Será que o Nerto leu?
Por massa, São Paulo cobra menos por ingresso do que em 2009
Publicidade
RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO
DE SÃO PAULO
Em 2009, assistir no estádio a uma partida do São Paulo no Campeonato Brasileiro custava em média R$ 26,58.
Dois anos se passaram desde então, o poder aquisitivo da população
aumentou, o custo de vida subiu. Mas o preço dos ingressos vendidos pelo
clube do Morumbi caiu.
Luiz Carlos Murauskas - 27.set.2011/Folhapress
Torcedores formam fila no Morumbi para a compra de ingressos para a partida entre São Paulo e Flamengo
Nos 13 jogos em que atuou como mandante na Série A deste ano, o time faturou R$ 25,96 com cada entrada.
A queda de 2,33% no valor dos ingressos é, na prática, maior devido ao
reajuste natural de preços. O índice IPCA registra inflação acumulada de
13,40% desde maio de 2009, quando começou o Brasileiro daquele ano.
Se as entradas fossem reajustadas seguindo o índice, isso é, sem aumento real, o preço médio seria R$ 29,43.
O valor médio dos ingressos da Série A não aumentou tanto quanto a
inflação. Mas, ao contrário do que ocorreu no São Paulo, houve alta de
10,22% em dois anos, pulando de R$ 18,58 para R$ 20,48.
Segundo o vice-presidente de marketing do São Paulo, Julio Casares, a
política de barateamento dos bilhetes tem um alvo claro: atingir os
torcedores de menor renda.
"Viramos um time de massa. Continuamos bem nas classes A e B, mas
crescemos nas classes C e D. Temos que melhorar o acesso dos
são--paulinos com orçamento mais apertado", afirmou.
A estratégia, segundo ele, é mexer pouco nos ingressos populares e
repassar os aumentos para quem pode pagar. "Esse público aguenta
aumentos de 20% ou 30%."
De fato, o clube possui as entradas mais baratas da Série A no eixo
Rio-São Paulo. É possível acompanhar um jogo do time por até R$ 8
--valor proporcional do ingresso para quem adquiriu o carnê no início da
temporada.
Com incentivos e estádio grande, o São Paulo tem a segunda melhor média
de público do Nacional, com 21.506 pagantes --atrás do Corinthians
(27.072). E, apesar do preço, arrecadou mais do que até a 26ª rodada de
2009.
O clube possui os dois maiores públicos da elite do ano. E irá engrossar
o domínio da lista com a partida de estreia de Luis Fabiano, contra o
Flamengo, no domingo.
Até ontem, 52,5 mil ingressos --dos cerca de 64 mil disponíveis-- haviam
sido vendidos, mesmo após o clube mudar de política para esse jogo e
aumentar os preços.
"Quando a demanda é boa, podemos praticar preços maiores", afirmou o diretor financeiro são-paulino, Osvaldo Vieira de Abreu.
Colaborou RAFAEL VALENTE, de São Paulo
Fonte: Folha.com
1 Comentário:
Como diria o mané, chama a mãe que o pai tá doido!
É muita incompetência, deuzolivre!
Abraços!
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.