quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Da assessoria de imprensa para o mundo, by Alexandre C. Aguiar

Às vezes eu me pergunto qual a verdadeira função de um assessor de imprensa em uma determinada entidade. Hoje em dia, seja em órgão público ou privado, em cada lugar temos um assessor destes, que visa fazer uma ponte entre a direção da determinada companhia e a imprensa, cujo papel é (deveria ser)levar a palavra de um diretor, ou mesmo de um presidente ao público. Isso é o que se preconiza e esta é a ordem natural das coisas. Diretores e presidentes, em cargos de alto escalão não têm que sair por aí proferindo comentários escalafobéticos ou fazendo discursos fora de hora. Para isso é que os tais assessores de imprensa são pagos.

Todo mundo sabe que o dom da palavra não foi dado ao presidente do Avaí. Pelo menos não da maneira política que o cargo lhe exige. Claro, é inegável que ele tem boa verve, discernimento, é inteligente e perspicaz o suficiente para expressar o que bem entender. Todavia, de improviso e supetão dá algumas escorregadas apolônicas.

A última agora, a de que não teremos a contratação de jogadores top de linha para esta temporada do Avaí, é natural e evidente, pelo contexto. Depois de termos sido rebaixados da forma que fomos, vamos passar por uma fase estritamente espartana, é bom que se diga. Que ninguém se engane. A partir de agora até conseguirmos nos equilibrar novamente, temos que fazer economias. Esse é o preço do “eis o planejamento”. Mas, da maneira que foi dita pelo presidente, tomou proporções consideráveis e preocupantes.

Eu penso que a assessoria de imprensa do Avaí deveria assumir esse papel daqui por diante. Preparar um texto, um ensaio, um teleprompter trivial de maneira a se esclarecer ou divulgar as coisas que serão efetuadas nesta temporada, de modo tranquilo e seguro. Precisamos disso, de serenidade. Da forma atabalhoada que as notícias saem da Ressacada, tendo o presidente do Avaí como porta-voz de si mesmo soa a fuxico de comadres. Quase uma fofoca, dita assim, ao sabor do último suco de laranja mal deglutido.

A não ser que o papel da assessoria de imprensa do Avaí seja outro, o de abrir portas de vestiários para os fofoqueiros da mídia. Aí não tem jeito mesmo. É ouvir e emprenhar pelos ouvidos. 

* Alexandre Carlos Aguiar é associado do Avaí Futebol Clube e proprietário do blog Força Azurra.

2 Comentários:

Anônimo disse...

Talvez seja mais um cargo decorativo, assim como tivemos tantos outros, assistentes, assistentes de assistentes, assessores, e até jogadores decorativos.
PQP, que ano esse 2011. - Roberto Costa

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo