HOMENAGEM AO MUNICÍPIO DE ORLEANS
O município de Orleans, no Sul do Estado, será homenageado pelo Avaí no jogo desta sexta-feira, dia 17, na Ressacada, diante do Barueri. A imagem da Igreja Matriz Santa Otília estará estampada na camisa do goleiro Diego.
Orleans completa 99 anos de história no próximo dia 30 de agosto. A cidade, que tem 21.498 habitantes, fica no Sul do Estado e está a 196 km de Florianópolis.
De 1º de agosto a 7 de setembro, Orleans recebe o público para uma vasta programação alusiva aos 99 anos do município. As festividades contam com shows, atrações culturais e muita comida típica da região.
A história de Orleans
Colônia dotada com a extensão de 98 léguas, presente de casamento do imperador D. Pedro II à sua filha Princesa Isabel, por ocasião de seu casamento com o Conde d’Eu. O nome Orleans foi escolhido pelo próprio Conde, em homenagem à sua cidade natal Orleães, na França. Colonizada inicialmente por italianos, a seguir vieram portugueses, alemães, poloneses e letos.
Outrora servida pela Estrada de Ferro Donna Thereza Christina (EFDTC), que abrangia a região carbonífera, teve sua economia baseada na agricultura, suinocultura e extração de madeira. Sua privilegiada localização geográfica, entre a serra e o litoral, fez de Orleans um importante entreposto para o comércio.
A demarcação original do dote de terras abrangia Orleans, parte de São Ludgero, Grão Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, parte de Anitápolis, Armazém, São Martinho e São Bonifácio. O nome e o local exato da cidade foram escolhidos na única visita do Conde à nova colônia, em 26 de dezembro de 1884.
Como resultado de um trabalho das lideranças locais os políticos de Tubarão, liderados pelo Deputado Acácio Moreira criaram o município pela Lei Estadual nº. 981 de 30 de agosto de 1913, ocorrendo a instalação a 20 de outubro desse ano.
Era composto dos distritos da Sede, Lauro Müller, Grão-Pará e Palmeiras com 1124 km2. Na divisão territorial fixada pelo Decreto Lei 941 de 31 de dezembro de 1943 a grafia do nome do município passou para Orleães e Distrito de Palmeiras para Pindotiba. Em 1970, voltou a grafia original de Orleans, a pedido do Príncipe Dom Pedro de Orleans e Bragança, quando visitou o município. O Distrito de Lauro Müller foi emancipado em 5 de outubro de 1956, o distrito de Grão-Pará em 21 de julho de 1958 e finalmente uma parte de São Ludgero transformada em município em 14 de junho de 1963.
Fonte: Avaí FC
Postar um comentário
A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.