terça-feira, 8 de novembro de 2011

COVARDIA - by Mauro Canto

"Bom dia Mozamigos,

Quando prestei concurso para Promotor de Justiça, no Ministério Público de Santa Catarina, durante a entrevista perante a Comissão de Concurso, antes da prova oral, um dos examinadores, sabendo da minha paixão clubística me questionou:

- O Sr., sendo Avaiano, moveria alguma ação para acabar com aquela torcida organizada chamada Mancha Azul?

Sem titubear respondi: "SIM! Desde que extrapolem os limites de torcedores e passem a praticar crimes, não terei o menor problema em pedir a sua extinção."

Não bastasse o quebra-quebra no final do jogo contra o Ceará, e de tão burros invadiram o Setor inverso ao daquele que está o camarote do presidente, pois mais uma vez, essa torcida organizada, com o nome bem sugestivo, mancha a imagem do torcedor avaiano. Aquele torcedor que sai de casa, com seu radinho a tiracolo, almofadinha azul embaixo do braço e camisa listrada azul e amarela (sim, a camisa tá velha) no corpo ostentando no peito sua grande paixão.

As imagens da agressão gratuita, desnecessária, covarde e desproporcional de integrantes desse bando contra um jovem alvinegro no terminal de ônibus são suficientes para dar um basta, de uma vez por todas, com esse tipo de torcedor.

A torcida avaiana, já maltratada por sua Diretoria e por seu time, vivendo um momento de plena frustração, não merece ver seu nome manchado nas páginas policiais.

Sei que poderão vir "defensores", dizendo "Aí irmão, aqui é nóis! É o comando! Nóis manda no bagulho e se não fosse nóis, o estádio era uma geladeira que nem o do figayra".

Mas, infelizmente, é hora sim de generalizar. Se os bons não dominam os maus, todos pagam em prol do interesse coletivo.

Se tivéssemos uma Diretoria que usasse cuecas, já teriam parado de se sujeitar aos desmandos daqueles que depredam o patrimônio do Clube e não mais financiariam ingressos a esses "torcedores" travestidos.

Assistam o vídeo e tirem suas conclusões.



BASTA!

Abraços,
Mauro Canto"

* O avaiano e Promotor de Justiça Mauro Canto é associado do Avaí Futebol Clube e um dos colaboradores do blog Pitaco Azul (http://pitacoazul.blogspot.com/)

4 Comentários:

encontrequasetudoaqui.blogspot.com disse...

Parabéns Mauro Canto.
O Avaí precisa é de torcedores, que incentivam e que cobram (de maneira Pacífica) explicações quanto a atual situação.
Na minha opinião isso que ocorreu com o torcedor Alvenegro foi vergonhoso, coisa que infelizmente pode até mesmo haver retaliações, e isso o futebol não precisa.
Não sou contra a torcidas organizadas, e não sou contra a Mancha Azul, mas sou contra a atitudes destes que de forma covarde, usam da atual situação do Avaí, como desculpas para sairem e querer resolver tudo na violência.
Torcida adversária faz parte do espetáculo, por isso o futebol é apaixonante, sempre um rival querendo ser maior que o outro, sempre as verdadeiras torcidas organizadas, fazendo músicas de incentivo ao seu clube, melhores que a do outro.
Ao invés de vandalismo e violência, por que não inventam novos gritos de guerras, novas músicas, para cada vez mais incentivar o nosso Avaí.
Mais uma vez, parabéns Mauro, pelo belo comentário.

Anônimo disse...

Concordo com os dois comentários em todos os sentidos, mas quero fazer uma crítica em cima de um outro foco.
A crítica é no fato de as mazelas do lado Avaiano serem sempre repercutidas e as do rival abafadas, este é o meu foco. Tivemos em Criciuma aquele lance totalmente condenável, quando um irresponsável jogou a bomba que dilacerou a mão de um idoso. O próprio lançamento da bomba ja é condenável, ainda que lesão alguma provoque.
Acontece que esse eevento foi lembrado e relembrado na mídia, em especial pela RBS, diga-se mesa bicuda, com referência ao mesmo até três meses do ocorrido, sempre com ilações vinculadas ao nome do Avaí, que pouco ou nada teve a ver com o fato, o jogo foi em Criciuma, a segurança cabia ao mandante do jogo.
Recentemente tivemos um acontecimento no estádio Orlando Scarpelli, quando um torcedor, segundo ouviu-se dizer, teria sido empurrado e caído de uma altura de alguns metros, tendo sido hospitalizado, sofrido sequelas. O Estádio, segundo dizem, para o Nacional instalou um sistema de câmeras de segurança. Da RBS ouvi uma menção à boca pequena, uma única vez, de passagem, e depois silêncio sepulcral. Filmagens mostradas em lugar nenhum. Onde estavam os homens de bem da mídia? Onde estavam os paladinos da Justiça? A rigor, acho que nem mídia nem justiça podem agir sob influência de cor clubística.
Alguém sabe dizer como terminou esse caso do Orlando Scarpelli? Alguém foi responsabilizado? Algum Boletim de Ocorrência foi feito? De parte da polícia e da justiça nada sei, da mídia o silêncio é gritante. - Roberto Costa

Anônimo disse...

Murilo Moreira

André, infelizmente estou começando a ficar com medo de andar nas ruas com minhas camisas do Avaí, pois certamente a torcida adversária, irá querer descontar ou se vingar desses bandidos, muitos deles menores de idade, que só fazem isso em bando.
Recentemente como sempre estava usando minha camisa amarela do Avaí, passei por dois caras e um deles com a camisa de uma torcida enfumaçada do outro time, e sem sequer me conhecer, simplesmente soltaram aquelas piadinhas deles cheias de empáfia que nunca mais retornaremos à série A e que eles eram melhores porque torcem pro time das letras etc etc, claro não sou "tanso" engoli, até porque não costumo discutir futebol nem com conhecidos, e como não respondi um deles falou que quem usasse essas camisas deveriam apanhar.
E isso ocorro tando do nosso lado, como do lado de lá também, certamente nossos torcedores também se passam.
Semana passada o muro da minha casa foi pichado com as iniciais de uma torcida organizada deles, pura e simplesmente pelo fato de eu ser avaiano, ou seja, depredando o patrimônio dos outros por diferenças de clubes de futebol. E isos também ja vi da nossa "gloriosa" TMA pichado até mesmo em viadutos.

É hora de acabar com essas torcidas podres e o próprio Avaí deveria proibir a entrada delas no estádio.

Ressalto ainda que no Avaí temos a Leões do Vale que nunca vi envolvida e tumultos e a Vanguarda, que sofreu agrssões de graça em Joinville.

Temos que acabar com as torcidas podres, não podemos generalizar, mas por questão de democracia todas deveriam ser investigadas.

Eu não tenho coragem de levar minha família na Ressacada depois de domingo.

Abraços


Murilo

Anônimo disse...

Me desculpem, mas sempre achei que todo ser humano sabe o que é realmente JUSTICA ! Partindo dos seus principios, claro ! E assim ainda vou tentando entender o que o ser humano pensa sobre a tal justica ????
Tenho 44 anos e nao faco parte da Mancha Azul, mas vou falar sim o que eu acho sobre justica !
Inegavelmente existem ali algumas pessoas que passam dos limites como neste caso (as vezes eles existem ate mesmo nas melhores familias. Certo ? Ou é preciso dar exemplos ?).
Se existe senso de justica que sejam punidos os verdadeiros culpados. Correto ? Nao é o que parece estar acontecendo aqui ! Todo e qualquer ato desse deve ser julgado pela justica (essa dos papeis e canetas) e tambem pela propria Mancha Azul. Agora, querer jogar o nome da torcida Mancha Azul na lama nao só é uma grande INJUSTICA, bem como uma tremenda sacanagemmmm !!!!
Quem corre atras do Avai a anos e anos a fio ate os confins do mundo ???? Em todas as cidades eles estao lá apoiando a Avai F.C. Até Chapecó no catarinense eles vao, enquanto muitos de nos assistimos pela TV, no conforto dos nossos lares. Foram os unicos que nos anos anteriores a 2008, faziam protestos nos portoes da Ressacada, enquanto quase caimos para a serie C, enquanto o restante da torcida voltava para casa quieta só reclamando para o que estava ao lado. Ou eu estou errado ????
Eu estava no estadio do Criciuma quando tres baderneiros que foram devidamente julgados e condenados, em uma sequencia de atos inaceitaveis, acabaram provocando aquele incidente com o Seu Ivo (torcedor do Criciuma). Porem apos isto acontecer, a organizada do Criciuma inteira estava pulando os alambrados em direcao a toda a torcida do Avai. Se isto acontecesse, mais de 500 avaianos (juntos com idosos, mulheres e criancas) iriam apanhar da torcida do criciuma sem ter culpa de nada. E voce já viu as imagens para ver quem correu para o alambrado, nao permitindo que a torcida do criciuma chegasse ate a torcida do Avai ???? Conseguiu enxergar isso ???? Somente a Mancha Azul correu bem rapido em direcao a torcida do criciuma, salvando assim toda a torcida do Avai, pois nao havia policiamento ali no momento e voce consegue imaginar o que aconteceria em seguida certo ????
Pegar todo e qualquer culpado que cometa este tipo de ato é obrigatorio, mas daí a falar da torcida Mancha Azul, isto sim é uma nao só grande,mas a perfeita injustica !!!!
É tipo aquela velha historia de quando o filho faz coisa errada, nao chamam pelo nome, mas sim como "o filho de tal pessoa". Certo ? Nao, errado !
Nao me leve a mal, mas é muito facil de ter senso de justica hoje em dia né ? Afinal estamos em 2011 e a inteligencia do ser humano aumenta a cada decada !

Abracos
Marcelo Alves

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo