sexta-feira, 18 de maio de 2012

Série B de 2012, by Júlio Azzurra

O Campeonato Brasileiro da série B está consolidado e este será o sétimo ano seguido que teremos a mesma fórmula de disputa - pontos corridos. Campeonatos deste tipo, impõem importância a todas rodadas e os times que costumam triunfar nestas condições são aqueles que tem comando, elenco, equilíbrio, preparo físico e regularidade. Vencer os jogos em casa é fundamental. Vencer fora é necessário.
Desde que este regulamento foi adotado (seis campeonatos - desde 2006), seus campeões sempre foram times de tradição e orçamento. Isso demonstra a força da Série B, onde  cinco deles também já haviam vencido inclusive o título da primeira divisão: Atlético-MG (2006), Coritiba (2007 e 2010), Corinthians (2008) e Vasco (2009). No ano passado, a taça ficou com a Portuguesa, vice-campeã nacional em 1996.
Este ano, a julgar pela história, os favoritos ao título de 2012 são o Atlético-PR, campeão da série A de 2001, o Goiás, campeão da série B de 1999 (terceiro lugar da série A de 2005) e o Vitória (vice-campeão do país em 1993). Tanto Atlético-PR, Goiás e Vitória confirmam sua força pois foram finalistas de seus Estaduais, bem como estão na disputa nas quartas de final da Copa do Brasil diante de, respectivamente, Palmeiras, São Paulo e Coritiba.
Como segundas forças, aponto o Guarani (vencedor do Brasileirão de 1978), Avaí, Ceará e América-MG. Todos finalistas de seus Estaduais que vão brigar na parte de cima da tabela.
O Avaí vai precisar se reforçar se quiser ser protagonista da série B de 2012. Hemerson Maria achou a forma de jogar, deu um padrão ao time. No entanto, o Leão tem um time, mas não tem um elenco completo apto a lutar pelo título. Precisa de pelo menos mais um zagueiro, dois laterais, dois meias de ligação e um atacante que cheguem para disputar posição.
Acredito no acesso do Avaí para a série A de 2013 e isso passa necessariamente pelo sucesso do trabalho de Hemerson Maria, Emerson Nunes, Marcelinho Paulista e João Nilson Zunino.

Julio Azzurra
* Júlio Azurra é associado do Avaí Futebol Clube

3 Comentários:

miro disse...

so que os dirigentes do avai estão esquecendo de contratar, e olha que a serie B começa amanha.ou vão deixar para a metade do campeonato ou no final. acorda diretoria dorminhoca.

Unknown disse...

Sim, o Avaí não está anunciando contratações, mas imagino que esteja contratando (há um novo zagueiro de 20 anos na Ressacada, por exemplo, e há o retorno de jogadores como Rodrigo Thiesen e Renan Oliveira).
Mas também até agora ninguém saiu (Robinho?), coisa que acho que não acontecerá com outros times, especialmente os que disputam a Copa do Brasil, que podem perder um ou dois de seus melhores valores ao final da competição - é o que geralmente acontece. Acho que o mesmo deve acontecer com o Guarani.
Mas concordo com a análise, o Avaí estaria entre os oito melhores na teoria e na prática chega com o time mais ajustado e sem jogos de meio de semana.

Fábio disse...

o Avaí precisar qualificar "o grupo".
Para o time titular (os 11), mais um meia e um atacante já deixa o time bem mais forte.
Mas não são contratações pra compor elenco, tem que ser jogador pra chegar e jogar.

Robinho - será que vai?
Cleverson - já foi né?
Cleber Santanna - será que vai?
Renato - será que vai?

Quem pode vir????

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo