HOMENAGEM A VIDEIRA
O Avaí Futebol Clube homenageia no jogo diante do Paraná, Clube, em Curitiba, nesta terça-feira, dia 31, o município de Videira. O goleiro entrará em campo com uma camisa especial (foto) alusiva à cidade do Oeste do Estado.
No jogo diante do Ceará, no próximo dia 4 de agosto, uma comitiva do município estará na Ressacada para receber a camiseta referente à homenagem.
Videira completou 68 anos de fundação no dia 1º de março. A cidade, que fica na região do Vale do Rio do Peixe, está há 453 km de Florianópolis e tem 47.204 habitantes, conforme dados do IBGE.
A história de Videira
A colonização de Videira iniciou-se em 1918, na então Vila do Rio das Pedras. Em 1921, os italianos e os alemães dividiram Videira em Perdizes e Vitória. A instalação oficial do município aconteceu em 1944 e o nome Videira deve-se ao fato de a região ser um grande centro vitivinicultor do estado. Nessa época o município recebia diversos imigrantes de origem alemã e italiana vindos do Rio Grande do Sul.
Conta-se que já em 1913, antes mesmo da fixação dos primeiros colonizadores, foi colhido um cacho de uvas pesando 1,3 kg. O avanço dos parreirais deu origem à primeira Festa da Uva, em 1942.
Videira também é o berço da Perdigão, empresa responsável pelo desenvolvimento da cidade e que após algum tempo fundiu-se com a Sadia e ficou nomeada como BRF.
No dia 11 de dezembro de 2002, Videira recebeu oficialmente da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina a denominação de “Capital Catarinense da Uva e Berço da Perdigão”.
Economia
A população atual tem nas atividades industriais, comerciais e agrícolas a base de sua economia. Cerca de 75% do movimento econômico do município decorrem da criação e abate de aves e de suínos. A fruticultura, o fumo e o gado leiteiro também são destaque, juntamente com os grãos.
No setor primário, o destaque é a fruticultura de pêssego, ameixa e uvas. Na pecuária, destaca-se na criação de suínos, aves e bovinos de leite e no comércio e indústria, o forte são as cantinas de vinho, indústrias de sucos e a empresa Perdigão, um dos maiores frigoríficos da América Latina, absorvendo a maior fatia da produção de aves e suínos do município e da região, gerando milhares de empregos.
Nota do Blogueiro: Sobre as homenagens que o Avaí faz nas camisas dos goleiros, creio que nem preciso comentar mais, visto que considero uma idéia sensacional.
Todavia, sobre a camisa de Videira, especificamente, quero deixar registrado meu carinho pela cidade que defendi em três edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina, jogando handebol. Aliás, na mesma época, o ex-árbitro da FCF, Osvaldo Meira Júnior, também defendia Videira, mas no basquete.
Infelizmente, nunca consegui defender minha terra natal, esta Ilha maravilhosa. Pudera, nossa organização era tanta que Gustavo "Guga" Kuerten jogou por Concórdia...
Bons tempos!
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.