quarta-feira, 4 de abril de 2012

Rever conceitos / #futebol, by Gilberto Rateke Júnior

O que é preciso para ser um time grande?

Ter sido fundado há mais tempo?

Possuir o maior número de títulos?

Ter a maior torcida?

Conquistar os títulos mais importantes?

Possuir maior patrimônio?

E este termo “grande” equivale para qual escala?

Mundial? Continental? Nacional? Regional? Estadual? Local?

Qual a razão de todas estas perguntas, das quais eu não sei responder?

Bem, é que ontem assisti, à noite, após muito tempo sem acompanhar determinado programa esportivo da TVCom SC, e pude ver ocasionalmente um comercial veiculado na RBS TV/SC, constatando, assim, uma certa dificuldade de conceitos quanto ao que é time grande, mesmo pela crônica esportiva e os meios de comunicação.

O comercial, louvável diga-se de passagem, enaltece o campeonato catarinense (que é transmitido pela emissora) afirmando que aqui em Santa Catarina há times grandes! Isto é muito importante, principalmente se levarmos em consideração a pouca valorização que os próprios clubes de futebol do estado dão para si mesmos (basta ver o baixo valor da cota de televisão).

Porém, os responsáveis pelo marketing da emissora esqueceram de combinar a linha de raciocínio/conceitos com os comentaristas/cronistas esportivos. Afinal, no programa de ontem do TVCom Esportes o comentarista Renato Semensati demonstrou que não assiste as propagandas da própria emissora em que trabalha, ou então que não concorda com o seu conteúdo. Isto por que conversando com o outro apresentador/comentarista Rodrigo Faraco, ao comentar sobre o jogador Nunes, do Avaí (episódio de confusão com jogador Bruno), ele afirmou que o jogador está em decadência: “… estava no Vasco, depois foi para o São Caetano, e agora no (pausa) disputa o campeonato catarinense

Definitivamente, falta entrosamento até mesmo entre os profissionais das diversas áreas da emissora!

* O avaiano Gilberto Rateke Júnior é proprietário do blog Alameda 1976
(http://alameda1976.wordpress.com/).
* A charge, não foi publicada no texto original no blog Alameda 1976, é do nosso saudoso amigo Mausé.

4 Comentários:

Anônimo disse...

Eu acho o Faraco e o Semensate muito fracos, tanto que o segundo saiu do futebol Paulista para o Catarinense, não é essa linha de raciocínio. Na mesma batida, então o Castiel também ficou ruim já que trocou o Campeonato Gaúcho pelo Catarinense, acho que o Gaúcho nesta linha é melhor. Sobra arrogância, incoerência a esta turma da CBN/RBS, falta humildade. Falar do Nunes é muito fácil, porque ele não comentou do Leny, que só faltou chamar o Figueira de filho da dutra e time de 3ª categoria. Realmente estamos mau de comentaristas, acho que o menos pior ainda é o Rui Guimarães e o Lauro Búrigo, até o Fantick deu um banho na Garujá. Abç. Fernando Avaiano.

Anônimo disse...

FERNANDO AVAIANO, VOCÊ MATOU A PAU. REALMENTE, POR IRONIA O PRÓPRIO BABACA DO SEMENSATI DEIXOU SÃO PAULO PARA COMENTAR O CAMPEONATO CATARINENSE.
TEMOS UMA UNIVERSIDADE CONCEITUADA EM TODO O PAÍS, CERTAMENTE FORMANDO JORNALISTAS TODO ANO, E PREFEREM TRAZER OS DESCARTÁVEIS DE OUTROS ESTADOS.
Roberto Costa

Paulo disse...

Faraco, Semenfraco, Miguel, o roberto alves(aquele do poodle) não são comentaristas, hoje, na mesa bicuda, apos 35 minutos, falando sobre tjd/nunes/souza é que eles começaram a dar algum pitaco sobre futebol, o resto foi o que eles realmente são FOFOQUEIROS, pois estão mais procupados a a titudes de jogadores, do que o futebol em si !!! FOFOQUEIROS, onde a especialidade é a FOFOCA, FOFOCA E MAIS FOFOCA, desde que de a minima polemica.. !!!

Raniere disse...

André, infelizmente estes caras deitam e rolam por que a concorrência é fraca. O poderio financeiro dita as regras.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo