, e passou a gostar até do time dele, quando seu time recebe mais um sacode ele reduz o numero de ouvintes participantes e não fala em goleada, e sim que o time perdeu. É por essa e por outras que muita gente esta deixando de ouvir futebol em radinho de pilha. A disputa entre eles é para saber quem mais baba ovo pelo time JANELA do Catarinense e do Brasileiro.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo