quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Arena, uma questão sempre polêmica

Esse assunto da postagem anterior, a construção de uma arena para o Avaí Futebol Clube, realmente não é novo. Novo hoje, é o momento em que esse assunto vem à baila. Afinal, depois de um rebaixamento para a Série B, com as contas atrasadas, de funcionários, jogadores e fornecedores, é estranho imaginar que o clube tente alçar voos mais altos, principalmente dessa magnitude.

Afinal de contas, apesar de muitos acharem que não, temos um estádio muito "bonitinho", e esse "bonitinho" não é uma "casa de pobre arrudadinha"... 

Dos estádios que conheço em Santa Catarina, praticamente todos, o Aderbal Ramos da Silva é o mais bonito, arrumado e confortável. Creio, sem precisar dourar a pílula, que melhor seria ampliarmos nosso estádio, como já exaustivamente mostrado em várias maquetes numa época em que nossos sonhos foram regidos pelo nosso status de clube da elite do futebol brasileiro.

Não tenho dúvidas de que qualquer ampliação demandaria um custo infinitamente menor, além de permitir uma autonomia maior do clube em relação ao seu patrimônio. A exequibilidade da construção de uma arena, partindo do ponto "zero", além do alto custo, implacaria num longo tempo fora de nosso reduto.

Por oportuno, não vejo nada de estranho na conduta do presidente do clube, João Nilson Zunino, à frente desse empreendimento. Afinal, ele é o mandatário do clube. Todavia, como é de conhecimento de todos, ficamos com alguns esclarecimentos pendentes em relação aos negócios do Avaí no ano passado, mormente no que concerne ao envolvimento de seu filho nos corredores da Ressacada.

Além disso, as contas apontam o clube como devedor e o presidente como o principal credor. O patrimônio do Avaí, ou parte dele, ainda que crescendo, passará para mãos de terceiros durante longos anos, justamente quando Zunino terá que enfrentar novas eleições, em dezembro de 2013.

Apesar de reconhecer que o Avaí Futebol Clube precisa crescer, gostaria de ver isso acontecendo paulatinamente, com as próprias pernas. De que nos adianta uma arena confortável, com 32 mil lugares, se nem mesmo temos 10 mil associados?

Prefiro uma Ressacada ampliada, com 25 mil lugares, em que o torcedor avaiano ser orgulhe de dizer que é o "nosso reduto"...

6 Comentários:

JAISON EDUARDO disse...

Concordo plenamente contigo,a grande verdade é que essa administração atual perdeu toda e qualquer credibilidade devido as mentiras e total falta de transparência.

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Creio que devamos ampliar o debate e fazê-lo inteligente. Crítica pela crítica eu abomino, sabes disso. E se a gente tem reclamado da direção avaiana, de haver deixado o debate de lado, não podemos, como torcedores, mediocrizar o debate, ou seja, cair na mesma esparrela comum adotada pela direção. Não dependerá de nós, torcedores, que a arena saia. Mas o Avaí dependerá da gente para que ela seja preenchida. Por isso, é razoável uma visão mais inteligente de tudo isso, ao invés de parecer uma simples birra oposicionista.

Vou copiar o texto.

Carmen Fuhrmann disse...

Só por isso essa ARENA tornou-se nosso MEDO!

Abs

Unknown disse...

Concordo em parte contigo... O Avaí tem um grande terreno que poderia render muito lucro à instituição... Fazer um centro de treinamento na tapera e transformar a área conexa ao estádio em área com Shopping Center e Hotel com centro de convenções é sim o caminho para a consolidação do Avaí enquanto grande instituição esportiva autosustentável, com direito a estacionamento gratuito com acesso direto ao estádio de quem tiver ingresso - esta é a minha ideia. E a Ressacada fica no lugar mais estratégico do sul da ilha, a região que mais crescerá nos próximos 20 anos - isso se torna realidade com o acesso do novo aeroporto.

E esta ideia não precisa passar pela demolição do estádio atual, que é muito bom sim e não tem porque ser trocado por uma arena - é burrice, coisa de quem não tem o que fazer, destruir um estádio de menos de 30 anos ainda com potencial de crescimento, por outro. É como queimar todo o dinheiro que já foi gasto no estádio. Que os ditos investidores peguem parte deste dinheiro e tornem nosso estádio um exemplo para o mundo, e o que sobrar usem para melhorar ainda mais o CT, sem esquecer que o Avaí representa muitos esportes, não apenas o futebol.

Vamos sair do lugar comum que está por aí de arenas de investidores (shopping e hotel partilhados já está bom demais) e vamos fazer valer a nossa inteligência sobre o nosso patrimônio. Torrar estruturas novas, como camarotes, elevadores, memorial etc, é coisa para incompetente. Criticar de forma global sem pensar como transformar o limão (interesses de investidores) em limonada não fica muito longe - vamos valorizar ainda mais o nosso patrimônio.

E que o Conselho Deliberativo deixe de ser situação ou oposição, e torne-se apenas e tão somente indutor do futuro do Avaí! Menos politicagem (de ambos os lados) e mais competência, por favor. O Avaí tem um pré-sal na mão, é só saber usar a seu favor.

Escrevi muito :) Em resumo, o que quis dizer é que o patrimônio do clube tem que evoluir, mas sem ser na forma de pacote pronto (caixa-preta) e sem simplesmente destruir o que já existe. É preciso pensar em etapas lógicas de evolução, que funcionem como módulos integrados. E fazendo-se assim, em etapas, é possível inclusive reavaliar os módulos posteriores... será que é tão difícil assim ou é preciso desenhar?

Ps.: Projetos do tipo caixa-preta realmente são desconfortáveis. Projetos de excelência não precisam disso, tornando-se ainda mais fortes com transparência e bom marketing (essencial para os investidores e patrocinadores).

Carlos Galdino disse...

Concordo com a postagem , mas também concordo com o Aguiar. Muito embora minha opinião coadune com a do blogueiro, o debate realmente é importante, pois acredito que muitos torcedores gostariam de ver esse projeto sair do papel.
Se eu pudesse dar uma opinião à Diretoria, daria para tentar um consórcio com construtoras de Florianópolis, com proprietários sabidamente avaianos, que poderiam juntos transformar até mesmo a região.
ABS

Unknown disse...

Esqueci de falar que se tiver um shopping colado ao estádio que funcione até duas horas após o término dos jogos... será o fim das filas :)

É claro com descontos para os sócios nas lojas e bares e uma sessão de cinema grátis por mês, fora outras coisitas que um pouco de criatividade fariam com facilidade :)

E no meio do shopping teria que ter o memorial do Avaí :) Um verdadeiro ponto turístico ao lado do aeroporto... Pô em cinco minutos já tive um monte de ideias, será tão difícil assim?!?

Seria muito bom ser sócio... daí um clube com mais de 20 mil sócios não seria nenhum sonho de outro mundo.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo