domingo, 3 de junho de 2012

Falta de postura em campo, by Alexandre C. Aguiar

Após mais uma partida sofrível do time campeão do estadual, com direito a faixa e tudo, todas as lanternas acenderam. A coisa virou de tal jeito, que agora já acumulamos invencibilidade negativa, com duas derrotas seguidas.
Acompanhando o jogo desde os primeiros momentos (sim, eu vou à Ressacada e sempre dou carona sem precisar que me peçam) percebi algo diferente na postura do time em campo: voltamos a dar chutões. Aquela jogada que é ensebada pra lá e pra cá e, ao final, o zagueiro mira numa cordona lá no tunel e isola a bola. Não fazíamos mais essa coisa feia desde que o HM assumiu o grupo.
A segunda coisa terrível, e que foi fator preponderante para ganharmos o título, é a falta de jogadas pelas laterais. Antes dois velocistas a receber as bonitas bolas enfiadas pelo ET (precisa dizer quem é?), agora deitaram numa rede esticada entre dois coqueiros e dormem o sono dos justos antes da linha que divida o campo. Patrick e Pirão estão lerdos, inchados, travados, sem arranque, sem determinação.
A terceira coisa complicada é o toque de bola. O Avaí liderou a posse de bola nos jogos em que participou até a decisão contra o time doladelá. E naqueles dois clássicos, então, mudava a jogada de um lado a outro do campo sem perder a sua posse.
Percebe-se que o time está lento, apático, sem saida, sem jogadas, sem virada de jogo, sem definição. Exatamente tudo ao contrário do que tínhamos visto até então. Será que uma qualificação só e somente só, pretendida por muitos torcedores, resolve? Claro que não. Não que não deva haver reforços. Isso é saudável em qualquer time que almeje um lugar ao sol. Não é trocar todos os onzes por outros. Mas contratações pontuais e definidoras precisam ser feitas, sem desmanchar o núcleo do time.
A volta de Bruno poderá resolver a marcação na frente da zaga, liberando jogadores como Pirão, Mika e o próprio ET para avançar mais e encostar no ataque. Evando no time poderá segurar mais os zagueiros adversários e manter mais a bola à frente, dando um consolo necessário à defesa. Mas é imprescindível que a postura do time campeão volte logo.
Ah, só não dá pra levar a sério é a suposição de que a direção avaiana está deixando o time se enfraquecer de propósito, que é para emplacar o Narciso de vez. Por favor, estupidez tem limite.


* Alexandre Carlos Aguiar é associado do Avaí Futebol Clube  e proprietário do blog Força Azurra

4 Comentários:

Anônimo disse...

AGUIAR, SE NÃO TEMOS MAIS AS JOGADAS LATERAIS, É QUE O ADVERSÁRIO TAMBÉM ESTUDA O NOSSO TIME E BLOQUEIA SEUS PONTOS FORTES. H. MARIA SURGIU COMO NOVIDADE E EMPLACOU UMA SUCESSÃO DE BONS JOGOS QUE RESULTARAM NO TITULO. ELE FOI NOVIDADE, MAS AGORA PRECISA TER REPERTÓRIO DE VARIAÇÕES, TALVEZ JÁ ESTEJA MANJADO.
MAS QUALIDADE NÃO DEPENDE DE TREINADOR, CADA QUAL TRAZ A SUA. ATÉ QUANDO CLEBER SANTANA VAI TER SACO DE JOGAR BOLA REDONDA E RECEBER QUADRADA? ELE MAIS PARECE O ISAAC KARABICHEWSKY REGENDO A BANDINHA DO CAVALAZZI. - Roberto Costa

Alexandre Carlos Aguiar disse...

Concordo, Roberto, que o treinador, que é competente, deva emplacar novas possibilidades, mas eu vi uma postura frouxa na nossa marcação também.
O Avaí vinha marcando as saidas de bolas na reta final do campeonato. Até no jogo contra o Boa fez isso. Depois, nos jogos seguintes, os adversários correram muito frouxo. Isso não depende apenas do treinador, mas de disposição, de postura do time em campo.
Há jogadores esperando as coisas acontecerem, sem se impor. Isso não depende de qualidade, depende de vontade.
Quanto ao Cléber, fica tranquilo que ele gosta disso mesmo, de ser o centro das atenções. Quando chegar alguém para dividir a idolatria, ele murcha. hehe

Anônimo disse...

Achei que o Hemerson Maria seria interino no Avaí até a chegada de um treinador propriamente dito. O HM foi o cara na final do catarinense, uniu o grupo e era novidade, ngm conhecia, aí ganharam do Barcelona doXtreito. Mas, vamos combinar, é muito fraco esse time do Avaí, fiquei revoltado com a apatia do meu Jec qdo vcs venceram por 1x0 no final do returno, falei pra todo mundo que o Avaí não chegaria no quadrangular final e, como esse Avaí faxx côsa, ganhou. Mas vamos lá, dá tempo de montar um time bom e $$$ vcs tem. CHutem os corinthianos daí logo, o Avaí não precisa deles. E, sinceramente, não torço pra que caiam, isso só enfraquece o futebol de SC. ABraço, Kleverson, Joinville/SC

Boto disse...

Eu acho engraçado que quando há pouco mais de duas semanas atrás o presidentetão idolatrado pelo companheiro foi apresentar o Marcelo do estado de SP, não achou que algo de errado tinha sido feito contra o time.
Agora que o time perdeu o tesão (pra mim notório desde a primeira rodada contra o FRACO Boa) devido a falta de compromisso do idolatrado presidente com os jogadores, quer o quê?

Não gostava do Arini, insisto, mas o que aconteceu naquele dia foi algo muito mais importante do que a demissão de um dirigente meia boca e contratação de um ASPONE pior ainda. Eestá cada vez mais claro isso.

Sds,

Flavio.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo