O que ocorre nos bastidores do Avaí?, by Gilberto Rateke Júnior

Apesar da dificuldade em analisar taticamente uma partida da série B do Campeonato Brasileiro, muito mais complicado é tentar analisar o que ocorre nos corredores e bastidores de um clube de futebol. Mas, por que não tentar?
Afinal, o que será que estará ocorrendo na Ressacada? Será fruto, ainda, daquela tumultuada apresentação de Marcelo José, logo após a conquista do catarinense? Não sei. Talvez.
Mas depois disso o Hemerson Maria conseguiu acertar o time, tendo, inclusive, encontrado um esquema tático que valorizava as qualidades dos seus comandados. Eu elogiei este fato numa das colunas.
Porém, há três jogos que o Avaí é um time completamente diferente. Além de ter mudado o esquema de jogo a postura dos jogadores não é mais a mesma, eles estão cometendo erros absurdos que antes não cometiam.
Então se por convicção Hemerson Maria mudou o esquema e o manteve, mesmo os jogadores não demonstrando a mesma entrega de outrora, ele também é responsável pela situação do Avaí.
Mas custo a acreditar que o treinador mudou um esquema que, de certo modo, trazia resultados positivos para o clube, por simples convicção pessoal, ou falta dela.
Além do mais, se a postura dos jogadores mudou será que a simples troca de um treinador irá fazê-los jogar? Não podemos esquecer que este mesmo grupo, com poucas alterações, jogava muito parecido com o que está jogando agora quando Mauro Ovelha estava na Ressacada.
O real problema do Avaí muito provavelmente não será resolvido com uma mudança de treinador e com a chegada de novos reforços. E esses reforços são necessários para alcançar a série A. Mas se há laranjas podres no elenco elas precisam ser rapidamente afastadas (Não basta colocar para treinar em separado ou mandar para o DM).
E, acima de tudo, o elenco do Avaí está com muitos jogadores que não atuam e sequer são utilizados. E alguns que já tiveram chances e não corresponderam. Boleiro “parado” não é nada bom. Não pode encerrar o contrato? Bem, se é para continuar pagando salário empresta ele para outro clube, lá ele atuará, poderá ser negociado e não fica “sem fazer nada” no Carianos.
Como eu havia dito no início não é nada fácil analisar os bastidores de um clube. Muitas são as suposições e a realidade na maioria das vezes sequer é conhecida.
Por fim, outra questão: por que Renan Oliveira sequer foi testado na lateral esquerda do Avaí?
* O Avaiano Gilberto Rateke Júnior é proprietário do blog Alameda 1976 e colaborador do portal Todo Esporte Santa Catarina
Excelente comentário do Rateke.
Concordo, devem dar material humano ao HM e fazer uma limpa na casa tirando as laranjas podres.
Abraço
A PRIMEIRA LARANJA PODRE SE CHAMA
C L E B E R S A N T A N A.
ACHO QUE VÃO ME CHAMAR DE MALUCO.MAIS É O MAIS SEM VERGONHA QUE TEM NESTE TIME. PODEM APOSTAR.
O Projeto série "C" segue firme e forte.
Na verdade, o presidente precisa pagar os salários, aí eles voltam a pelo menos ter vontade de jogar.
(..)Então se por convicção Hemerson Maria mudou o esquema e o manteve, mesmo os jogadores não demonstrando a mesma entrega de outrora, ele também é responsável pela situação do Avaí.
Perfeito! Nao precisa dizer mais nada.
Para este próximo jogo, quem sabe não vale entrar com Julinho em uma lateral e este novo contratado na outra.Passa o Pirão para o meio com o Rafael T. e Cleber, Bruno e Mica vão estar fora, no ataque vai de Laercio e Nunes.
Não tem muito o que fazer,aja Técnico.
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.