Bom dia, Azurras!
Complicou
Outra vez o público na Ressacada não foi bom. Porém, com chuva durante toda a terça-feira, vento e uma temperatura muito baixa, até que não se pode reclamar muito dos mais de 3.700 torcedores que compareceram ao Sul da Ilha.
Sempre digo que sou um otimista em relação as coisas do Avaí Futebol Clube. Porém, até mesmo para ser otimista, há que se ter uma certa dose de razoabilidade.
Quando fizemos aquela festa maravilhosa e contagiante no Orlando Scarpelli, em maio próximo passado, e tive a fecilidade de estar presente, sem me deixar levar pela onda avassaladora "do mais vezes campeão", escrevi reiteradas vezes de que temos um bom time, mas que precisaria de contratações pontuais.
Verdade seja dita, as limitações do time do Avaí são flagrantes. E o jogo de ontem, contra uma equipe nem tão superior assim, também com suas limitações, o Avaí foi ainda mais frágil.
Não era noite do Avaí. Ao ponto de termos o capitão da equipe, Leandro Silva, após quase fazer um golaço de falta (a bola raspou o travessão), entregar bisonhamente o primeiro gol do Atlético Paranaense, antes mesmo dos 15 minutos iniciais.
Mais tarde, com a partida equilibrada, foi a vez da zaga paranaense retribuir a besteira de Leandro Silva e colocar a bola nos pés de Nunes, que empatou, aos 32 do primeiro tempo.
Essa etapa foi ruim, equilibrada, e o 1 a 1 se justificava no placar.
Para o segundo tempo, mesmo sem ser incisivo, o Avaí esteve melhor em campo, até merecendo a vitória. Todavia, aquele velho ditado de "quem não faz, leva", se fez presente na Ressacada.
Numa jogada irregular, que começou com o toque de mão do zagueiro do Furacão, o contra ataque foi fatal e o Atlético-PR voltou a pular na frente no placar. 2 a 1, num jogo que poderia ter sido uma tranquila vitória do Avaí.
Agora é correr atrás do prejuízo, que o papel de Avaí nesta Série B começa a parecer coisa de ator coadjuvante...
Consequências
Tratei o jogo de ontem como uma verdadeira decisão. O Avaí enfrentaria uma equipe com a mesma pontuação, com estrutura suficiente para brigar por uma vaga no G4.
Sabíamos que seria um jogo de extrema importância e que uma vitória seria fundamental para permanecermos vivos na briga pelas primeiras posições. Não aconteceu. Perdemos.
E pior que perder, o Avaí permaneceu na 10ª colocação, mas está vendo as equipes que estão nas primeiras posições se distanciarem, e como se não bastasse, aquelas equipes que estavam atrás, mais distantes, estão colando no Leão...
Acorda, Avaí!
O dilema de Maria
Não deve estar sendo fácil para o técnico Hemerson Maria comandar a equipe do Avaí. É óbvio que a equipe precisa de reforços, retórica essa que vem sendo repetida por nós desde que terminou o Campeonato Catarinense.
Todavia, como explicar que num passe de mágica, aqueles jogadores que estavam jogando muito, ou bem, passem a jogar de uma maneira confusa, sem garra, como se disputasse um jogo amistoso?
Suas declarações após a partida, como sempre, Maria foi educado e preservou seus jogadores, mas não há como disfarçar: algo de muito estranho fez com que a postura de equipe tivesse mudado drasticamente do Catarinense para a Série B.
O que fazer?
Erros básicos
O que mais irritou o torcedor avaiano na noite de ontem, foi o elevado número de passes errados cometidos pela equipe do Avaí. Qualquer arrancada dos alas Patric e Pirão, terminava invariavelmente num passe para lugar algum, sem continuidade de uma jogada ao menos razoável.
Quando alguns jogadores, ainda que não sejam craques, não conseguem passar a bola para um companheiro próximo, ou nem mesmo concluir uma jogada com um chute certeiro, logicamente que o trabalho da equipe vai ser prejudicado.
Além disso, quando se faz uma substituição, imagina-se que o jogador que está entrando em campo, descansado, venha com todo o gás para "reanimar" a equipe. Não foi o que se viu com as entradas de Julinho e Jailton, esse último ainda perdendo uma bola de forma displicente, o que propiciou o contra ataque para o segundo gol atleticano.
Baiano soprador de apito
Segundo o meu amigo Spyros Apóstolo Diamantaras, foi a primeira vez que o baiano Marielson Alves Silva trabalhou em um jogo do Avaí. E não vai deixar saudades...
Aplicou um cartão amarelo em Nunes, por simulação de um penalti, e nessa jogada até vou concordar com o baiano. Nunes precisa acreditar mais na jogada do que ficar fazendo caras e bocas em todas as jogadas.
No lance do segundo gol do Atlético-PR, deixou passar um toque de mão na origem do ataque fatal. E o pior de todos os lances, num chute de Julinho, após o 2 a 1, o zagueiro paranaense cortou com o braço e o baiano deu apenas escanteio para o Avaí.
Que o Avaí tem suas limitações, nem discuto. Porém, visivelmente, em dois lances, o árbitro interferiu diretamente no placar.
3.727 heróis

Além disso, antes mesmo de se tentar justificar qualquer ausência do torcedor, há que se entender que o Avaí não inspira maior confiança, não empolga com esse futebol que vem sendo apresentado.
Uma estranha realidade avaiana...
Caixa, patrocinador master
Meu amigo Jairo de Andrade Becker, conselheiro do clube, me convidou para acompanhar a cerimônia de assinatura de contrato entre o Avaí Futebol Clube e a Caixa Econômica Federal. Em função do acidente ocorrido na SC 401 na noite de ontem, acabei chegando mais tarde do que imaginei.
Como era de se esperar, o evento foi extremamente concorrido, e agora está sacramentado. A Caixa fica na camisa do Avaí até janeiro de 2013, com totais condições de ser renovado até 2014.
Não há dúvidas de que muita coisa vai "clarear" no Sul da Ilha, apesar do tempo ruim, chuvoso...
A bela Ressacada
Já havia visitado o local do evento de ontem, no terceiro andar dos camarotes sobre os setores C, D e E, cujo acesso se faz através de dois elevadores, mas é sempre muito bom ver o esmero nesses melhoramentos na Ressacada. O que foi feito nessa área do estádio é bem diferente do setor A, o lado antigo das cobertas.
Por essas e outras, que não consigo entender a razão de se buscar a construção de uma nova arena, um novo estádio. Creio que a solução para a Ressacada continua sendo sua ampliação. Projetos existem vários.
Saudações AvAiAnas!
ANDRE, ONTEMCOMENTEI QUE TINHA QYE SER COLOCADO PARDAL,SINALEIRA LOMBADA NA AVANIDA PATRICK. O HOMEM NÃO ATACA, NÃO DEFENDE, NÃO ACERTA UM PASSE. OLHA O DIOGO ORLANDO ALI É BEM MAIS PRODUTIVO. NÃO VOU NEM FALAR NA SERVIDÃO PIRÃO.
REALMENTE OS HOMENS NÃO TAO AFIM DE SUBIR, ESSA SERIE B TA UMA BABA.
TAVA FRIO ONTEM, TO DE QUENTÃO ATÉ OS OIO.
SERGIO BAYESTORFF
André, meu desejo é que após a derrota de ontem o clube contrate e qualifique o elenco.
Com esse time atual não temos gás pra passar dessa faixa na classificação.
Eu já tinha minhas restrições quanto ao Pirão, mas depois dos últimos jogos a coisa piorou, e muito!
Quanto ao Patric eu até o defendia em virtude de estar no ataque ou meio, mas mesmo jogando na sua posição de origem o futebol não evoluiu.
AELSON E ARLAN como titulares e sem pensar duas vezes.
Hemerson Maria: profundo estudioso, bom treinador, mas tem pecado muito. Não é hora de tirá-lo, mas talvez uma mudada na maneira de jogar, parar com a obrigação de empurrar Julinho como solução, inventar Jailton.
O time estava dominando, então faz o básico: Acosta cansou, coloca o Felipe;
Maranhão parou de correr, coloca o Carreirinha.
O Cleber cansou, esquece, deixa ele se arrastando.
Os dois lados estavam fracos, poderia ter tirado patric ou Pirão (Zé buscapé, malandro e lento).
Quem sabe 3 zagueiros, já que a marcação pelos lados não existe...
Gostei muito da volta do Thisen e do futebol do Mika.
Arbitragem: Pega os lances capitais do jogo e leva da CBF, FIFA, VATICANO, afinal se não chorar todos vão ter o Avaí como satisfeito.
O número 9 deles fez 500 faltas e não foi sequer advertido. Além das mãosadas decisivas.
Abraço
ANDRE O QUE EU VI ONTEM FOI UM REPRIZE DO VALE A PENA VER DE NOVOO ANO DE 2011.PODEM ESPERAR COM ESTE TIME É QUEDA, PARA SERIE C.OUTRA COISA EM VEZ DE REALIZAR OS JOGOS DO AVAI NO ESTADIO DA RESSACADA, COLOCA ESTE CARAS A JOGAR AO LADO NO CT. COM ESTE ESTE TIME O GRAMADO DA RESSACADA ESTA SOFRENDO MUITO.E O CLEBER SANTANA EM . COLOQUEI AQUI PARA DEIXAR ELE DE FORA DE UM JOGO.SO PARA VER A REAÇÃO DOS OUTROS PEREBAS E O CARA ME FAZ AQUELE PAPELÃO, NÃO JOGOU NADA.
meu caro e grande amigo ANDRE se no ano que subimos dava tudo certo pro nosso time esse ano esta dando tudo errado, sempre fui contra o Patrick ser titular o cara não acerta um cruzamento na lina de fundo arlan acerta muito mais do que ele merece uma chance, fomos roubado na maior cara de pau garanto pra vcs que nas próximas duas partidas o atlético estará no g4 pois deu pra ver que querem que eles voltem pra seria a, uma coisa vai servi pro zunino a derrota de ontem sinal de alerta pra contratação e nao se asustem se essa semana aparecer Willian e Marquinhos pela ressacada agora eles vao abrir a mao e contratar
te desejo um grande abraço e vamos espera as novidades pro nosso time
Concordo em contratações pontuais(2 precisamos), perda do Robinho para o esquema que o Avai joga foi fator preponderante para a queda do rendimento do time,desde saída dele não achamos o acerto no meio, lembro que naquela queda de rendimento do time do Ovelha Robinho também de fora, não concordo com time limitado, veja que fomos melhores em tudo que o Vitória, CRB e ontem(Atlético segundo tempo no nosso gol só aquela bola), temos sido superiores aos adversários porém derrotas tem acontecido,sair desse marasmo de derrotas se faz necessário, eu falava isso no catarinense antes da saida do Ovelha, temos time só que o Ovelha tem estragado tudo, no caso atual nada com Hemerson e sim necessidade de 2 contratações pontuais se faz necessário, até demorou já.
Abraço
Luiz Carlos Horn de Andrade
Socio querendo pagar mensalidade e nao conseguindo.
Falta de bobinas para confeccao de ingressos.
Falta de material esportivo para venda á seus torcedores.
Cadeiras do estadio sendo leiloadas.
Falta de contratacoes para qualificacao do elenco. Durante dois meses nada foi feito para ajudar a comissao tecnica. Arini foi sacado para entrada do paraquedista espiao, para viabilizar uma suposta parceria que salvaria o clube. MENTIRA ! E nao é a primeira, nem será a ultima.
As contratacoes estao proximas sim, mas porque o Maria esta caindo.
Estas coisas só acontecem por dois motivos: Voce esta drogado ou esta visando somente dinheiro e nao esta nem aí para o resto em sua volta (vide Léo Campos).
Nao é somente o futebol, mas sim um conjunto de coisas que está jogando o Avai ladeira abaixo e este problema só será resolvido quando for cortado o mal pela raiz.
... E nao é do Maria que estamos falando !
Abracos
Marcelo Alves
"Como explicar que num passe de mágica, aqueles jogadores que estavam jogando muito, ou bem, passem a jogar de uma maneira confusa, sem garra, como se disputasse um jogo amistoso?"
Boa pergunta. Pra mim, a resposta está na saída do Arini e da quebra de mais um "pacto" (a anterior foi do Ovelha com os atletas). Nosso time não é ruim.
Achei que o Julinho entrou bem ontem. Bastante ofensivo, acertou passes, foi pra cima. Jailton entrou desligado.
vendo os lançes dos gol do atl., tem dois cara que falharam, o primeiro foi o mika, com aquela merda de arasar a bola. colocou sandro silva em apuros. o segundo o cassio deveria dar um carrinho, para tirar a bola, não quis sujar o calção. tai os pontos que determinaram a derrota do avai.
abraços
Enquanto aguardamos vivenciar a campanha de 2008, estamos na verdade vivenciando 2007.
Grande abraço.
Geronimo Disse:
André,
Ontem foi um dia que lamentei o jogo inteirinho pelo fato de estar torcendo por Patric e Pirão, por esses 2 não tem mais o que falar!!!
A Falha do Leandro, é uma coisa que já aconteceu com muita gente, noite infeliz dele, só!
Discordo com voce quanto ao Nunes, ele tem que parar é de tentar jogar futebol! Ele é lamentável, da vergonha de torcer por ele!!
Jailton, (_) sem palavras!!
Acho que o HM mexeu mal, e demorou muito para mexer, pra mim, o Treinador que demora pra trocar é pq tava gostando!
O Acosta, joga muito mais que Nunes, acerta passes, volta pra ajudar, muito mais eficiente!
Thiesen, mandou bem, e recebeu Cartão injustamente!!
Abraço
Pessoal, o elenco do estadual era fraco. Ontem basicamente jogamos com o mesmo time que perdeu para o amador Camburiu...
Que reforços vieram para um torneio muito mais dificil?
Esperar 11 rodadas para "ver" a banda passar.
NOSSO TIME FEZ DUAS PARTIDAS BOAS DENTRO DE CASA NESTE SEMESTRE. Uma foi no classico outra contra o America-mg.
NOSSO TIME FINALIZA EM MEDIA DOIS CHUTES (DOIS!!) POR PARTIDA.
NOSSO TIME COBROU 93 ESCANTEIOS E NAO FEZ NENHUM GOL DE CABEÇA. Nenhum!
Olha, graças a Deus que AINDA tem quatro times piores que o nosso.
Sei la se ja nao e' tarde para remediar...
Cleber Santana ja da sinais da desgaste por carregar um monte de bonde nas costas e nao ter um Cristo minimamente razoavel para armar as jogadas ao lado dele..
Com uma vaca louca na direita e um malandro na esquerda as alas nao vao funcionar nunca e os adversarios deitam e rolam.
E a culpa e' da torcida!
Silvio
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.