quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Bom dia, Azurras!

Um ano de inércia dos Conselhos avaianos
Exatamente um ano atrás, protocolamos junto a secretaria do Avai Futebol Clube, um requerimento em que eu, juntamente com mais de 70 torcedores, todos associados ou conselheiros do clube, buscávamos  informações sobre o número infinito com contratos em vigor com o clube, profissionais ou amadores, emprestados ou não, com os devidos percentuais de direitos federativos pertencentes ao clube, bem como de outras instituições envolvidas, sejam clubes ou empresários.

Solicitamos também, cópia dos balancetes gerenciais do Avaí do ano de 2011, além dos documentos dos jogadores negociados pelo clube nos último 5 anos, que sejam contratos de compra, venda e empréstimos.

Tendo em vista que o clube baseava suas contratações com a empresa LA Sports, solicitamos também o contrato de parceria, além do ex-gerente de futebol, Carlos Arini, que já atua nos bastidores do clube.

Como se sabe, não fomos atendidos, e o presidente do Conselho Deliberativo do Avaí, o "dorminhoco" Nereu do Vale Pereira, teve a pachorra de não responder ao requerimento e ainda fazer graça em reunião do CD sobre as pretensões dos associados.

Provavelmente, o ancião Nereu, um capacho nas mãos da diretoria executiva do clube, devia estar muito satisfeito com a atuação do Sr. Gabriel Zunino, conselheiro e filho do presidente do clube, que dos bastidores da Ressacada montou uma empresa nos mesmos moldes da LA Sports, a Ilha Sports, compondo seu elenco com jogadores da base do Avaí, além de outros atletas pertencentes ao elenco profissional.

Nereu, capacho do clube, na condição de presidente do CD engoliu os desmentidos feito pelo presidente executivo do clube, João Nilson Zunino, acerca do envolvimento do filho nas coisas do Leão.

O CD dormiu, não cumpriu com suas obrigações. De lá para cá, a situação só piorou. Tivesse o CD cumprido com suas obrigações estatutárias, não tenho dúvidas de que teríamos um outro Avaí hoje. Tivessem os Conselhos Deliberativo e Fiscal feito seus respectivos papeis, não se chegaria nesse estado de penúria. Tivesse a direção executiva tido a hombridade de não se esconder em cláusulas de confidencialidade, não teria perdido o discurso e a credibilidade junto aos torcedores.

Passado um ano, não foram aqueles que assinaram o requerimento os perdedores. Nem mesmo os que se omitiram em responder foram os vencedores. Apenas massagearam o ego de suas vaidades com atitudes que levaram o clube ao ponto onde está.

Passado um ano, o grande perdedor foi o Avaí Futebol Clube.


Retorno
Hoje estarei na Ressacada para protocolar mais um requerimento nos moldes do que foi feito no ano passado. Com menos torcedores, é verdade, mas será protocolado e a ação judicial será impetrada assim que decorrer o prazo que será dado aos Conselhos avaianos para responder o que lhes é perguntado.

Alguém poderá dizer: "Mas não vais impetrar a ação outra vez!" Ledo engano. Ela está pronta desde a hora em que um cheiro podre de negociatas começou a exalar do Sul da Ilha.

Com entendo do assunto, é óbvio que o clube vai fazer de tudo para não responder, assim como conseguiu evitar o bloqueio de suas contas numa ação impetrada por uma empresa paranaense. Todavia, vão ter que abrir os olhos: os torcedores, associados e conselheiros, estão cada vez mais atentos ao que vem sendo feito no "Circo do Deba"...


Irresponsáveis
No início de 2011, o departamento de futebol do Avaí era composto por quatro pessoas: Fábio "Maguila" Araújo, Gabriel Zunino, Mauro Galvão e Luciano Corrêa. Coube aos dois primeiros, fazer a primeira grande contratação para a temporada daquele ano, já que o Avaí havia escapado milagrosamente do rebaixamento.

Ainda em dezembro de 2010, após a façanha de sobreviver na elite, perdemos os grandes responsáveis pelo triunfo, o zagueiro Emerson e o meia Caio. Naquele mês, a saída de Emerson gerou uma certa comoção na torcida avaiana, já que o clube perdia uma queda de braços para o Coritiba, com mais caixa para levar o jogador.

Com a saída de Emerson, o negócio foi contratar, ou renovar, com os que estavam no elenco. Todavia, a tal "primeira grande contratação" foi uma renovação de contrato, como poderia ter sido feita agora com Moretto, por exemplo. O "modus operandi" foi simples: chamaram o atleta para renovar e ofereceram um pouco mais de 100% do que ele recebia, o equivalente ao que o ex-titular e capitão Emerson ganhava.

Negócio fechado!


Autores
Por essas e outras, e pela omissão de quem deveria fiscalizar as contas do clube, o Avaí vem se atolando em dívidas. E pouco adianta dizer que a culpa é da LA Sports, que esse ou aquele está colocando o nariz onde não deve, que o responsável é Alexandre Gallo, ou até mesmo que chegamos a esse ponto em função do Flamengo, porque, efetivamente, a soberba fez a direção avaiana os levou a colocar os salários do clube a patamares altos demais para o nosso padrão.

E não me venham dizer que o filho e conselheiro não fez parte disso, porque é um dos grandes responsáveis por esse rombo no cofre do Leão.


Avaí bem a Copa
A equipe do Avaí voltou a vencer pela Avaí International Cup, e dessa vez com uma goleada impiedosa: 6 a 1 no Mohammed VI, do Marrocos.

Com esse resultado, a equipe avaiana não só assegurou sua participação em uma das semifinais da Copa, como também só precisa de um empate hoje, contra o carioca Botafogo, às 17 horas, na Ressacada, para ficar com a primeira colocação no grupo B.

Parabéns, garotada!


Vergonha
Cada um trata seus jogadores ou seus ídolos como acha que deve. Não escrevi nada sobre os casos de Fernandes nem de Wilson. Deixei a bola para o meu querido amigo e parceiro de blog, Roberto Costa, tecer suas belas palavras. E ele o fez.

Porém, ontem, Roberto Costa ( clique e confira) voltou a analisar o caso "doladelá", mais especificamente sobre a entrevista dos dois atletas dispensados. O teor foi revelador e mostra como a mídia da Capital trabalha à serviço "doladelá"...

"...Como foi que essa turma do vídeo não soube disso? Os informantes não falaram? Contaram só pro bonequinho? Aliás, no frigir disso tudo, ficou-se sabendo que o presidente deles alegou não saber dos salários e prêmios atrasados. Pode? O bombeiro Vasel justificou prontamente: "o presidente barbye está muito mal assessorado."

Dormem e dormem bem com as notícias ruins do Estreito, dormem e dormem bem coim as notícias boas da Ressacada, como a da conquista do título dos meninos do Avaí em pleno remendão, preliminar do jogo com a Portuguesa. Dormem e dormem muito bem, os caras de pau, e sem remorsos."

Sem comentários...


Saudações AvAiAnAs!

2 Comentários:

Fábio disse...

André, assinei o documento pq gosto das coisas esclarecidas.
A confidencialidade em acertos com parceiros e possíveis contratações é justificada e isso faz parte do mundo dos negócios.
Fora isso o conselho fiscal deveria saber pontualmente o fluxo financeiro do clube.

sds

sergio araujo disse...

É isso ai André,e o esforço constante e determinado que quebra a resistência, e varre todos os obstáculos.

Postar um comentário

A MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS FOI ATIVADA. Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos, antes de serem publicados pelo autor do Blog.

Arquivos do Blog

  ©Blog do Tarnowsky - Todos os direitos reservados.

Modificado por Marcostoto | Template by Dicas Blogger | Topo