segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Bom dia, Azurras!

Piorou muito
Escrevi aqui na semana passada, que o Avaí precisaria pontuar em Sete Lagoas, contra o Atlético Mineiro. Não que a vitória fosse o único resultado que nos interessasse, mas ficaria muito bom. O empate também não seria ruim, já que manteríamos dois pontos na frente do Galo. O que não poderíamos era perder o jogo. E perdemos.

O Avaí não apenas perdeu o jogo, como também uma posição na tabela de classificação. Agora estamos em 18° lugar.

Para piorar a situação, mesmo o Atlético Paranaense tendo sido goleado em Porto Alegre, pelo Grêmio, 4 a 0, estacionando nos 18 pontos, o lanterna América Mineiro resolveu reagir em alto estilo e goleou o Vasco da Gama, 4 a 1, chegando aos seus 17 pontos. 

Quem também fez bonito na rodada foi o Bahia, que poderia ser superado pelo Avaí, "se" o Leão tivesse vencido seu jogo e "se" o Bahia não vencesse o Flamengo como venceu, sem tomar conhecimento do clube carioca, chegando aos 24 pontos. Na verdade, o Tricolor baiano é o primeiro time fora da zona da degola, já que o Santos, em 16° lugar com 23 pontos, tem dois jogos a menos.

Ou seja, todos os que estão na zona da degola, inclusive o Atlético Mineiro, com 21 pontos, tem plenas condições de deixar essa incômoda situação. Por isso, pontuar em Minas Gerais era imprescindível. Sem trazer pontos de lá, nossa situação complicou...

Rodada a rodada
A situação não está fácil para o Leão, é verdade. Quarta-feira teremos um difícil confronto contra o Santos, ainda que o time da Vila Belmiro não venha com suas principais estrelas, Neymar e Ganso, que jogam hoje pela Seleção Brasileira, contra Gana, em Londres.

Nossos adversários diretos na luta contra o rebaixamento também não terão vida fácil. O Galo enfrenta o São Paulo no Morumbi, e certamente o Tricolor paulista não vai querer abandonar a vice-liderança, conquistada após vitória sobre o além pontes.

O América Mineiro viaja até Porto Alegre para enfrentar o Internacional, enquanto o Atlético Paranaense recebe o Palmeiras. Ao que tudo indica, creio que o Avaí não perca posição nessa rodada, e vencendo o Peixe, deveremos ultrapassar o Galo outra vez.

Capricha, Leão!

Hora de mexer
Na quarta-feira, contra o Santos, o Avaí não poderá contar com o goleiro Felipe, por questões contratuais, já que ele é oriundo da Vila Belmiro. Para o seu lugar, o técnico Toninho Cecílio pode optar por outros três goleiros: Aleks, campeão do Mundo pela Seleção Brasileira, onde ficou na reserva, Rafael Santos, vindo do Corinthians, ou Fernando Silva, que era reserva no Mirassol.

Certamente TC deve promover os retornos de Bruno e William, visto que nossos problemas no sábado começaram com suas ausências.

Apesar de entrarmos no nono mês do ano, ainda não temos uma equipe definida. Para sairmos de vez dessa situação, precisamos definir uma nova dupla de zaga. Gustavo Bastos deve ser titular, mas Dirceu ainda não se encontrou, como Welton Felipe, o rei dos cartões amarelo e vermelho. Gian, Cássio e Rafael estão treinando. O que acontece? Alô, Funchal!
Nossos alas também preocupam. E para fechar, um companheiro para William, já que Robinho e Rafael Coelho não conseguem manter duas partidas seguidas em bom nível.

Evidentemente, muitas dispensas deverão ocorrer. E se não tiverem din-din para pagar a rescisão, seria interessante arrumarem uma fórmula para equacionar esse imbróglio. Como se sabe, quem paga mal, acaba pagando duas vezes...

Cirúrgico
Pode parecer simples contratar esse ou aquele jogador, mas não é. As coisas ficam ainda mais complicadas na medida em que se planeja mal, ou se leva "nas coxas", algo em que é preciso extremo critério.

O Avaí, faltando 17 rodadas para terminar o Campeonato Brasileiro, ou 3 meses, sem um time definido, encontra-se diante de um dilema: ou contrata jogadores do nível de um Lincoln, pagando bem por isso, ou passa a régua e começa a planejar o ano de 2012. Na série baixa, evidentemente. 

A diferença nesse dilema avaiano está nas cotas das séries A e B. Um abismo separa as duas. Não vejo o Avaí preparado, com toda essa gigantesca estrutura montada, voltando a receber os valores franciscanos de outrora...

Acorda, Leão!

Saudações AvAiAnAs!

11 Comentários:

LUGO disse...

André,

Tenho lido em todods os blogs que o proble está na nossa defesa, leia-se zagueiros, e isso não é verdade.
Nosso problema está no meio de campo, mas precisamente na cabeça de área.
Nossos cabeças de área marcam mal, ocupam mal os espaços e não sabem armar o jogo.
Em time que isso acontece, não existe zaga que resista.
Os melhores jogos do Avai foram quando conseguimos ganhar a cabeça de área.

André Tarnowsky Filho disse...

Lugo,

Concordo contigo na medida em que se escale Diogo Orlando ou Acleisson, ou os dois. Com Bruno, o panorama melhora um pouco, e creio que com a entrada de Marcos Paulo, poderemos ter uma melhor marcação e saída de bola.

Todavia, quanto aos zagueiros, discordo de ti. São fracos e inseguros, comprometendo o time desde o Catarinense.

Fábio disse...

O Avaí perdeu com um gol contra e uma entregada do Acleissom.
Entregar um jogo desses, um adversário fraco, ver o RCC (Rafael Coelho Chorão) perder 3 gols claros, sendo dois no mesmo lance e outro tentando dar uma cavadinha....
É de deixar o torcedor indignado.
Só fui lembrar do Romano qdo eles fizeram o gol, isso pq a jogada foi em cima dele.
O Lincoln ficou marcado e o Robinho estava igual cego perdido na cidade grande.

Pensei que o Avaí voltaria com pelo menos um empate.
Tá feia a côsa!

Anônimo disse...

O problema é que não temos reservas a altura. O Avaí com Willian e Bruno é um. Com Diogo Orlando e Acleisson é outro. Nossa zaga continua péssima, insiste em erros bobos que nos custam muito caro. Como bem disseste, eu também gostaria de ver Gian, Cássio e Rafael por lá, pelo menos teríamos mais qualidade. E Caçapa, será que foi mais um que chegou e se instalou no DM ???

Anônimo disse...

Realmente meu caro André, piorou e muito a nossa situação, foi péssima a rodada pro Avaí, antes era vencer 1 e contar com alguns tropeços e sairíamos da incomoda Zona do Rebaixamento, agora tem que ser 2 vitórias e contar com tropeços, a hora de acordar já passou a muito tempo, péssimo planejamento, dois anos consecutivos errando da nisso.
Creio que hoje, com relação a zaga GB é titular absoluto, até porque é um atleta vibrante que se entrega a cada jogo, não só tem uma boa marcação, como leva perigo ao advesário quando temos escanteios. Bruno realmente dá um equilibrio maior para a nossa zaga, acredito que Cássio seria uma grande opção, já tem experiência de sobra pra somar.Na frente ainda sou mais RC11, apesar que contra o Galo ele teve 2 excelentes chances e desperdiçou. Tem agora essa revelação do Paranaense de 18 anos, quem sabe é opção para o Banco, acho que Acleison pode esquentar o banco um pouco e colocando Marcos Paulo teremos mais qualidade. Quanto ao goleiro acho que TC vai optar pelo Aleks. Torcida tem que ser o 12º jogador na quarta, esquecer o jogo do Galo e lotar a nossa bela Ressacada, e torcer para uma brilhante atuação do nosso W9, L99, R11.
André, você poderia postar o vídeo do jogo do ano passado Avai x Santos, um jogo que marcou a nossa permanência, um jogo eletrizante, emocionante.
Abraço a Nação
Urra Leão!!
Thiago T. Laurentino
(Joinville)

Anônimo disse...

...A ATUAL EQUIPE =AVAIANA= É MUITÍSSIMO FRÁGIL EM TODOS OS SEUS SETORES. ENTÃO NÃO ADIANTA FICARMOS "achando" QUE O "POBREMA" ESTÁ AQUI, ALÍ OU ACOLÁ. ESTÁ ISTO SIM, EM TODO O PLANTEL.
ENTÃO VEJAMOS: (BEM DIDÁTICO E GENEROSO)
1. - DEFESA: FELIPE=OK, GUSTAVO BASTOS=OK, GIAN=OK, OS DEMAIS ESTÃO NO PARÂMETRO DE PÉSSIMOS A SOFRÍVEIS;
2. - VOLANTES E MEIO CAMPISTAS: PEDRO KEN=OK, CLEVERSON= +/- OK, LINCOLN=OK, E PASMEN BRUNO SILVA= +/- OK, OS DEMAIS DE PÉSSIMOS A SOFRÍVEIS;
3. - ATACANTES: WILLIAN=OK E RAFAEL COELHO +/- OK, OS DEMAIS DE PÉSSIMOS A SOFRÍVEIS.
AFORA ESTES CITADOS, AINDA PODEMOS TER UM POUCO DE CONSIDERAÇÃO PROFISSIONAL COM: ALEKS, CÁSSIO, RAFAEL, MARCOS PAULO, E O INJUSTIÇADO E SACANEADO =ESTRADA=.
ENTÃO PESSOAL, É MUITO POUCO PARA UMA AGREMIAÇÃO QUE QUER ALGUMA COISA NO CENÁRIO ESPORTIVO NACIONAL DE UMA SÉREI =A=.
JÁ QUE NOSSO QUERIDO ANDRÉ, NÃO PUBLICOU MINHA CONSTATAÇÃO, REPITO: NOSSA "alta" DIREÇÃO É AMADORA, É FRACA, É INOPERANTE, ACEITA CÂNDIDAMENTE "QUALQUER PARCEIRO" DAR ÀS CARTAS. NÃO TEM =NORTE=, UMA PUTA DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL (QUE ELES NÃO SABEM O QUE É ISTO), E O TIME UMA MERDA.

RICA CÂMARA.

E.T. - TEM QUE DIZER PRÁ ESTES PASPALHOS QUE O MAIOR PATRIMÔNIO DE UMA EQUIPE PROFISSIONAL DE FUTEBOL É SUA = T O R C I D A =. NÃO ENTRA EM CAMPO MAIS GANHA JOGO...

Carlos Galdino disse...

André, ajude-me se eu estiver errado. Não vi o time tão fraco e submisso como outrora. Pelo contrário, em um jogo fraco, com poucas chances de gol, mais para o lado alvinegro, o Avaí teve chances de sair de campo com um resultado melhor, não fosse a péssima partida de R. Coelho. O Robinho até que tentou, colocou uma ou duas bolas para o Coelho, que chegaram a bater na canela! Há mais combate do time, mais chances criadas. Sei lá, já fui bem mais descrente. Acho que se mantiver essa batida, e rezando para o Lincoln não se machucar, temos chances. É difícil, muito, mas há chances. Abs

Raniere disse...

DO e acleisson formam com certeza a pior dupla de volantes do campeonato. Nem o américa tem uma dupla tão ruim. Não marcam, não sabem sair jogando e erram passes demais. Isto não mudará, é da característica deles serem assim. A zaga também é fraca, mas sejamos sinceros, o santos foi campeão da libertadores com dracena e durval dando bico o tempo todo, mas com o meio de campo que o santos tinha, jogar na zaga foi fácil. André, fizeram muita lambança no Avaí, e a recuperação é muito difícil, embora eu ainda acredite que o Avaí sairá desta, se jogar com acleisson, rc, DO, dinelson (Cadê o Estrada????) e cia, estamos f....

Anônimo disse...

Deu no twitter:
Elano, Neymar e Ganso vem direto de Londres para Floripa. Idéia de Muricy é que os três estejam em campo contra o Avai...

LUGO disse...

André,

Concordo que os zagueiros não tem aquela qualidade, que tem muito erro de posicionamento e de tempo de bola, mas, volto a insistir, nenhum dos cabeças de área que temos servem para disputar, como titular a Série A.
Que melhora com bruno e Marcos Paulo é certo, mas ainda estão aquem de serem a solução do problema.
No ataque, talves seja a vez de Estrada, que é veloz, agil, tem bom passe, boa chegada, pode ser que de certo, já que temos o Lincoln que sabe meter bolas.
Outro ponto favorável a Estrada é que são incontáveis as bolas que Willian ganha pelo alto, dando aquela raspadinha, mas que nem Robinho, nem Cleverson tem velocidade ou disposição para correr atras.Talvez...quem sabe..
Concordo que Rafael e Gian podem melhorar a zaga, mas Cássio está no nível dos demais, é baixinho, lento e não sabe fazer cobertura.
No mais é dispensar meia dúzia e trazer uns três para fazer a diferença, porque o prejuizo de disputar uma Série B é irrecuperável, os exemplos são muitos.

Sergio Nativo disse...

Concordo com voce. Robinho e Rafael Coelho não conseguem manter duas partidas seguidas em bom nível. Pelo Avai e por eles a gente torce, mas eles nao se ajudam. Minha bronca com Robinho é essa, só um grande jogo por ano, pelo que ganha é muito pouco. Rafael é outro que quando precisa se consagrar, justamente nessas horas junto com Robinho, Helton Felipe e Dirceu amarela.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo