Começou errado
Na sexta-feira, o programa TVBV Sports abriu espaço para as torcidas organizadas, tanto da Gaviões, quanto da Mancha Azul. Reclamavam sobre uma solicitação que haviam feito ao MP, PM e FCF, não sendo atendidos. Queriam, em conjunto, fazer uma espécie de planejamento para o decorrer do ano, com o que pdoeriam levar aos estádios, criar um canal de diálogo, para que se evitasse qualquer problema, tão comum nos confrontos entre as torcidas adversárias.
Na mesma sexta-feira, acompanhei uma convocação de uma torcida da Chapecoense, via twitter, para um churrasco com os integrantes da Mancha Azul.
As primeiras notícias vindas de Chapecó na tarde de domingo, sobre briga entre torcedores das duas torcidas, me causou espanto. Afinal, tudo o que aconteceu na sexta-feira estava sendo rasgado...
No Diário Catarinense de ontem, página 3 do caderno de esportes, há uma matéria intitulada "Vexame antes da partida". Destaco alguns trechos dessa matéria:
"Na Rua Rui Barbosa, um integrante da Torcida Organizada Garra Independente, da Chapecoense, levou um tiro de raspão no braço direito. O jovem, que não quis se identificar, disse que uma pessoas saiu do bar onde estava concentrada a Torcida Jovem, também da Chapecoense, deu quatro disparos para cima e um deles acabou lhe atingindo..."
Num outro trecho, há a seguinte afirmação:
"A versão da Garra Independente é diferente. De acordo com um torcedor, que não quis se identificar, eles seguiam junto com a Mancha Azul para comprar carne e pão, quando dois integrantes da Torcida Jovem começaram a provocar, o que teria iniciado a confusão."
Não vou dizer quem está ou não com a razão. Porém, como sempre abro espaço para o pessoal das organziadas, creio que o problema inicial está no relacionamento entre as torcidas do próprio clube. Basta lembrar que antes do jogo com a Chapecoense, publiquei aqui (clique e confira) excursão da Mancha Azul - Oposição, e posteriormente aqui (clique e confira) a viagem do pessoal da atual diretoria da Mancha Azul.
Como bem colocou em seu comentário na postagem, o "Embaixador do Avaí no Norte do Brasil", Bruno Carvalho, do blog Resistência Avaiana, "Quem sabe um dia a Mancha Azul volte a ser a torcida do time e não da própria torcida..."
Do jeito que está, não dá para continuar. Há que se agir com rigor e apurar os responsáveis por toda essa barderna, como a que aconteceu no domingo, assim como a ocorrida no último clássico, em dezembro, num dos terminais de onibus da cidade.
6 Comentários:
Se ficar comprovado que alguém provocou atos de vandalismo com a camisa do Avaí, o clube deve é entrar com ação civil contra essa pessoa, cobrando indenização por danos morais à imagem do clube. Pois o nosso Avaí está ficando marcado como clube com a torcida mais violenta do estado; vítima ou não, sempre tem avaiano envolvido :(
Xará Rodrigues,
Estás certo. Todavia, creio que até mesmo o próprio pessoal da TMA tem que tomar uma atitude.
Já passaram da conta!
É nos terminais, nos onibus, na Ilha, fora daqui...
Eles precisam eliminar suas laranjas podres!
cara, primeiramente,o jovem que tomou tiro nao é da torcida garra independente, e sim da mancha verde do juventude - RS, ele estava na sede da garra independente junto com a mancha azul do avai em confraternizaçao, quando foram comprar carne e pao, entao na volta, foram surpreendidos por 2 integrantes da torcida jovem que passou de moto os chingando, entao esses integrantes da torcida jovem chegaram a sua sede e comunicaram que 2 torcedores da mancha azul, 3 da garra independente e um da mancha verde estavam vindo, foi quando saiu os torcedores da torcida jovem em 15 integrantes para agredir os outros, um torcedor da garra independente correu até nossa sede e nos avisou sobre o ocorrido, entao os integrantes da mancha azul que estavam na sede foram resgatar seus amigos, e quando chegaram foram surpreendidos por pedras, entao revidaram, quando um homem saiu com um revolver calibre 22 e deu 2 disparos pra cima, e 2 em direçao a multidao, e um desses tiros acertou o torcedor da mancha verde juventude que estava em confraternizaçao aqui na cidade.
http://wp.clicrbs.com.br/chapecoense/2012/01/23/torcida-garra-independente-da-chapecoense-encaminha-nota-sobre-a-briga-do-domingo/?topo=67%2C2%2C18%2C%2C30%2C67 neste link contem o lado REAL da historia. obrigado.
Anônimo,
Cara... Se não sabes, meu nome é André Tarnowsky Fº.
Pouco me importa dos detalhes. Se fores mais atento, verás que copiei do DC dois trechos que eximem a TMA de qualquer culpa.
Por outro lado, concordo plenamente com o comentário do Bruno Carvalho. Essa divisão d a TMA em nada ajuda ao AFC e sua torcida.
De mais a mais, quando te identificares, podemos conversar sem problemas.
Anônimo,
A REAL história está na cabeça de cada. Que a TMA faça sua depuração!
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.