quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Debate salutar

Como escrevi no dia de ontem, a excelente entrevista elaborada pelo competente blogueiro Felipe "Melo" Matos, foi uma ótima oportunidade para se refletir sobre as coisas do Leão. As perguntas elaboradas por Felipe para o ex-presidente avaiano Flávio Ricardo Félix, fugiram por completo daquelas perguntas usuais e pasteurizadas feitas pela imprensa em geral, cheia de vícios, de manias, servindo principlamente àqueles que lhes rendem boas cotas de patrocínio.

Por seu turno, Félix mostrou-se, além de verdadeiro, extremamente ponderado em suas respostas. Mais do que tudo, narrou sobre seu período na administração do clube, assim como teceu suas opiniões sobre o atual momento do Leão, como fazem todos os blogueiros diariamente, ao menos no nosso caso.

Não cabe aqui, defender esse ou aquele presidente, mas acima de tudo, preservar a liberdade de todos emitirem suas opiniões. Creio sim, e as citações na entrevista bem como a documentação que me foi disponibilizada, que Félix não demorou a aparecer. As atas das reuniões do Conselho Deliberativo do Avaí Futebnol Clube são uma prova cabal disso.

Ocorre que, pelo atual momento avaiano, tem-se a impressão de mero oportunismo, o que efetivamente não é verdade. Os equívocos da atual direção afloraram nos últimos dois anos, instigados que foram pela ótima campanha do Avaí no Campeonato Brasileiro de 2009. Subimos no salto. Aliás, eles subiram, os diretores...

O enredo de atos falhos é por demais conhecido e foram norteados pelas atitudes do presidente João Nilson Zunino, vaidoso que é, tornou-se cego para algumas evidências, não dando um basta numa série de absurdos que ocorreram dentro do clube, além de ter feito uma aposta errônea em seu herdeiro, mimado e covarde, que agiu sem limites nos corredores da Ressacada.

Vale lembrar, o presidente Zunino sempre transitou com desenvoltura no meio da torcida avaiana, e ninguém nega o crescimento do clube, ao menos na estrutura e patrimônio, mas o conforto do nosso belo reduto subiu-lhe à cabeça, onde veio a tropeçar e cair, junto com o clube para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Para piorar o quadro, após o rebaixamento avaiano, as declarações de Zunino não se encaixaram com a realidade do Avaí. Nem mesmo o fato de se "considerar culpado" foi feito de forma espontânea. Uma sucessão de entrevistas no melhor estilo água com açúcar ajudaram a aumentar a desconfiança sobre os rumos do clube. 

O surgimento de uma voz com credibilidade, que quer queiram ou não, como a do ex-presidente Félix, é salutar para o futuro do próprio Avaí Futebol Clube, ainda que ele não seja candidato a qualquer cargo. Não podemos ficar reféns do que pensa e quer a atual direção. Para essa constatação, basta citar dois episódios emblemáticos: a expulsão do torcedor avaiano da Ressacada, face aos preços abusivos, e o silêncio inexplicável do Conselho Deliberativo ao requerimento por nós interposto no mês de novembro.

Que o debate seja enriquecido!

1 Comentário:

Anônimo disse...

A proposta que faço como torcedor e sócio do setor A do Avai, é que todos os torcedores que se cadastrarem previamente tenham direito a voto.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo