O Leão e o Coelho Saltitão - by Ondjaki
"Certa tarde, o Leão, rei da Floresta Grande, estava esfomeado e cansado de comer ervas e peixe-seco. Chamou o seu amigo Coelho Saltitão para resolver este problema da fome.
– Meu grande amigo Coelho – cumprimentou o Leão.
– Leão, meu velho... Como vai essa saúde?
– A saúde vai mais ou menos... O pior é a fome. Não aguento mais comer raízes e frutos que não sabem a nada. Apetece-me carne, carne fresca e abundante. Entendes?
– Entendo, meu velho – respondia o Coelho Saltitão, sempre mantendo alguma distância do Leão, não fosse o rei querer resolver o problema do seu apetite com carne de coelho amigo.
– Chega-te mais perto de mim – pediu o Leão.
– Não, obrigado, meu velho, estou bem a esta distância. Além disso, hoje faz muito calor, não há necessidade de estarmos muito chegados. Mandaste chamar-me?
– Sim – disse o Leão, enquanto passava a língua pelos lábios, molhando os seus velhos bigodes. – Pensei que talvez tivesses uma idéia para arranjar alguma carne fresca. Tu és um animal cheio de ideias.
O Coelho deu dois saltinhos e afastou-se um pouco mais. Estava pensativo, mexia as patas esgravatando o chão em busca de qualquer bichinho que não apareceu.
– Sim, tenho uma idéia, meu velho.
– Tens de chegar mais perto, quase não te escuto – disse o Leão.
– Então eu falo mais alto – respondeu o Coelho Saltitão.
– Mas não grites, pois outros animais poderão ouvir o teu plano. A sério, podes chegar mais perto que eu não gosto de carne de coelho – garantiu o Leão.
– Nunca digas desta carne não comerei – murmurou o Coelho Saltitão, mas lá deu dois saltinhos aproximando-se do rei da Floresta Grande.
O Coelho explicou ao Leão que era uma boa idéia prepararem um lugar apertado, com paus altos, como se fosse um pequeno quintal, onde ele, o Coelho, faria o enterro do seu cão. Depois convidariam todos os animais da Floresta Grande para virem ao funeral e...
– Mas tu tens um cão? – interrompeu o Leão, muito espantado.
– Não, claro que não.
– Então como é que o vais enterrar?
– Não entendes, meu velho... O cão és tu – sorriu o Coelho Saltitão.
– Então eu não sou o Leão?! – o rei da Floresta coçou a testa.
– Deixa-me terminar, meu velho, a ver se entendes o plano. Eu digo que tinha um cão, e que o meu cão morreu de fome. Convido-os para um enterro daqueles que nós fazemos aqui na nossa Floresta, com muita bebida. Tu ficas quieto como se fosses o cão morto. Quando todos estiverem bêbados e adormecerem, finalmente teremos uma bela refeição e ainda vai sobrar carne para muitos meses.
– Mas tu comes carne? – perguntou o Leão.
– Ando um pouco cansado de cenouras – explicou o Coelho."
* O resultado de 2x2 no jogo entre América-MG e Avaí foi o mesmo do primeiro turno. Apesar da reação, estávamos perdendo por 2x0, considero que o Leão perdeu 4 pontos nos confrontos contra os mineiros.
Menos mal. Mantivemos a diferença de 3 pontos para o fraco América-MG, mas é muito pouco para quem precisava vencer.
Assim como no conto infantil, está muito fácil enrolar o Leão...
4 Comentários:
Seis pontos disputados com fraco America MG. Apenas um ponto conquistado. Se não ganhamos desse time, vamos ganhar de quem? Desculpe, mas eu vou chorar.
Estrada mostrou que pode render ao lado de Lincoln, e Batista é bem melhor na função do Pedro Ken, que tem andado perdido nos últimos jogos; sobra uma vaga para RC/Robinho/Cléverson... eu colocaria o último, fazendo um losango ofensivo, com Estrada pela esquerda e Cléverson pela direita, ambos recompondo a ala.
Na zaga, que parto! O Dirceu ficou olhando no primeiro gol, lembrou o Fabiano no Rio contra o Flamengo. E o Welton Felipe tá apanhando da bola, e falhou na bola aérea no segundo gol. No momento, o menos pior seria Gustavo Bastos e Gian, com um deles esperando para ceder o lugar para o Cássio. William, Felipe e Bruno são titulares absolutos e nas laterais não tem muita solução não (os volantes e os alas/atacantes podem ajudar).
2 Tempos distintos:
1º tempo, levamos um baile, muitos espaços, muitos erros de marcação, muitos passes errados.
No primeiro gol tinha uma grande avenida,o lateral do coelho recebeu a bola, Dirceu vinha pra cobertura, mas não contava que nosso goleiro estaria na marca do penalti, se ele não tivesse saído, acho que não sofreríamos o gol. E o 2º gol, uma imensa falta de competência de nossos defensores, teve 5 escanteios consecutivos, e no último André Dias, SOZINHO, empurrou pras redes.
Vimos um Avaí num 4-3-3 horrível, o time perdido em campo, podendo explorar as laterias do Coelho, mas para isso precisávamos de bons laterais, mas como não temos, não podemos explorar este lado frágil do Coelho.O Avaí se resumiu a um bom chute de RC11 que foi defendido por Neneca. Ao término do 1º tempo, Pedro Ken saiu reclamando muito do pessoal da frente que não marca e de Lincoln, será que isto causou sua saída pro 2º tempo?
2º Tempo:
TC colocou Batista, o time ganhou um pouco mais o meio de campo, mas aí insitir em jogar por ali foi duro de ver. Veio a entrada de Estrada e Cleverson. O time começou a jogar, começou a dar trabalho para o Coelho, num belo passe de Lincoln nosso W9, matador como sempre, colocou nos fundos da rede. Logo depois Estrada teve uma ótima chance de cabeça, na pequena área, mas saiu por pouco. Depois de 1 escanteio em nosso favor, Cleverson de cabeça empurrou para as redes, era o empate do Leão. Vimos aí um lado nervoso do Coelho, onde começou a errar em seus contra-ataques, o Avaí era superior, atacou mais, Robinho da entrada da área bateu bem, e Neneca fez mais uma defesa importante. No minuto final uma falta pra nós, e mais uma vez o goleiro do Coelho fez mais uma boa defesa.
Fim de jogo, 2 a 2. Perdemos 2 pontos? vendo pelo 1º tempo não perdemos não, e sim ganhamos um ponto, agora vendo pelo 2º tempo, perdemos sim, faltou pouco para a virada.
E este ponto, pode fazer a diferença lá na frente, pelo menos não tivemos mais uma derrota, pois agora enfrentaremos o Palmeiras, e sem o Lincoln, por razões contratuais, sem Diogo Orlando que tomou o 3º amarelo sem jogar, isso mesmo, tomou no banco de reservas. Lembrando que não podemos mais perder pontos dentro de casa, e beliscar pontinhos fora, se quisermos chegar no clássico sem esta incômoda situação do rebaixamento.
Só precisamos que TC não invente mais nada, acho que para o Avaí o melhor esquema seria um 3-5-2, pois em todos os jogos tomamos gols. Apertar na marcação e explorar com qualidade os contra-ataques. Palmeiras é muito perigoso, mas na Ressacada temos um bom retrospecto contra eles.
É isso aí, somos Avaianos e não desistimos nunca.
Abraço a nação Azurra!!
Thiago T. Laurentino
(Joinville)
Dae André,
Tenho acompanhado os jogos e vejo que o Avai não tem um sequencia de resultados positivos e ao mesmo tempo um time. Todo jogo é uma formação diferente, já estamos no sgundo turno não é hora de ficar testando ninguem...tá feia a coisa. Mas como esse Avai faz Coisa! Continuamos no aguardo da reação.
Forte Abraço.
Eduardo Zilli.
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.