A importância de vencer o turno
Entre os muitos erros do Avaí no ano passado, facilmente detectáveis na entrevista concedida pelo presidente do clube, João Nilson Zunino, ao Infoesporte, que teve o trabalho de "esquartejá-la" em quatro partes, há algo que não foi comentado: os cariocas!
Porém, ainda que possa parecer, não vou me alongar nas besteiras feitas por eles. Saliento apenas uma, muito repetida pelo Verdini, o preparador físico contratado com status de técnico de futebol, e o amigo da galera do Infoesporte, aquele que adorava vestir-se de preto no melhor estilo "segurança de zona", Maguila. Os dois tiveram a pachorra de não ler o regulamento do Campeonato Catarinense, ou se leram, efetivamente não entenderam. E olha que o departamento de futebol não se resumia aos dois. Ainda havia Mauro Galvão e Luciano Corrêa...
Para eles, era importante chegar entre os quatro primeiros. Não era bem assim. Tanto que quando o Avaí conseguiu chegar nas semifinais do segundo turno, ficando de fora no primeiro, acabou decidindo fora de casa e sendo eliminado pela Chapecoense, em Chapecó.
Este ano é a mesma coisa. O campeão do turno, assim como o campeão do returno, decidem as semifinais em seus domínios, naqueles famosos jogos de "ida e volta", com mais duas equipes classificadas pelo índice técnico. Se uma mesma equipe for campeã do turno e returno, classificam-se para as semifinais três equipes pelo índice técnico, com o campeão de turno e returno decidindo em seus domínios.
Passando pela fase semifinal e chegando para a grande final, decidirá em casa, outra vez no sistema de jogos "ida e volta", a equipe que tiver melhor índice técnico na competição. Ou seja, não adianta ganhar o turno e deitar nas cordas. Há que se ter uma pontuação de ponta também no returno para permanecer com a vantagem da decisão em seus domínios.
Pode parecer pouco, mas não é. No Campeonato Catarinense, as equipes da casa costumam "engrossar"os jogos com as equipes tidas como favoritas.
Portanto, é bom que o técnico Mauro Ovelha, graduado e pós-graduado em Catarinense, tenha isso bem definido em sua cabeça: melhor vencer o turno e garantir certa comodidade nas semifinais. O segundo turno certamente terá uma dinâmica completamente diferente.
1 Comentário:
Muito bem lembrado André,sabemos que isso no campeonato caseiro como o catarinense é fundamental,na Ressacada somos muito mais fortes.Vamo Vamo Avaí!!!!!
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.